Blog Indimagem

Conteúdo valioso para fotógrafos profissionais

Conheça 6 redes sociais de fotografia para promover suas fotos

Conheça 6 redes sociais de fotografia para promover suas fotos

seis redes sociais de fotografiaComo em qualquer campo criativo, o trabalho dos fotógrafos pode evoluir muito se beber de boas fontes de inspiração, sejam elas estéticas ou técnicas. Por sorte, hoje em dia temos redes sociais de fotografia bem interessantes, através das quais podemos, cada vez mais facilmente, encontrar espaços para trocar referências e conhecimentos online.

Conheça abaixo algumas dessas redes sociais de fotografia e comece agora mesmo a procurar (e oferecer) conteúdos incríveis!

1. Instagram

Abrimos nossa lista com aquela que é, de longe, a mais popular entre as plataformas de fotografia. Com espaço para fotógrafos amadores e profissionais, o Instagram reúne funcionalidades como a busca por hashtags específicas, anúncios personalizados (que você pode criar através do Facebook) e uma seção de novidades, criada com base nos gostos do usuário.

Ele pode ser acessado tanto pelo endereço web quanto por dispositivos móveis, mas apenas o app — disponível para Android, iOS e Windows Phone — permite a publicação de novos conteúdos.

O “Insta” é o queridinho dos fotógrafos profissionais e dos clientes mais jovens. Mas além de uma rede social de belas imagens, ele também é uma excelente ferramenta de marketing e divulgação, que ajuda vários profissionais a encantar o público e fechar trabalhos. Não deixe de usar ele profissionalmente. 😉

2. Pinterest

Assim como o Instagram, o Pinterest ganha fama e usuários devido à sua interface extremamente simples de se usar. Aqui, é possível navegar por diversos conteúdos separados por tópicos e “afixar” os favoritos em murais personalizados.

É um serviço para separar e guardar referências, que noivas e gestantes adoram, então vale a pena ficar ligado nele se sua estratégia incluir esses públicos.

Essa rede social está disponível para os usuários web e mobile, nos sistemas operacionais Android e iOS.

3. VSCO

Ao contrário do Instagram e do Pinterest, o VSCO é uma plataforma menos generalista, pensada para pessoas que tenham interesses mais específicos e exigentes sobre fotografia.

Com uma interface um pouco mais complexa e uma grande variedade de ferramentas para edição e arranjo de imagens, é uma alternativa interessante para fotógrafos profissionais e amantes inveterados dessa arte. Um espaço para compartilhamento com colegas apaixonados por foto.

Aqui você pode divulgar trabalhos mais elaborados e se alimentar de referências muito interessantes.

Vale notar também que ele não possui versão web; está disponível apenas para os smartphones Android e iOS.

4. Artstack

Outra plataforma com foco em usuários de nicho, o Artstack é dedicado ao compartilhamento de trabalhos autorais, com enfoque para fotografias artísticas, sejam de grandes nomes da área ou anônimos de grande talento.

As funcionalidades permitem que você envie conteúdo autoral, faça uma lista dos seus trabalhos favoritos e siga os perfis dos fotógrafos dos quais mais gosta, podendo consumir tudo que eles publicam, sem a filtragem de timeline que outros serviços fazem.

O site está disponível para acessos via web, além dos apps mobile para iOS e Android.

5. Flickr

Embora tenha perdido popularidade para as novas redes sociais, o Flickr ainda é um gigante da fotografia. Além das funcionalidades sociais de compartilhamento e pesquisa, ele ainda oferece um disco online para armazenamento de fotos e portfólios.

Seu acervo é gigantesco, então vale a pena dar uma navegada por lá.

Disponível pela web, a plataforma também pode ser acessada a partir de aplicativos próprios, com versões para os três maiores sistemas operacionais de smartphones.

6. 500px

Se você está procurando por imagens para uso em seus trabalhos, o 500px pode ser uma opção! Com milhões de fotografias em seu banco de imagens, o site oferece opções de compra livres de royalties e para uso comercial, assim como funções para navegação e compartilhamento.

Você também pode vender suas fotos autorais por lá, então pode funcionar como uma opção alternativa de renda.

Ele tem aplicativos para Android e iOS, assim como o acesso por desktop. Vale conferir.

Nesse post, você conheceu algumas das melhores redes sociais de fotografia disponíveis para os apaixonados pela área. Seja para busca de inspirações, compartilhamento de referências ou mesmo compra de imagens para seus trabalhos, essa lista certamente pode ajudar em seus futuros projetos e no seu banco de referências. Basta usar!

Gostou das dicas? Aproveite e compartilhe com os seus amigos nas redes sociais! Com certeza tem alguma rede que eles ainda não conhecem. 😉

E se você conhecer outra que seja bacana, indique aí nos comentários.

Um comentário em “Conheça 6 redes sociais de fotografia para promover suas fotos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao Topo