Blog Indimagem

Conteúdo valioso para fotógrafos profissionais

Fotografia lifestyle: 7 dicas para aproveitar a casa do cliente

Fotografia lifestyle: 7 dicas para aproveitar a casa do cliente

Com a intenção de registrar aquilo de mais verdadeiro que uma cena guarda, a fotografia lifestyle se transformou em uma tendência entre os fotógrafos e tem conquistado um público cada vez maior. Muito além das poses, esse estilo busca capturar todo o sentimento e expressões das pessoas fotografadas.

E não poderia ser diferente: traduzido, o termo significa estilo de vida. Logo, o principal objetivo é retratar o cotidiano e o jeitinho de cada família ou pessoa fotografada, muitas vezes utilizando a casa do cliente como cenário.

Mas fotografar em um ambiente completamente desconhecido nem sempre é fácil. Por isso, listo, abaixo, 7 dicas de como você pode aproveitar a casa do cliente para tirar belas fotos. Confira!

1. Fotografe como um observador

A fotografia lifestyle tem como objetivo contar uma história sobre as pessoas fotografadas. E se você busca se destacar nesse mercado e fazer boas imagens, seja na casa do cliente, seja em ambientes externos, é essencial se posicionar como um observador e narrador dessa história.

Antes de sair clicando por aí, você precisa enxergar as cenas e tentar capturar cada detalhe de um determinado momento. Conheça o ambiente, olhe os espaços, observe os móveis e a decoração. Assim, você começa a entender um pouco da história que vai contar com as suas fotografias.

Uma boa dica é, antes de começar o ensaio, conversar com o cliente sobre a história daquele lugar, os cômodos preferidos da casa, onde eles ficam nas horas livres, entre outras coisas. Desse modo, você começa a criar um roteiro na sua mente e pode ir em busca de cenários potenciais para criar belas imagens.

2. Conheça o ambiente antes de fazer as fotos

Para evitar imprevistos ou qualquer tipo de problema que possa surgir na hora do ensaio, uma das melhores dicas que posso dar é que o fotógrafo conheça o ambiente que vai servir como cenário antes de fazer as fotos.

O ideal é que você visite a casa do seu cliente em algum momento antes do dia do ensaio. Pode ser em alguma reunião para fechar o contrato ou apenas para conhecer o local mesmo. O importante é que você consiga observar o espaço, disposição de móveis e objetos e a iluminação disponível.

Mas nem sempre existe a disponibilidade de agenda, tanto sua quanto do cliente, para que você faça uma visita técnica na casa. Nesse caso, peça algumas fotos dos principais ambientes e cantinhos preferidos do local. Assim, você consegue ter uma ideia do que vai encontrar e pode planejar a sua sessão mais facilmente.

3. Valorize o ambiente

Embora a fotografia lifestyle busque registrar as cenas de forma natural, não existe nenhum problema em ajustar e valorizar o ambiente de forma que as fotografias apresentem um resultado melhor esteticamente.

Resumindo, dar uma “arrumadinha” na casa pode fazer toda a diferença na hora de fazer uma composição mais harmoniosa e bonita. Ninguém está falando em fazer faxina ou mudar a disposição da casa, hein! Mas apenas ajustar algumas coisas para enriquecer o resultado das suas fotografias.

Afinal, os remédios, cabos, controles, relógios, papéis, dentre outras coisas que normalmente ficam espalhadas pela casa, não são necessários na sua composição, certo? O ideal é que fiquem apenas os objetos de decoração que tenham algum significado para o fotografado.

Lembre-se de sempre pedir a autorização do seu cliente antes de mexer em qualquer coisa que seja. Caso ele peça a sua sugestão, você pode orientar sobre a cor da roupa de cama ou sobre algum outro detalhe que vai ornar melhor com o estilo das fotos.

4. Invista em composições abertas

Uma das principais dificuldades de fotografar em casa, e que faz muitos profissionais passarem bem longe dessa possibilidade, é ter criatividade. Isso porque os espaços fechados podem limitar um pouco a composição. Mas não se preocupe: ao treinar o seu olhar, você consegue encontrar soluções bem interessantes.

Uma boa dica é investir em composições mais abertas. Assim, você consegue mostrar o ambiente como um todo e fugir dos closes e retratos, que são mais comuns nesse estilo de fotografia.

Embora as fotos abertas sejam muito comuns nos ensaios externos, elas são facilmente esquecidas em uma sessão lifestyle, o que pode resultar em um ensaio repetitivo e sem muita variação de imagens. Por isso, lembre-se de sempre fazer pelo menos alguns cliques no maior ângulo que conseguir.

5. Atente-se à iluminação

Um dos principais desafios da fotografia é a iluminação. E quando se trata de uma sessão lifestyle feita na casa dos clientes, a situação pode ser ainda mais complicada.

Nem todos os ambientes contam com a iluminação adequada para a fotografia e os profissionais devem estar preparados para solucionar esse tipo de situação. Mas, afinal, como isso é possível?

A primeira dica é informar-se com antecedência sobre as condições do local, existência de janelas, varandas etc. No dia do ensaio, aposte sempre em lentes claras, que vão ampliar as suas possibilidades, e, na hora das fotos, procure fotografar nos ambientes mais iluminados da casa.

6. Movimente-se

Nesse tipo de ensaio fotográfico, o movimento do fotógrafo e de sua câmera é essencial para criar bons enquadramentos. Aproxime-se, afaste-se, abaixe, levante, se mexa para todos os lados e busque explorar todas as direções da casa. Dessa forma, você sai do lugar comum e encontra ângulos inusitados para as suas fotos.

Lembre-se de, antes de clicar, observar bem o ambiente, de forma a criar a melhor composição possível, alcançando resultados incríveis com as suas imagens. As portas, o teto, as cores, os detalhes: tudo merece atenção e tem significado. E você só vai conseguir enxergar isso ao se movimentar.

7. Fique invisível quando necessário

Embora em momentos específicos do ensaio você precise interferir em algumas questões simples, o mais indicado é que você crie o poder da invisibilidade na maior parte do tempo.

Para que as fotos sejam naturais, é essencial que as pessoas fotografadas se sintam confortáveis com a situação e, para isso, você precisa ser o mais discreto possível. Quanto menos você intervir, melhor será o resultado final.

Legal, não é? Como você pôde conferir, com algumas dicas simples você pode aproveitar o máximo que a casa dos seus clientes tem a oferecer e conseguir resultados surpreendentes!

Agora que você já sabe tudo sobre fotografia lifestyle, que tal receber outras informações que podem ajudar o seu trabalho como fotógrafo?  Confira 5 dicas para aumentar a sua venda de fotos em datas comemorativas e se destaque no seu mercado de atuação!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao Topo