Blog Indimagem

Conteúdo valioso para fotógrafos profissionais

Fotografia lifestyle: o que é e como fazer?

Fotografia lifestyle: o que é e como fazer?

Eu sei. Todo fotógrafo adora imagens produzidas, um cenário deslumbrante, uma luz perfeita e todas aquelas combinações que fazem do seu registro uma obra de arte. Porém, existe um novo jeito de capturar que está movimentando o mercado na contramão: é a fotografia lifestyle.

Na prática, a fotografia lifestyle é como se fosse um documentário fotográfico. Ou seja, uma dose da vida como ela é em forma de ensaio fotográfico e o resultado é simplesmente fantástico! Não é à toa que muitos profissionais estão trabalhando bastante depois que incluíram o lifestyle no seu portfólio, principalmente em fotografias de famílias.

E o melhor: os custos podem ser mais baixos e o estresse menor, se comparado à cobertura de um casamento, por exemplo. A ideia é simples: a fotografia lifestyle mostra como as pessoas vivem. Geralmente, a locação é a própria casa da família ou algum lugar que tenha um significado muito importante e tudo o que você vai ter que fazer é capturar os momentos vividos naquele ambiente.

É claro que você vai ter que contar com a ajuda do espaço ou da luz, que nem sempre colaboram, mas se você mergulhar fundo e tiver sensibilidade (fundamental), saberá fazer o clique na hora certa.

E essa onda lifestyle veio para ficar. Muitas pessoas estão buscando profissionais da fotografia para registrar os momentos reais de uma determinada fase familiar, como quando um bebê chega em casa ou a rotina das crianças brincando na sala. Enfim, são pequenas cenas cotidianas que ficarão bem poéticas pelos olhos das suas lentes.

Outro destaque desse segmento da fotografia é que você pode atuar em um nicho muito interessante. Se você já faz casamentos, gestantes e newborn, é só incluir a fotografia lifestyle como mais uma opção para os clientes que já confiam no seu trabalho. Continue a leitura e entenda mais sobre o assunto!

Faça os primeiros ensaios com pessoas próximas

Sabe aqueles clientes que fizeram com você o pré-wedding, casamento, gestante e agora estão com um lindo bebê em casa? Esses são os seus potenciais para a fotografia lifestyle. Não é obrigatório, mas ter uma relação mais próxima com os clientes pode te ajudar nos primeiros ensaios, principalmente dentro da casa deles, que é algo mais íntimo.

Seja o mais invisível que puder

Mas não é porque você conhece a família que você vai se inserir na rotina deles. Ao contrário, um bom fotógrafo é aquele que se comporta de maneira mais discreta possível. Lembre-se: o estilo desse tipo de fotografia é naturalidade, os pequenos detalhes e a relação de amor que existe naquele espaço. Quanto menos interferência você tiver sobre o lugar, melhor.

Mesmo assim, dirija

É possível e (até) necessário dirigir uma cena na fotografia lifestyle. Aproveite o seu olhar de fotógrafo para descobrir cantinhos especiais da casa onde a luz é melhor, e sugira. Evite ao máximo fotografias posadas, mas estimule os seus clientes a melhorarem a postura, mesmo sem olhar para as lentes.

Se você não conhece o espaço onde acontecerá a sessão e não tem tempo de ir antes visitar (perfeitamente comum), peça que seus clientes façam fotos e vídeos caseiros para te ajudar a saber que equipamentos e acessórios (lentes, luz) você vai precisar para potencializar o seu trabalho.

Converse

Se a proposta é fazer fotografia lifestyle, os clientes precisam estar abertos ao diálogo. Crie um questionário com algumas perguntas básicas sobre os hábitos de vida deles, suas preferências e gostos pessoais. Isso pode incluir até religião, hobbys, animais de estimação e tudo o que faz parte do dia a dia. Desta forma, você vai estar mais preparado e sensível ao que é realmente importante para seus clientes.

Esse tipo de trabalho fica lindo se for comercializado em álbuns com acabamentos especiais. A Indimagem oferece uma linha completa para encantar seus clientes e ajudar você a vender mais. Confira!

Você já fez fotografia lifestyle? Deixe nos seus comentários uma dica de ouro para um resultado surpreendente! 😉

2 comentários sobre “Fotografia lifestyle: o que é e como fazer?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao Topo