Blog Indimagem

Conteúdo valioso para fotógrafos profissionais

Como fazer capas impactantes para álbuns? Confira 8 itens que não podem faltar!

Como fazer capas impactantes para álbuns? Confira 8 itens que não podem faltar!

Com a era da digitalização, muita gente apostou que a impressão de fotografias estava com seus dias contados, mas não foi bem assim: os álbuns se reinventaram e ganharam espaço.

Antes de começarmos o papo é de suma importância que você baixe o super ebook que a Ind desenvolveu em parceira com o Fotologia! Garanto pra você que esse não é mais um daqueles materiais sem sentido e que não vão agregar em nada ao seu negócio. Baixe no link abaixo o “Guia para criação de um álbum fotográfico perfeito”
http://materiais.fotologia.net/diagramacao-de-albuns-fotograficos

O “Guia para criação de um álbum fotográfico perfeito” tem a assinatura de 3 dos maiores designers e editores do Brasil, são eles: Sérgio Nogueira, Aline Evelin e Aline Budzyn.

Hoje, nós, fotógrafos, entendemos a importância de um álbum de qualidade e com bom conteúdo. Porém, muitas vezes, fica a dúvida: como fazer a capa de álbum de uma maneira impactante?

Pensando em te ajudar nessa tarefa (que nem sempre é fácil), vou falar um pouco de como fazer capas para álbuns, apresentando 8 itens importantes para levar um produto de qualidade para a clientela. Confira!

1. Escolha uma imagem única

É possível selecionar, em meio a milhares de fotos, uma só fotografia que represente tudo o que foi registrado? Não, mas precisamos buscar uma foto que transmita uma boa ideia do que vamos contar no álbum. Por mais difícil que seja, você precisa escolher a imagem mais bonita para compor a capa do livro. Isso vai impressionar bastante os clientes.

2. Busque sempre por simplicidade

Você já sabe que é preciso apostar na beleza e criatividade para fazer capas impactantes para álbuns. No entanto, isso não quer dizer que a capa não deva ser simples. A simplicidade, na verdade, é o que torna tudo esteticamente mais robusto. Atrevo-me até dizer que quando, se trata de fazer capa de álbum, simplicidade é a palavra-chave.

Portanto, lembre-se da velha regrinha: menos é mais. Escolha uma imagem impactante, mas que não tenha informação demais. Evite muitos elementos gráficos e confie na qualidade singular de sua imagem. Ela, e apenas ela, já dará o toque de glamour necessário.

3. Pense na tipografia com cuidado

É normal que algumas capas peçam por textos. No caso dos casamentos, geralmente, coloca-se o nome do casal e a data do evento. Em outros contextos, como um ensaio de gestante, algumas mamães querem o nome do filho, e por aí vai.

Ao aplicar o texto, não se esqueça de ter cuidado estético. Se for inevitável, lembre-se de que as melhores fontes são as mais clássicas. Evite firulas, letras muito rebuscadas ou fontes temáticas.

Uma dica prática seria usar, no máximo, dois tipos de fonte em cada capa de álbum. Caso se trate de um álbum de casamento, por exemplo, você pode usar um tipo de fonte para os nomes e outro para a data do evento. Fique atento também à cor da tipografia e ao posicionamento dela na capa — detalhes que fazem toda diferença! Uma dica matadora é alternar, na mesma capa, fontes com e sem serifa. Ahhhh, mas eu não sei o que é serifa… O Google ajuda:

“Na linguagem do Design Gráfico, serifa é um traço ou barra que aparece nas extremidades de algumas letras. Exemplos de fonte que você deve conhecer com serifa: Times New Roman, Georgia e a Courier New.”

4. Faça storytelling

Casamento, aniversário, eventos, bodas de ouro, newborn, formatura, batizado ou ensaios… Não importa a temática da sua cobertura: é preciso fazer storytelling, ou seja, contar uma história por meio do álbum de fotografias.

