4 cenários fáceis e simples para montar um ensaio profissional

Tempo de leitura: 3 minutos

Na hora de fazer um ensaio fotográfico, um dos pontos primordiais é a escolha da locação. A primeira dúvida que surge a partir disso é: ao ar livre ou indoor? Cada um tem suas vantagens e desvantagens. Mas como optar entre os diferentes cenários para ensaio?

As possibilidades ao ar livre costumam ser as mais escolhidas, porque, embora sejam mais trabalhosas, necessitam de menos infraestrutura para serem realizadas. Além disso, oferecem ambientes com maior complexidade e mais opções para explorar.

Tema do ensaio

Para ajudar na escolha do cenário perfeito é importante definir com antecedência o tema do ensaio. Romântico, clássico, autêntico, vintage — existe uma grande variedade de temas para escolher. Definir anteriormente tornará a escolha do local bem mais fácil.

Porém, mesmo depois de tomar essa decisão, ainda vai existir uma variedade de locais possíveis. Então, conheça agora as 4 opções que separamos para você!

Cenários para ensaio

1. Praia

Quer cenário mais bonito que esse para um ensaio? O céu e mar azuis, o horizonte a perder de vista… Fotografar na praia é excelente para obter fotos mais espontâneas e divertidas, ainda mais se os seus modelos decidirem entrar na água. Mas cuidado, pois algumas praias tem pouca coisa além de mar e areia pra você usar, então tente achar praias com vegetação, pedras ou construções na orla, e opte por dirigir ativamente seus modelos, gerando ação e interação

Para fazer fotos de casais é uma excelente pedida. Mas fique atento às condições climáticas e ao horário para garantir que conseguirá o clique perfeito.

2. Parque

Os parques são uma escolha muito comum para ensaios, pois apresentam a mistura perfeita do urbano com a natureza. Além disso, é uma locação super versátil, com muitas características que podem ser exploradas.

O parquinho é perfeito para as fotos com as crianças, já o gramado fica ótimo para ensaios com gestantes e o jardim é a escolha certa para os casais. Ainda assim, não há regra. No parque você tem muita liberdade de experimentar e obter um ótimo resultado.

3. Centros urbanos

Os centros urbanos também oferecem boas opções de locação, principalmente para quem busca um ensaio com um visual mais moderno. Construções clássicas da cidade rendem um maravilhoso plano de fundo, assim como também os grafites e artes urbanas.

4. Casa

Um dos lugares mais ricos para a fotografia e talvez um dos mais negligenciados é a própria casa da pessoa. Nossa residência diz muito sobre quem a gente é e a nossa história. Por isso, se a ideia for um ensaio autêntico, essa locação pode ser uma ótima escolha.

Dicas adicionais

Visite o local antes de fotografar

Se você ainda não fez nenhum ensaio no local escolhido, é muito interessante que você o visite antes do dia das fotos. Assim, quando chegar a hora, já saberá os melhores pontos para enquadrar.

Defina o melhor horário

O horário em que será feito o ensaio pode ser crucial para o resultado das suas fotos, ainda mais se for ao ar livre. Isso tanto pela luz natural quanto pela movimentação de pessoas. Logo, estude o local e defina com o seu cliente o melhor horário para as fotos.

Dê dicas sobre o vestuário

“Vestuário? Achei que estava em um blog de fotografia e não de moda”. Sim, você está. E mesmo que a moda não seja o foco do nosso trabalho, o vestuário pode influenciar bastante no resultado das fotos.

Sendo assim, não é para você versar sobre o estilo da pessoa, mas apenas indicar qual tipo de roupa e, principalmente, quais cores ficarão melhor de acordo com o cenário escolhido.

Gostou das dicas de cenários para ensaio? Então, compartilhe este texto em suas redes sociais. Assim, mais pessoas podem conferir o guia e descobrir a melhor forma para escolher a locação para suas fotografias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *