Blog Indimagem

Conteúdo valioso para fotógrafos profissionais

Como editar várias fotos ao mesmo tempo no Photoshop: confira o passo a passo

Como editar várias fotos ao mesmo tempo no Photoshop: confira o passo a passo

Trabalhar com fotografia exige muito mais que somente o conhecimento técnico diante da câmera. Afinal, após o processo de produção das fotos, é hora de realizar as edições necessárias para torná-las impecáveis.

Principalmente para ensaios e cobertura de eventos (casamentos, aniversários, debutantes, entre outros), a agilidade é essencial. Os clientes querem ver as primeiras imagens o quanto antes e atender suas expectativas é fundamental para fidelizar e aumentar a cartela de contratantes.

As vezes esse volume de trabalho é grande e, uma dúvida comum dos fotógrafos, é como editar várias fotos ao mesmo tempo no Photoshop. Continue lendo e veja como isso é possível.

Conhecendo o recurso “gravar uma ação”

Um recurso útil para isso é utilizar ações pré-programadas para editar suas fotos. Quando elas exigem o mesmo ajuste de iluminação ou tratamentos específicos para garantir a consistência das imagens, você pode “gravar uma ação”, deixando as configurações específicas já pré-estabelecidas.

É possível inserir uma série de ações e filtros em sequência que, ao serem executados, serão aplicados de forma automatizada nas imagens. Para fazer isso é bem simples, veja o passo a passo:

  • abra o menu “janela” e selecione “ações”, clicando em “nova ação”;
  • crie o nome para sua ação e clique no botão “gravar”;
  • execute todas as ações (correções de cores, iluminação, uso de filtros, aplicação de blur, entre outros) que deseja gravar para ser replicado nas demais fotos;
  • ao terminar, aperte o botão “parar”.

Lembre-se de planejar adequadamente o que deseja fazer, já que tudo o que for gravado será realizado, na mesma ordem, com os mesmos dados, aplicando as mesmas modificações sempre que for utilizado. Assim, toda vez que você desejar utilizar essas ações, basta colocar o preset para rodar.

Aprendendo como editar várias fotos ao mesmo tempo no Photoshop

Muitas vezes há lotes grandes de fotos (100, 200, 300) que você deseja modificar. Mesmo automatizando as ações, é uma quantidade de tempo considerável aplicar uma a uma. Mas, como fazer então para otimizar o tempo?

O Photoshop oferece uma opção interessante para essas situações, o recurso conhecido como Batch (lote). Após a criação da ação, basta seguir os seguintes passos:

  • selecione “arquivo”, “automação”, “lote”;
  • selecione a ação criada na próxima janela;
  • selecione a pasta com os arquivos em lote com os quais você deseja trabalhar.

A partir desse momento, a ação será aplicada em todas as imagens, o que pode, muitas vezes, consumir bastante capacidade de processamento do software, recomendando-se que não mexa no programa enquanto as ações são executadas.

Sabendo como salvar várias fotos ao mesmo tempo

Se você utilizar o sistema que citamos acima, os arquivos serão salvos automaticamente com as mudanças elaboradas. Porém, caso você não esteja utilizando a automação por meio da função “ação”, você pode, inclusive, criar uma ação para salvar diversas fotos ao mesmo tempo. Basta incluir isso no momento da gravação da automação, como citamos.

Saber como editar várias fotos ao mesmo tempo no Photoshop é essencial para otimizar suas rotinas de edição, já que, posteriormente, cada uma delas poderá exigir alguns tratamentos específicos, consumindo mais tempo. A partir do momento em que você já adiantou o processo por meio de ações automatizadas, há um ganho de tempo e produtividade, permitindo uma entrega agilizada para seu cliente.

Quer mais dicas de como otimizar a sua rotina e melhorar sua carreira como fotógrafo? Assine nossa newsletter e receba as informações diretamente em seu e-mail!

2 comentários sobre “Como editar várias fotos ao mesmo tempo no Photoshop: confira o passo a passo

  1. Esse conteúdo salvou meu sábado, acabei de editar 125 fotos em cerca de 40 minutos!

    Muito obrigado, é de pessoas como vocês que o mundo precisa!

    1. verdade, eu tinha umas 10 fotos expostas.. fiz a ação e joguei la nos filtros de camera raw uma porcentagem mediana e deu certinho… mas tem situações que ficou escura, mas a função é top

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao Topo