Você deve ter em mente que o que prende o espectador em uma história é o seu primeiro capítulo. Nesse caso específico, a capa do álbum é o seu momento de prender o seu cliente. É o seu primeiro capítulo impresso. Planeje-a para trabalhar com o resto da história, deixando as pessoas curiosas.

5. Seja cauteloso ao diagramar

Quando se trata de como fazer capa de álbum, a diagramação deve ser uma de suas maiores preocupações. Quando esse trabalho é feito com cautela, evita que fotos e textos sejam cortados ou que haja margens irregulares. Se deseja que seu álbum tenha uma capa realmente impactante, é extremamente importante atentar a esses detalhes.

Os tamanhos e formatos das capas variam de modelo para modelo e de empresa para empresa. Por isso, entre em contato com a Ind (sei que você vai imprimir o seu trabalho conosco) e cuide de todos os detalhes do gabarito. Dê atenção especial para as dobras, sangrias, linhas-guia, margens e lombadas.

6. Estude os programas de diagramação

Falamos tanto acima sobre diagramação, sangrias, gabaritos etc., mas talvez você ainda esteja se perguntando: tudo bem, mas como e onde eu faço tudo isso? A verdade é que existem diversas opções de programas de criação e diagramação de álbuns, você só precisa achar o que se adapta melhor ao seu trabalho.

Algumas empresas, inclusive a Ind, têm seus programas próprios, que são mais simples de se usar e já vêm com gabaritos prontos. Porém, a dica que te dou sobre isso é: não dependa desses programas, estude e entenda de softwares profissionais, como o Photoshop e o InDesign. Sempre é legal você ter a opção de desenvolver alguma coisa exclusiva e com a sua identidade.

Nada contra os programas nativos das empresas, mas estudar ferramentas profissionais amplia muito o seu leque de possibilidades na hora da criação, assim como facilita caso você queira ou precise imprimir o álbum novamente no futuro.

Sobre a escolha entre o Photoshop e o InDesign, eu diria que é bem relativo e vai do gosto de cada um. O Photoshop é uma ferramenta que te permite criar muito mais, interagir de maneira inovadora com a imagem e por aí vai; já o InDesign costuma ganhar no quesito produtividade. De qualquer forma, estude os dois programas e decida qual atende melhor às suas necessidades.

7. Entenda como fazer uma capa de álbum para o seu público

Sempre bato na tecla de conhecer bem o seu público, e aqui não seria diferente. A resposta à questão “como fazer capa de álbum de maneira impactante” também varia dependendo do seu tipo de cliente e do tipo de serviço que você presta. Por isso, teste, pesquise, pergunte e — finalmente — entenda o que funciona melhor para o seu público.

Entenda também que nem só de imagens vivem as capas. A Ind dispõe de uma série de opções personalizadas de capas de tecido e até couro legítimo. Acabamento clean, despojado ou requintado. Qual é a sua preferência?

8. Procure por inspirações

Leu todas as dicas acima, mas ainda se sente perdido ou não sabe por onde começar? Uma boa ideia é buscar por imagens de álbuns na internet; assim, você se inspira para começar a criar suas próprias capas.

Você pode encontrar inspirações de álbuns incríveis em redes sociais como o Pinterest, que oferece um ambiente mais criativo e voltado para fotografia. Uma simples pesquisa por “álbum fotográfico” ou “álbum de casamento” já é o suficiente para encher uma pasta de referências.

Ah, e se quiser saber como fazer capa de álbum no estilo gringo, é só traduzir o que você está buscando para o inglês e buscar da mesma forma. Experimente, por exemplo, buscar por “wedding album cover” no Pinterest — a inspiração é certa!

Ahhh, e para não perder o costume, fica aquele vídeozinho maroto com um complemento ao conteúdo.

Agora que você já sabe como fazer uma capa de álbum sensacional, que tal compartilhar este artigo com seus amigos nas redes sociais? Eles vão adorar aprender sobre isso!

3 comentários sobre “Como fazer capas impactantes para álbuns? Confira 8 itens que não podem faltar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao Topo