Como fazer capas impactantes para álbuns? Confira 5 itens que não podem faltar!

Tempo de leitura: 3 minutos

Com a era da digitalização, muita gente apostou que a impressão de fotografias estava com seus dias contados. Mas não foi bem assim, os álbuns se reinventaram e ganharam espaço. Não dá para imaginar um casamento ou um debut sem um álbum de fotografia, por exemplo. Afinal, o cliente disposto a pagar por um fotógrafo profissional tem grandes chances de contratar também uma impressão de alta qualidade das suas imagens.

Sendo assim, como a revelação continua em alta (principalmente no caso de eventos importantes), vou falar um pouco de como fazer capas para álbuns, apresentando 5 itens importantes para levar um produto de qualidade para a clientela. Confira!

1. Imagem única

É possível selecionar, em meio a milhares de fotos, uma só fotografia que represente tudo o que foi registrado? Não, mas precisamos buscar uma foto que transmita uma boa ideia do que vamos contar no álbum. Por mais difícil que seja, você precisa escolher a imagem mais bonita para compor a capa do livro. Isso vai impressionar bastante os clientes.

2. Busque simplicidade

Você já sabe que é preciso apostar na beleza e criatividade para fazer capas impactantes para álbuns. No entanto, isso não quer dizer que a capa não deva ser simples. A simplicidade, na verdade, é o que torna tudo esteticamente mais robusto.

Portanto, lembre-se da velha máxima: menos é mais. Evite muitos elementos gráficos e confie na qualidade singular de sua imagem. Ela, e apenas ela, já dará o toque de glamour necessário.

3. Tipografia coerente

É normal que algumas capas peçam por textos. No caso dos casamentos, geralmente coloca-se o nome do casal e a data do evento. Em outros contextos, como um ensaio gestante, algumas mamães querem o nome do filho.

Ao aplicá-lo, não se esqueça de ter cuidado estético. Se for inevitável, lembre-se que as melhores fontes são as mais clássicas. Evite firulas, letras muito rebuscadas ou fontes temáticas.

Entretanto, é claro que podem haver exceções, como no caso de ensaios divertidos ou álbuns temáticos infantis, por exemplo. O importante é entender o objetivo do ensaio em questão para oferecer um trabalho tipográfico adequado.

4. Diagramação segura

Sabe aquela foto cortada ou páginas com margens irregulares? Essas coisas devem ser evitadas se você está buscando fazer capas impactantes para álbuns. Por isso, entre em contato com a empresa que vai imprimir o seu trabalho e cuide de todos os detalhes do gabarito. Atenção especial para as dobras, sangrias, linhas-guia, margens e lombadas.

5. Faça storytelling

Casamento, aniversário, eventos, bodas de ouro, newborn, formatura, batizado ou ensaios… Não importa a temática da sua cobertura: você precisa fazer storytelling, ou seja, contar uma história por meio do álbum de fotografias.

Você deve ter em mente que o que prende o espectador em uma história é o seu primeiro capítulo. Nesse caso específico, a capa do álbum é o seu momento de prender o seu cliente. É o seu primeiro capítulo impresso. Planeje ela para trabalhar com o resto da história, deixando as pessoas curiosas.

Você quer trabalhar com uma empresa de qualidade no segmento e com anos de experiência no mercado e ter acesso a mais dicas de como fazer capas para álbuns? Entre em contato com a Indimagem e conheça os produtos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *