7 dicas para ensaios fotográficos femininos

Tempo de leitura: 4 minutos

Fazer um ensaio feminino pode ser algo desafiador para alguns fotógrafos. Cada mulher tem detalhes e convicções específicas sobre sua auto-imagem e o que revelam para o mundo, o que exige muito respeito e maleabilidade por parte dos envolvidos no ensaio.

Você, como um fotografo, usando de seu trabalho, pode contribuir para uma reflexão positiva. Ao fotografar uma mulher, você pode fazê-la sentir-se linda e mais confiante com sua aparência, ou mesmo mais segura de sua expressão corporal.

Pensando nisso, separei algumas dicas para ensaios fotográficos femininos que farão diferença nos resultados de seus trabalhos. Vem cá ver!

1. Planeje o ensaio fotográfico

Você vai fazer um ensaio? Faça um planejamento dele, colocando no papel um roteiro a ser seguido. Isso pode parecer bobo, mas pode ajudar a gerar mais confiança se você está começando no mercado.

Determine o tempo de duração, os locais onde irão e os cenários onde as fotos serão clicadas. Também fale sobre o estilo do ensaio, os trajes e a maquiagem que a modelo deverá usar. Os clientes gostam de informação e tudo isso vai ajudar você a tomar melhores decisões e deixar todos mais tranquilos (mesmo que não siga à risca o planejamento depois).

2. Faça uma reunião e conheça os desejos da cliente

Faça uma reunião com a sua cliente antes do ensaio oficial, mostrando suas ideias. Veja o que ela tem a dizer sobre sua proposta e leve em consideração as suas preferências.

Lembre-se de dialogar e dar a ela a oportunidade de se expressar, deixando claras suas expectativas em relação ao ensaio. Vocês precisam se conhecer, para poderem construir juntos algo único. Isso trará confiança no seu trabalho e fará a modelo se sentir à vontade na hora das fotos.

3. Defina os cenários

Você poderá ter diversas opções de cenários e locações. Fazer uma boa escolha é fundamental e ajudará você a ter mais clareza no momento de fazer as fotos. Aqui vão algumas dicas para você:

  • dias sem sol podem render fotos lindas;
  • dê atenção a paisagem e use as texturas e formas a seu favor;
  • use reflexos, linhas, luzes, sombras, mas sempre valorizando a cliente;
  • não perca mais tempo se deslocando e mudando de cenário do que clicando.

Você sempre pode tentar algo desafiador, mas é sempre bom ter planejamento prévio.

4. Fique atento ao clima

Esteja atento ao horário local e ao clima. Eles vão influenciar diretamente na qualidade e nos resultados das fotos.

Além disso, verifique se sua modelo tem alguma necessidade específica. Pode ser que ela tenha alguma alergia ou sensibilidade em relação ao sol, por exemplo.

5. Seja criativo nas poses

Você pode utilizar as famosas colas de poses antes do ensaio, para refrescar ideias de como conduzir sua modelo. Mesmo que você queira um ensaio mais natural, começar o ensaio a partir de poses pode ser uma boa ideia para quebrar o gelo.

Leve em consideração os cenários, o estilo e os gostos da modelo. Veja algumas dicas:

  • cuide para que os ângulos sejam favoráveis para o biotipo dela (estude visagismo);
  • uma ótima maneira de mostrar a beleza e as curvas do corpo de uma mulher é fotografar a silhueta. Funciona muito bem quando a modelo está contra um fundo brilhante;
  • abuse das cores e arrisque alguns efeitos. Fotos em preto e branco trazem um ar mais sensual;
  • aposte no sorriso. Ele é a melhor forma de trazer naturalidade e beleza para qualquer pessoa.
  • dirija a cliente e tome cuidados estéticos com braços, mãos, pescoço, cabelos… Enfim, não peque nos detalhes.
  • se quiser, utilize ventiladores ou o vento natural para dar um efeito esvoaçante aos cabelos;

6. Garanta o conforto e a diversão

Como falei acima, manter a cliente confortável é fundamental. Por isso, o ideal é que você converse bastante e ressalte as suas qualidades.

Crie uma relação de amizade e faça a situação ser descontraída para que a modelo se sinta livre para se expressar.

7. Defina a melhor combinação de roupas e maquiagem

Se você puder oferecer à modelo a maquiagem e o figurino que serão usados durante o ensaio, será um grande diferencial.

Se as peças forem de responsabilidade da cliente, é importante deixar claro qual o estilo das roupas e da maquiagem que ela deverá providenciar para o ensaio. Uma dica é ter uma parceria com algum maquiador, proporcionando assim uma comodidade a mais para a cliente.

Levando em consideração o perfil e a individualidade de cada mulher, você está pronto para fazer um trabalho excelente junto à sua modelo, com essas dicas para ensaios fotográficos femininos. 😉

Gostou desse post? Por falar em tantas recomendações, aqui vai mais uma: que tal conferir algumas dicas de cuidados com equipamentos fotográficos?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *