Álbum de formatura: como vendê-los para os formandos?

Tempo de leitura: 6 minutos

Formatura é um evento marcante, daqueles que se tem poucos na vida. É nesses momentos que as pessoas desejam contratar um fotografo, para registrar tudo e guardar a lembrança para sempre. É aí que você entra, oferecendo um serviço profissional e de qualidade, garantindo a segurança para o formando nesse dia tão especial, oferecendo aquele álbum de formaturas incrível e exclusivo.

Vender álbum de formatura parece simples, por ser um dia de que todos querem muitas fotos, porém, esse álbum às vezes é substituído apenas pelos arquivos de fotos digitais, mas cabe a você conseguir vendê-lo. É preciso saber explicar bem sua funcionalidade e sua durabilidade, além de conquistar o cliente pela qualidade do seu trabalho, seu diferencial. Mais do que mencionar as vantagens dessa escolha, você tem que mostrar como você oferece um álbum impactante e diferenciado.

Não tem ideia de como começar a fazer isso? Separei 5 dicas essenciais nesse processo de venda que vão ajudá-lo a vender o álbum de formatura perfeito para um formando.

1. Ter visibilidade

Garantir uma visibilidade considerável é essencial para um fotógrafo. Ou seja, você precisa ser conhecido pelo seu trabalho. A melhor forma de conseguir isso é pela internet (por site, blog e/ou redes sociais).

Ter um site é importante para certificar aos seus clientes de que seu trabalho é de confiança. Pois assim eles vão ter acesso às suas fotos, telefone de contato e até endereço de escritório (se houver). É uma forma muito útil para os clientes conhecerem você e seu trabalho.

As redes sociais também ajudam nesse processo de confiança. Através delas você mostra o cotidiano de seu trabalho e consegue ver quantas pessoas interagem com seu perfil ou página, além de permitir comentários das pessoas, aumentando sua interação e visibilidade, ganhando pontos valiosos com os futuros clientes.

2. Possuir um portfólio atraente

Junto à visibilidade, é essencial ter um bom portfólio. Quando os formandos começam a pesquisar quem vão contratar, a qualidade das fotos é fator decisivo para a escolha.

Então, é preciso que você tenha de forma visível e destacada as fotos de outros trabalhos feitos em formaturas, para que eles já possam ver como é seu estilo de trabalho. É preciso escolher as melhores imagens para chamar a atenção e fazer com que os formandos se interessem em contratá-lo.

Vale lembrar que eles, também, vão estar com o tempo apertado por causa da faculdade. Logo, quanto mais prático for para visualizarem essas fotos, maiores as chances de eles se interessarem em fazer um orçamento, contratar seus serviços e deixar a procura por outros fotógrafos de lado.

Outra dica é: junto dessas fotos, mostre algum álbum de formatura produzido por você, pois assim eles podem visualizar melhor como é o seu trabalho impresso e ficarem mais entusiasmados.

​3. Explicar a importância do álbum

Pode parecer óbvio, mas enfatizar a importância de um álbum de formatura é essencial para esse processo de como vendê-lo e isso não pode ser esquecido. Para isso você deve utilizar a justificativa de que a formatura é um momento único na vida de alguém, pois simboliza uma grandiosa vitória, e que isso merece estar eternizado com belas fotografias, fáceis de acessar e com grande valor e durabilidade.

Porém, só esse argumento não basta. Você precisa explicar que um álbum é algo que além de reunir as fotos desse dia especial é, também, a melhor forma de mostrar as fotos para sua família e amigos. Sempre que receber uma visita e quiser contar sobre o momento, terá o álbum para exibir e, também, para você admirar sempre que bater aquela saudade.

4. Planejar opções de valores

Variedade é algo que sempre é bem visto no mercado. No caso do álbum de formatura, isso não pode ser diferente. É preciso que você já tenha organizado seus pacotes e as opções de serviços e valores para os clientes.

Isso é importante, porque esse é um tipo de trabalho que atinge públicos diferentes (e cada um tem sua preferência). Então, faça uma planilha calculando seus custos e, baseado nela, crie os pacotes e preços para esse serviço. Assim, você cria opções lucrativas e o cliente escolhe a opção mais adequada para ele e evita qualquer transtorno na hora de escolher as fotos para montar o álbum contratado.

É relevante lembrar que ter essa planilha devidamente organizada antes de montar seus pacotes, irá guiar você para definir claramente qual o preço mais adequado para cobrar. Isso, inclusive, não permite que você faça um desconto muito generoso para determinado formando e acabe se desorganizando.

Fique atento ao que ele precisa e já indique o melhor pacote. Não deixe o cliente na dúvida e mostre que você tem algo que atenda às necessidades dele. Essa estratégia deixará sua venda mais fácil e eficiente.

5. Assegurar uma garantia

Por ser um momento marcante na vida do formando, é necessário que, além de confiar em você, ele tenha uma garantia de que seu trabalho é correto e seguro. Então, sempre mostre para os clientes que você é profissional, fale sobre seus backups e procedimentos de segurança, mostre seu processo de entrega e sempre faça um contrato.

É preciso que você explique que é importante contratar um profissional do ramo, que já tenha experiência com a área. Além disso, assegure uma garantia em contrato, deixando bem claros os direitos e deveres do contratante e do contratado, fazendo com que esse procedimento facilite a negociação e torne seu processo uma ferramenta de vendas.

Pode parecer bobeira, mas muitas pessoas acabam deixando o contrato de lado e, quando acontece algum problema, percebem tardiamente o grande erro que cometeram. Por isso, você precisa ter o máximo de cuidado para evitar transtornos.

E por falar em garantia, uma boa dica é explicar como um álbum de formatura é uma “proteção” para as fotos, pois elas vão estar bem armazenadas. Outro fato legal é que as fotos reveladas não correm o perigo de serem deletadas, é só guardar em local seguro que você terá essa lembrança em perfeito estado para a vida toda.

Se você seguir todas essas dicas, vender álbum de formatura será muito mais tranquilo e fácil. Esses 5 passos andam juntos e são o caminho para conseguir demonstrar para os formandos que comprar o álbum de fotos pode ser mais vantajoso que ficar apenas nos arquivos digitais.

Não se esqueça de ser bem organizado e sempre deixar claro para o cliente como funciona o seu serviço. Ter amostras de álbuns é uma ótima ideia e ajuda na visualização do produto. Com o álbum em mãos, é mais fácil de a pessoa entender do que se trata e se interessar em comprá-lo.

A Indimagem oferece uma linha bem completa de produtos, com excelente custo / benefício e que encanta formandos e aumenta as margens de lucros dos fotógrafos. Não deixe de acessar o portfólio de produtos e escolher os favoritos para montar os seus pacotes.

Gostou das nossas dicas e quer saber mais sobre como vender álbum de formatura? Então, ouça nosso podcast sobre o tema e aprenda ainda mais sobre esse mercado, que pode aumentar muito seu faturamento. Vamos lá!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *