5 dicas para aumentar a venda de fotos em datas comemorativas

Tempo de leitura: 3 minutos

Quando começa um novo ano a gente já fica na expectativa para os feriados e as emendas, não é mesmo? São tantas datas comemorativas que, juntas, dá quase meio mês de férias. 😂😂😂
Mas o fato é que você, fotógrafo, deve se posicionar como comerciante, aproveitando o embalo dessas datas para aumentar a venda de fotos.

Carnaval, Mês das Noivas, Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais, Dia das Crianças e Natal são datas especiais que, de alguma forma, mexem com o sentimento das pessoas. Muitas gostariam de eternizar esses momentos e você tem como ajudá-las — seja por meio de um ensaio temático ou uma promoção.

Confira 5 dicas para aumentar a venda de fotos em datas comemorativas.

1. Crie um calendário promocional

Vamos lá, fotógrafo! Lembre-se de que você é a sua marca, portanto, deve ter um bom planejamento estratégico para trabalhar ativamente o ano inteiro. Parte disso está na tarefa de definir um calendário promocional, apontando as datas em que o seu serviço terá desconto ou haverá a oferta especial de um produto — como um álbum fotográfico.

Liste as principais datas comemorativas ao longo do ano e escolha aquelas que representam uma oportunidade de negócio. Pense em promoções para elas.

2. Invista nos ensaios temáticos

O investimento nos ensaios temáticos é outra forma de aumentar a venda de fotos nas datas comemorativas. As crianças, por exemplo, podem fazer um ensaio inspirado na páscoa. Aproveite essas datas para oferecer sessões fotográficas em estúdio ou mesmo fora dele, em diferentes locações.

Use a criatividade para criar promoções e, com uma certa antecedência, faça o anúncio delas nas redes sociais para conseguir organizar a sua agenda.

3. Procure treinamentos para aprimorar a sua técnica

Você pode não ser especialista em ensaios temáticos, mas isso não significa que seja algo impossível de se tornar. Aproveite os períodos entre as datas comemorativas para buscar cursos e treinamentos com o objetivo de aprimorar a sua técnica. Conheça novos profissionais e aumente também a sua rede de contatos.

O bom fotógrafo nunca para de aprender. Tenha isso em mente para continuar crescendo em sua carreira e, consequentemente, dando mais valor ao seu trabalho.

4. Aumente o seu mix de produtos e serviços

Aproveite as datas comemorativas para aumentar o seu mix de produtos e serviços, lançando novidades para os seus clientes. Os álbuns temáticos, por exemplo, podem ser uma boa pedida. Dá para escolher o tipo de acabamento, quantidade de fotos e até o material da caixa onde ele será entregue.

Busque um parceiro que viabilize o incremento do seu mix de produtos e serviços para agregar mais valor ao seu trabalho.

5. Reforce a sua presença online

Lembra do planejamento estratégico que citamos na primeira dica? Voltamos com ele nesta, pois você precisa de um plano para atrair mais clientes e aumentar o seu portfólio. Sendo assim, atualize as redes sociais, invista em posts pagos e direcionados para o seu público e coloque os novos serviços no seu site.

As datas comemorativas são excelentes oportunidades para que você aumente a venda de fotos. Faça delas uma nova oportunidade de negócio e continue progredindo na carreira de fotógrafo.

Se quiser ter acesso a mais conteúdos e dicas, siga a gente nas redes sociais: Facebook e Instagram.

5 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *