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Facebook para Fotógrafos, como começar a ter resultados?

Facebook para Fotógrafos, como começar a ter resultados?

Um dos canais mais importantes e eficientes para atrair um público segmentado e específico (como noivas, gestantes, casais, etc) é o Facebook. Mas será que existe uma fórmula para o sucesso na rede social?

Usar Facebook para fotógrafos como ferramenta de vendas não é tarefa fácil, mesmo assim acredito no bom e velho Vilfredo Pareto, pregando que 20% dos esforços geram 80% dos resultados.

Pra começar, vale comentar o estudo realizado pela Hubspot, plataforma de automação de marketing, comprovando que as pessoas têm 44% mais chances de se envolver com conteúdo ilustrado nas redes sociais. Isso mesmo, se tem fotinho as pessoas gostam mais =)

Tudo bem, não é desse tipo de imagem que estou falando, kkkkk. Mas tava frio aqui!

Isso quer dizer que, sendo fotógrafo, você só precisa criar um conteúdo relevante, pois as imagens você já tem. Isso não é o máximo?

Estar presente de forma forte e consistente no Facebook fará bombar o seu marketing de fotógrafo. Se bem utilizado, o Facebook pode fazer canais como blog, e-mail marketing, Twitter, Instagram (e até meios mais tradicionais como a indicação boca-a-boca) aumentarem consideravelmente em resultados.

Imagine que esse efeito em cadeia pode influenciar sua reputação e autoridade dentro e fora das redes sociais.

Outro argumento a favor do “azulão do Markito” é o fato de que o Facebook é o segundo site mais popular do planeta (só perde pro Google), com mais de 1 bilhão de usuários acessando todos os dias. Pensando dessa forma, é muito provável que o seu público alvo esteja passeando por lá. Então, se o fotógrafo precisa estar onde o seu público está, o Face é o seu lugar.

Agora, que tal aprender algumas práticas para envolver e atrair o público certo no Facebook? Veremos então os primeiros passos para gerar engajamento dos clientes na rede social através de 5 dicas poderosas.

Dica 1. Tenha uma página no Facebook e pense o que o seu cliente acharia do seu post antes de publicar.

Primeiramente você precisa saber que um negócio de fotografia precisa de uma página no Facebook. Claro que isso não quer dizer que você não possa usar o seu perfil pessoal para divulgar os seus trabalhos, mas a página do negócio e seu perfil pessoal funcionam de maneira diferente. Entenda que perfil pessoal serve para você se relacionar com os amigos e lá você está liberado para conversar e se expressar sobre os mais diversos assuntos, mas, quando falamos da página do seu negócio, você precisa estar pensando como o seu cliente. Leve em conta qual a impressão que o cliente terá ao entrar em contato com a sua página/conteúdo. Trabalhos, making ofs e informações relevantes para o cliente estão liberados, mas as mensagens positivas da sua avó e as discussões sobre política devem ficar longe dele, ok?

Gerenciador de anúncios do Face
Gerenciador de anúncios do Face

Dica 2. Invista uma grana e teste o gerenciador de anúncios do Face. Vá aos poucos e entenda o bichinho.

Existem muitas formas de impactar e aumentar a audiência da sua empresa no Facebook e você deve considerar fortemente a possibilidade de deixar um dinheirinho mensalmente por lá. Cara, o Facebook é uma empresa e trabalha por lucro. Pensando assim parece óbvio que você precisa gastar uns trocados por lá. Se você nunca teve contato com os anúncios do Facebook invista 30 minutos do seu tempo e acesse https://business.facebook.com/ – esse é o link para o gerenciador de anúncios do Facebook. Você ficará impressionado com o nível e a profundidade das informações que o cara lá sabe a seu respeito. Basicamente TUDO o que você faz dentro da rede (páginas que curte, lugares que frequenta, conteúdo que acessa, etc) é utilizado pelo “Big Data” do Facebook para criar um perfil de hábitos e de consumo que, SIM, pode ser comprado por quem quiser explorar isso.

facebook ads
Onde criar anúncios no Facebook

Dica 3. Desenvolva um site lindo para que o Facebook possa redirecionar o seu tráfego

Ter um site/blog bacana e com CONTEÚDO interessante para os seus clientes é essencial. Aí você vai me perguntar: Eduardo, o que o Facebook tem com isso? Tudo! Pense no Facebook como um lugar onde você chama a atenção dos possíveis clientes e no seu site como o local onde você os encanta e fideliza. De nada adianta uma presença forte no Facebook se você não tiver um belo endereço na web para “jogar” os seus prospectos e transformá-los em clientes.

Dica 4. Use o Facebook e o Google em conjunto para bombar os seus posts no blog e encantar seus clientes.

Vanassi, o que diabos eu posto no meu site/blog? Somente fotos??? Obviamente que não! O Google (pelo menos até o presente momento) ainda não consegue indexar imagens, por isso… ELE PRECISA DE TEXTO! E sobre o que eu devo escrever? Pense novamente como o seu cliente, o que ele gostaria de ouvir? Quais são as suas dores, medos, objetivos e como o seu produto poderia ajudar a resolver isso. O “estado da arte” de um post no blog é quando você tira o cliente do Facebook e ele acaba encantado e surpreso com o que leu lá fora. Como eu espero que você fique ao ler esse post, hahahaha =p

google facebook logos

Dica 5. Depois de ler este artigo acesse o “Insights” e descubra os segredos que ele reserva.

Ok, você tem uma rotina organizada de conteúdo, fotos, textos, vídeos, nudes (sei lá), tudo o que está na moda. Agora, como saber do que o seu público mais gosta? No que eles engajam mais? A resposta está em uma ferramenta poderosa chamada Facebook Insights. Basicamente ela otimiza os seus esforços para aumentar o alcance das suas publicações, porque o bichinho ali te diz tudo sobre a interação das pessoas com as suas postagens. Olha, pra mim, só o Insights já vale o esforço de manter uma fanpage viu?

Facebook-Insights-Overview
Facebook Insights

Então meu querido, lembre-se de ficar ativo nas redes sociais e não deixe que o medo de errar te impeça de continuar em frente; até porque, como diria o Vilfredo Pareto (que eu mencionei lá no início do artigo)…

“Dêem-me erros frutíferos, cheios de sementes, rebentando com as suas próprias correções, e podem guardar a verdade estéril para vocês mesmos.”

Até a próxima. =)


Esse foi o primeiro de uma série de artigos que o Dudu vai escrever, com exclusividade para a Indimagem, sobre Marketing Digital! Quer saber mais sobre o assunto?

46 comentários sobre “Facebook para Fotógrafos, como começar a ter resultados?

  1. Cara vocês dão uma injeção de ânimo e vontade tão grande! Obrigado por dedicar esse tempo e passar um pouco de sua sabedoria!

  2. Olá Eduardo. Muito bom o texto.

    Vou ver se consigo colocar algumas coisas em prática dai. kkkkk.
    Meu blog anda meio parado, por falta de tempo, afinal ainda não sou fotógrafo full time. Sendo assim ainda passo por perrengues de ter que postar, mas é o preço que se paga.
    Gosto mais de usar o instagram, acho que acaba fazendo o mesmo trabalho, uma vez que são interligados.

  3. Adorei o topico,recebi a noticia por email,muito util,tenho certeza de que será util aos outros assim como foi pra mim,obrigadoo
    Cada dica vale ouroo

  4. Ótima matéria! Tenho minha páginas no FB só para meu trabalho de fotografia, mais ainda não tenho um site/blog. Agora deu vontade de fazer um!

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