Blog Indimagem

Conteúdo valioso para fotógrafos profissionais

3 dicas para montar o álbum fotográfico perfeito

3 dicas para montar o álbum fotográfico perfeito

Nada melhor do que ver o seu trabalho impresso, sendo visto e admirado diretamente na mão dos seus clientes, não é mesmo? No entanto, o que parece um sonho para alguns se torna um verdadeiro pesadelo para muitos fotógrafos. A diagramação de álbuns não é tarefa fácil, mas dá para transformar essa atividade em algo prazeroso e enriquecedor se você tiver as orientações certas em mente.

Ainda não sabe qual é a melhor forma de entregar os produtos para os seus clientes? Separei 3 dicas de como montar um álbum fotográfico perfeito que vão te ajudar a melhorar o conteúdo dos seus próximos trabalhos. Confira!

1. Tenha fotos de qualidade

Não precisamos nem dizer que a fotografia é a parte mais importante de um álbum, certo? É ela que dá vida ao produto final, além de ser a razão de o álbum existir. Por isso, escolher fotos de qualidade em sua composição é essencial para ter um material de qualidade.

Como o álbum funciona da mesma maneira que uma exposição fotográfica, faça questão de exibir apenas a melhor parte do seu trabalho. Caso não seja possível utilizar somente imagens perfeitas, use a diagramação a seu favor. Com a montagem certa, é possível valorizar os aspectos positivos e disfarçar fotos não tão boas.

Vale a dica: Ao produzir as imagens, esteja atento à iluminação, composição e tendências e capriche na edição, além de lembrar-se sempre de adequar o álbum ao tema e estética das fotos.

2. Escolha bem os materiais do álbum

Tão importante quanto as fotos, o material utilizado na confecção faz toda a diferença no resultado final de um álbum fotográfico. Do acabamento a qualidade da impressão, cada detalhe importa e influencia na aparência do seu produto.

Se deseja entregar um material de qualidade e com um aspecto ainda mais profissional, você deve dar uma atenção especial ao tipo de papel utilizado (o ideal é o papel fotográfico ou couché), a capa do álbum (capas duras são sempre a melhor opção) e a gramatura das folhas (que deve ser resistente, sem se tornar pesada).

3. Esteja atento à montagem

Chegou a hora de montar o seu álbum! Nessa parte do processo, você pode deixar a sua criatividade fluir solta, sem perder o bom senso estético, é claro. Uma edição de qualidade combinada ao uso de fontes adequadas e um bom posicionamento das fotografias vai resultar em uma excelente combinação estética.

Na hora de diagramar, esteja consciente que, da mesma forma que você possui um estilo fotográfico, deve definir um estilo próprio para a sua montagem. Lembre-se de que o álbum é responsável por contar uma história, então cada detalhe pode (e vai!) influenciar o andamento da narrativa.

A construção de um álbum fotográfico de qualidade requer muita cautela e alguns cuidados específicos. Entretanto, quando você conseguir absorver a importância e funcionamento de cada etapa, seu processo criativo vai se tornar a cada dia mais fácil e divertido.

Ainda tem dúvidas sobre como montar um álbum fotográfico perfeito para os seus clientes? Entra em contato com a Indimagem!

2 comentários sobre “3 dicas para montar o álbum fotográfico perfeito

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao Topo