Fotografia de festa de 15 anos: como seu trabalho pode conquistar a nova geração?

Tempo de leitura: 3 minutos

Fotografia de festa de 15 anos é um grande mercado em que o fotógrafo pode investir. Entretanto, diferentemente de eventos como casamentos, que costumam se manter mais estáticos, travados por sua tradição, a comemoração de debutantes é algo que está em constante transformação.

Embora alguns momentos clássicos costumem se manter (como a hora da valsa), a cada geração esse tipo de celebração sofre inovações. Por isso é que nós, fotógrafos, nunca podemos nos acomodar. Se quisermos atuar nesse mercado, devemos estar sempre nos atualizando.

Sendo assim, confira algumas dicas que preparei para você conseguir realizar um trabalho que conquiste a nova geração e lhe garanta uma agenda cheia de novos clientes. Vamos lá!

Conheça o universo do seu público

Você conhece o universo dos adolescentes da nova geração? Que filmes eles estão vendo? Quais são seus artistas favoritos? O que gostam de fazer para se divertir? Quais são suas preocupações? Você sabe?

Se não, então está na hora de pesquisar. É muito importante conhecermos o público com o qual trabalharemos. Desse jeito, conseguimos agregar muito mais ao nosso trabalho, pois temos referências que podemos usar, entendemos melhor o ritmo a se aplicar na história contada através das fotos, além de nos dar muito mais condições para conversar com as adolescentes.

Ouça a aniversariante

Parece óbvia esta dica, mas existem muitos fotógrafos que adotam uma postura prepotente de achar que ele já tem o segredo nas mãos, por isso negociam e conversam apenas com os pais da debutante. Entretanto, por mais que um profissional seja experiente, um trabalho só é perfeito se o cliente se vê representado nele.

Um trabalho fotográfico não é só sobre ângulos e composições perfeitas, mas também personalidade. Por isso, é tão importante estar intimamente conectado aos desejos da aniversariante.

Foque na descontração

Uma dica para conquistar essa nova geração é buscar fugir do tradicionalismo e focar na descontração. Prefira as fotos espontâneas e não menospreze o “making of” da festa. O momento de arrumação, a maquiagem e o cabelo com as amigas costumam render fotos excelentes.

É claro, não é preciso abandonar todos os momentos clássicos. Até porque, normalmente, eles são prezados pelos pais da aniversariante, que geralmente irão pagar pelo serviço. Portanto, é importante agradá-los também, não é?

Saiba a programação do evento

As festas de 15 anos, mesmo com todas as inovações, ainda costumam seguir uma rotina de programação: existe o momento da valsa, da entrega do anel, a hora de cortar o bolo, a homenagem dos amigos, entre outros detalhes.

É importante que você descubra quais deles vão acontecer e em que momento, para não ser pego desprevenido. Esses costumam ser os pontos mais importantes da festa e merecem um registro de acordo. Então, conheça a programação e já esteja preparado para os melhores ângulos.

Entregue quanto antes

Uma característica dessa geração é a velocidade. Tudo acontece muito rápido. No mesmo dia, até mesmo no momento do evento, já existirão fotos e vídeos da festa circulando pela internet, feitos pelos amigos e convidados da aniversariante.

Sendo assim, a debutante desejará ter, quanto antes, alguma foto profissional para postar também. Claro que ninguém espera que no dia seguinte você já possua as melhores fotos editadas e o álbum pronto. Porém, seria interessante liberar, pelo menos, algumas imagens ainda na mesma semana, para que a aniversariante já possa postar em suas redes sociais.

Gostou das dicas sobre fotografia de festa de 15 anos? Então, curta a nossa página do Facebook! Assim, você sempre ficará por dentro das nossas novidades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *