Blog Indimagem

Conteúdo valioso para fotógrafos profissionais

Dicas para fotografar joias, alta produção e baixo custo!

Dicas para fotografar joias, alta produção e baixo custo!

Se você vende joias, acessórios ou bijuterias on-line, já deve ter percebido que fotografar joias requer atenção especial a algumas questões específicos desse segmento, não é mesmo?

Garantir um resultado profissional e atrativo, com fotos nítidas e de alta qualidade, é fundamental para dar início a todo o processo de divulgação no seu e-commerce.

Com o objetivo de ajudá-lo nessa tarefa, separamos 6 dicas essenciais para você conseguir finalizar um trabalho respeitável e consistente, sem precisar gastar muito e obtendo o máximo de proveito. Confira!

Como fotografar joias de forma incrível

1. Prepare as joias com antecedência

Antes de começar a produção, analise bem todos os itens que serão fotografados. Verifique se existe alguma imperfeição nas peças, como arranhões, metais amassados, pequenas pedras faltando etc. São detalhes que passam despercebidos ao nosso olhar, mas não pelas lentes das câmeras.

Por isso, é indispensável fazer uma limpeza caprichada em todas as peças, eliminando as possíveis manchas e poeira. A mínima partícula de pó é capaz de levar todo o seu trabalho por água abaixo ou custar mais tempo e dor de cabeça na pós-produção, já que nessa fase não há garantias de um resultado tão perfeito.

2. Ajuste a iluminação corretamente

luz natural é sempre a melhor amiga de qualquer tipo de fotografia, uma vez que sua distribuição acontece de maneira uniforme e espontânea. Então, não pense duas vezes antes de usá-la se essa opção estiver ao seu alcance. Lembre-se que, para captar objetos pequenos, quanto mais difusa for a luz, melhor ficará o resultado da imagem registrada.

Para fotos externas, a hora mais favorável, se deseja aproveitar o ângulo e a intensidade da luz solar, é entre 6 h e 10 h e entre 16 h e 18h30. Para usar a luz natural em suas joias, tente fotografar próximo a janelas ou outro local com incidência dos raios do sol, e fique bem atento ao equilíbrio das cores e balanço de branco da câmera.

Na falta desse recurso, a escolha mais acertada é uma iluminação artificial suave, incidente e contínua, evitando sempre o flash.

3. Aposte no fundo branco

Muitos fotógrafos montam um miniestúdio com todos os recursos necessários para garantir um background branco perfeito às suas imagens. Porém, se você não pode investir muito, existem formas criativas de produzir um ambiente semelhante.

Basta usar um pedaço de papel ou tecido branco atrás do produto a ser fotografado, dobrando-o para criar uma curva. Depois, é só posicionar o objeto no centro desse papel e ele estará pronto para ser registrado com a mesma qualidade que o miniestúdio pode proporcionar.

4. Evite inserir muitos elementos na cena

Antes de abordar o problema dos elementos em excesso, é interessante diferenciar fotografia editorial da fotografia de produto. O primeiro caso é utilizado para divulgação em editoriais de moda, revistas, banners, publicações jornalísticas ou anúncios, o que pede um cenário para complementar o assunto. Para tanto, é preciso incluir adereços, locais e modelos para interagir com o objeto.

A fotografia de produto — também conhecida como still — não exige nada disso. É mais usada em e-commerce com a finalidade de destacar o produto que está à venda. Assim, é conveniente evitar a inclusão de elementos que possam distrair a atenção do consumidor.

5. Configure a máquina

Pequenos objetos precisam de alguns ajustes específicos na máquina, como desabilitar o flash. Fotógrafos pouco experientes podem optar pelo modo semiautomático do equipamento e ajustar o ISO para 100 ou 200. É necessário, ainda, adequar o tamanho da foto no menu. Apesar de se tratarem de imagens para web, o tamanho grande promove uma qualidade mais alta, valorizando os detalhes.

6. Ajuste o foco

A nitidez é vital para atrair os olhares dos visitantes do seu site. Por isso, o foco deve ter um ajuste impecável. E lembre-se da nitidez! Muita nitidez é necessária para mostrar o realismo das joias, afinal, esse é o único recurso visual disponível para os seus clientes.

Viu como pode ser simples reduzir custos e tempo ao fotografar joias para o seu site de e-commerce? Aproveite essas dicas para transmitir uma imagem mais profissional, oferecendo a melhor experiência aos seus clientes.

Agora que você viu essas dicas, assinando nossa newsletter, você poderá ler mais conteúdos como esse!

Um comentário em “Dicas para fotografar joias, alta produção e baixo custo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao Topo