Blog Indimagem

Conteúdo valioso para fotógrafos profissionais

Branding para fotógrafos: o que você precisa saber

Branding para fotógrafos: o que você precisa saber

O branding para fotógrafos vai muito além do logotipo da sua empresa. O último consiste em uma imagem gráfica que representa o negócio. Já o Branding é mais amplo e complexo — ele envolve toda a percepção sobre uma marca.

Neste post, vamos falar um pouco sobre as características e a importância desse conceito, além de dar dicas de como ele deve ser feito, ajudando a divulgar o seu trabalho e a essência da sua fotografia. Acompanhe!

Para que serve o branding para fotógrafos?

O conceito de branding é uma forma de fortalecer a sua marca, de criar unicidade dentro da empresa, agregando mais valor à sua imagem e, consequentemente, ao seu serviço. É uma forma de criar vínculo afetivo entre a marca e os clientes, para que eles passem a ver o seu serviço como único, especial.

A Apple, por exemplo, é uma das líderes mundiais na área de tecnologia e é uma referência no quesito branding. Em todos os lugares do planeta, as pessoas têm a mesma percepção sobre essa empresa: inovação, beleza, tecnologia.

Como fazer?

Um branding para fotógrafos bem feito é uma forma incrível de atrair clientes, pois ele evidencia o seu diferencial. Por meio dele, o seu cliente não compra apenas um ensaio — ele compra a sua paixão pela fotografia, o seu profissionalismo, a oportunidade de ter momentos especiais retratados pelo seu olhar único. Veja alguns passos importantes para fazer o seu!

Escolha os elementos da marca

Para começar um trabalho de branding, você primeiro deve definir qual é a imagem que você quer que sua marca de fotografia transmita. Portanto, é preciso defini-la, de uma forma sucinta, mas certeira. Existem alguns tipos de indagações usadas por profissionais que fazem esse tipo de trabalho, como designers, que você pode responder sobre a sua marca para ajudá-lo a fazer isso.

Você pode se questionar, por exemplo: qual é o seu diferencial? O que o torna diferente dos seus concorrentes? Essa é a essência da sua marca e é por meio do branding que você deixará isso evidente para o seu público.

Posicione sua marca com base nesses elementos

Uma vez que você tenha a ideia bem delineada, você vai estruturar o posicionamento da sua marca de fotografia, sempre baseada nesses conceitos que você definiu. Esse posicionamento vai acontecer, em grande parte, de duas formas: visualmente, com símbolos e imagens, e também por meio das atuações e atividades que você vai promover como empresa. A parte visual inclui:

  • o logotipo, com suas formas, cores e elementos;
  • o pen drive personalizado;
  • as embalagens;
  • os álbuns fotográficos e outros produtos que você entregará aos seus clientes;
  • os mimos e recordações que vão junto na entrega das fotos;
  • outras imagens que você compartilha em suas redes e site;
  • o estilo da edição etc.

Tudo isso deve ter uma harmonia entre si, seguir um padrão visual predeterminado que transpareça e fortaleça a singularidade da sua marca e de sua forma de trabalhar.

Faça desses elementos a essência da marca

Isso também será percebido por meio do comportamento da sua marca e por suas práticas. Todo o seu trabalho de marketing e a forma como você divulga seu trabalho tem que ser voltados para esse propósito. Para muitos fotógrafos, isso significa também a forma como você divulga a si mesmo, já que o seu nome é a sua marca. Por isso, é preciso fazer um bom trabalho no início, ao definir sua essência — é preciso que você aja de forma coerente a isso.

Se você faz retratos femininos, por exemplo, e define que o pilar da sua marca é a autoaceitação e o conceito de body positivity, mas sua edição esconde todas as pequenas imperfeições do corpo ou do rosto de suas clientes, ou então você só fotografa mulheres magras, há uma incoerência — você vai contra o que estabeleceu.

Uma forma de otimizar o processo de branding para fotógrafos é trabalhando em conjunto com outros profissionais. No caso anterior, uma boa parceria poderia ser, por exemplo, com uma marca de roupas que promove a mesma ideia.

Gostou do texto? Então, compartilhe em suas redes sociais e mostre para seus amigos o que você aprendeu!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao Topo