Blog Indimagem

Conteúdo valioso para fotógrafos profissionais

Ensaio boudoir, veja como fazer fotos incríveis

Ensaio boudoir, veja como fazer fotos incríveis

O termo boudoir é de origem francesa e serve para definir o quarto de vestir de uma mulher. Com o tempo, passou a ser conhecido na fotografia de casamento como ensaio boudoir e sua finalidade, a princípio, é presentear o noivo com fotos sensuais de sua futura esposa.

O estilo também se estende a ensaios para mulheres que desejam dar uma apimentada na relação com seus parceiros e, até mesmo, um up na própria autoestima.

Para fotógrafos que pretendem se preparar melhor para essa tendência — já em alta —, reunimos algumas dicas práticas e importantes. Confira e saiba como deixar o seu ensaio incrível!

Escolha o local ideal

O ambiente pode ser determinante para esse tipo de ensaio. Produzir as fotos em um local íntimo e acolhedor é mais usual, considerando o quanto a cliente ou modelo pode sentir-se influenciada pelo clima do lugar, garantindo um resultado mais natural.

O ideal é conversar com a pessoa antes para decidir onde ela se sentiria mais à vontade: em sua casa, no estúdio, em um hotel? No caso de um trabalho feito para a noiva, o quarto do casal é propício para o ensaio, uma vez que as fotos sensuais serviriam de antecipação para o momento tão esperado e especial: a lua de mel.

Deixe a modelo à vontade

Alguns ensaios fotográficos exigem do profissional mais que a habilidade técnica do seu trabalho rotineiro. No caso do ensaio boudoir, não é incomum o fotógrafo ter de lançar mão de dotes de psicologia. Isso porque quando se fala em fotografia relacionada à sensualidade feminina, para muitas mulheres, é desafiador vencer a timidez e algumas questões de vulnerabilidade, como os famosos “complexos”.

Então, caberá ao fotógrafo usar truques para descontrair sua cliente e espantar a tensão, evitando, com isso, prejuízo no resultado do trabalho. Nesse momento, cabe falar sobre coisas corriqueiras e leves, desviando do assunto “sensualidade”. Aos poucos a confiança mútua aflora e o ensaio flui.

Para manter um clima relaxado, vale programar algumas pausas para respirar pausadamente, fazer exercícios de relaxamento, tomar um suco, conversar um pouco, enfim, tudo o que possa contribuir para a fluidez do trabalho.

Saiba o que utilizar

Já falamos como deve ser o ambiente para a produção dessas fotos: na maioria das vezes, é um quarto com décor feminino e moderno que pode ser inspirado nas modelos pinups — ícones da sensualidade feminina nas décadas de 1940 e 1950.

Os acessórios usados são lingeries e outras peças que valorizem o corpo, além de maquiagem, adereços como chapéus, cinta-liga, véu, bijuterias e tudo mais que a imaginação puder alcançar e acrescentar.

Não exagere nos equipamentos

Quando se fala em ensaio boudoir, as chances de você precisar se deslocar com os seus equipamentos são grandes, por isso, a máxima “menos é mais” cai muito bem. Quanto menos “traquitanas” puder carregar, melhor para transportar suas coisas de um lugar para outro.

Imagine que para um quarto pequeno é necessário apenas a sua câmera, dois flashes externos, uma sombrinha e um suporte para dar conta da iluminação de todo o ambiente, além da possibilidade de improvisação com móveis do local, usando a criatividade espontaneamente.

Produza uma iluminação acolhedora

No universo da fotografia a luz é o grande truque para produzir o clima certo a cada tipo de imagem. Sabemos que um ensaio boudoir deve ser sensual, romântico e acolhedor ao mesmo tempo, e a iluminação tem tudo para proporcionar esses efeitos.

Não é exagero algum admitir que o sucesso desse estilo está diretamente relacionado à luz. Assim, empregue o tempo que for preciso para criar o efeito condizente com o tema proposto. Nesse caso, uma iluminação com tom amarelado rende uma atmosfera aconchegante e quente.

Lembre-se sempre que, apesar da desenvoltura necessária para um ensaio boudoir bem-sucedido, é bom manter o tom profissional para evitar constrangimentos com os clientes e criar uma boa reputação nesse segmento.

Se você gosta de experimentar conceitos diferentes em seus trabalhos, nos acompanhe no Facebook, Instagram, YouTubeiTunes e saiba muito mais sobre fotografia!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao Topo