Blog Indimagem

Conteúdo valioso para fotógrafos profissionais

Como usar o flash (e quando)?

Como usar o flash (e quando)?

Aprender como usar o flash de forma competente, muitas vezes, não é algo simples. Na verdade, essa costuma ser uma das dúvidas mais corriqueiras entre os iniciantes na fotografia. É preciso muito estudo e prática para poder dizer que se domina o uso do flash verdadeiramente, visto que cada ambiente trará um novo desafio. Sendo assim, dicas sempre são bem-vindas.

Se você é uma dessas pessoas que ainda tem dúvidas sobre o uso desse equipamento, confira agora algumas dicas básicas que eu separei sobre como e quando usá-lo!

Como usar o flash?

Para começar a usar o flash como um profissional, primeiro é preciso aprender alguns princípios básicos sobre essa ferramenta.

Posicionamento

O primeiro deles é que você pode ter resultados incríveis se não usá-lo paralelo à sua lente. Ou seja, tente esquecer o flash que já vem embutido na sua câmera. Por quê isso? O flash, quando é disparado dessa posição, retira a profundidade do seu assunto, porque elimina todas as sombras frontais. Se for um retrato, por exemplo, a pessoa ficaria com um rosto chapado, sem a noção de tridimensionalidade.

Nas fotografias, a luz mostra as coisas, mas é a sombra que gera textura e profundidade.

Sendo assim, use o flash com alguma angulação em relação à sua lente. De preferência, que esse ângulo faça a luz vir de cima pra baixo, em alguma diagonal. Desse modo, ela não aparenta superficialidade, porque tem a mesma angulação que a luz natural teria, sacou?

Rebatimento

Em situações em que existir muita luz incidindo sobre o seu assunto e você quiser propositalmente eliminar a sombra (como em fotos com sol forte), usar o flash diretamente apontado para o assunto pode ser a melhor opção, pois ele trabalhará como luz principal.

Entretanto, em casos em que você quiser usar o flash como luz de preenchimento, você pode rebater esse flash em alguma superfície ou usar um difusor, para deixá-lo mais suave. Para isso, você pode usar tetos e paredes claras ou então uma softbox ou rebatedor.

Distância

Quando usamos o flash, também temos de manter uma distância mínima do assunto, caso contrário a sombra dele pode ficar muito marcada ao fundo da foto. Se isso acontecer, dê uns passos para trás e tente de novo.

Quando usar o flash?

Conheça agora algumas situações clássicas em que você pode recorrer ao uso dessa ferramenta.

Lugares escuros

Essa é a situação clássica para se usar o flash. Costuma ser muito útil quando você quiser criar um efeito ou quando confirmar que, de fato, já esgotou as outras opções de ganho de luz que a câmera oferece. Ou seja, quando não compensa aumentar o ISO, nem é possível baixar a velocidade do obturador ou até abrir mais o diafragma. Nesse caso, use as boas práticas já citadas acima e manda ver!

Sombras muito duras

Quem foi que disse que não se usa flash de manhã? Algumas pessoas têm essa percepção de que flash é só para estúdio ou para a noite. Mas, ele pode ter uma grande utilidade também em lugares muito ensolarados, por exemplo.

Sombras do sol de meio-dia, por exemplo, costumam ser muito duras e marcadas. O flash pode ajudar compensando a luz e até apagando essas sombras. Porém, em algumas situações, ele terá que ficar bem perto, pois pode ser que a potência dele não seja suficiente para se utilizar de longe.

Situações de muito movimento

Em situações em que há muito movimento e baixa luminosidade, como uma festa, é bem provável que seja necessário usar o flash, pois para captar essas pessoas em movimento, sem borrar a foto, será necessário aumentar a velocidade. Fazendo isso, menos luz entra no sensor. Como a situação é muito dinâmica e não permite o uso de um tripé, o flash acaba sendo a melhor solução, pois ele congela o movimento pra você.

Essas são algumas dicas bem básicas, mas que com certeza são úteis para você ir perdendo o medo de usar o flash. Depois é só seguir estudando e se aprimorando. =)

Curtiu saber mais sobre como usar o flash? Quer ter acesso a mais conteúdos como este? Então, curta a nossa página do Facebook e siga-nos no Instagram!

Um comentário em “Como usar o flash (e quando)?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao Topo