Blog Indimagem

Conteúdo valioso para fotógrafos profissionais

Insegurança do fotógrafo: saiba como superar esse obstáculo!

Insegurança do fotógrafo: saiba como superar esse obstáculo!

A insegurança é definida como a sensação de falta de segurança ou, ainda, como a falta de confiança no próprio trabalho e em suas próprias habilidades. A insegurança do fotógrafo é algo bastante comum na profissão. Você sabe como lidar com ela?

No post de hoje, separei algumas dicas para você que perde noites de sono inseguro, se sentindo despreparado para seus ensaios e eventos. Continue a leitura e saiba como superar esse obstáculo!

Saiba o que deixa você inseguro

O primeiro passo para vencer a insegurança é entender o que está fazendo com que você se sinta assim. É só compreendendo o que o leva a se sentir despreparado ou ansioso que você poderá pensar em formas de resolver o problema. Quando descobrir o motivo da sua insegurança, faça um plano de ação.

Você sente que não tem conhecimento técnico em algum aspecto? Estude! Procure tutoriais, converse com colegas, pegue sua câmera e tire um dia inteiro para treinar. Acredita que sua edição não ressalta seu trabalho, destacando o melhor dele? Analise suas fotos para entender o que é que traz essa insatisfação. Teste novas técnicas, novas configurações base ou presets até que você se identifique com o resultado.

Estude com antecedência e planeje

Quem nunca caiu na bobeira de buscar todas as referências possíveis um dia antes de fotografar um evento ou um ensaio? Quase todos nós, não é mesmo? Quando fazemos isso, consumimos uma overdose de informação que a nossa cabeça não é capaz de assimilar. Isso gera a insegurança e o medo de não conseguirmos entregar um trabalho de qualidade.

É como fazer uma prova na escola: você pode e deve estudar muito e planejar as fotos que vai fazer, mas faça isso com antecedência, e não no dia anterior. Se você não aprendeu o que precisava até aquele momento, um dia só certamente não será suficiente para adquirir este novo conhecimento!

Converse bastante com os seus clientes

Um dos motivos mais recorrentes para a insegurança dos fotógrafos é a falta de alinhamento entre as ideias dele e o desejo dos clientes. Se você não sabe quais são as expectativas dele com o ensaio e qual o resultado esperado com tanta ansiedade, como vai conseguir entregar um trabalho que desperte suas emoções, que retrate com fidelidade aquele momento e que realmente conquiste seu coração?

Então, já sabe! Converse bastante com seus clientes. Mais do que isso, saiba escutá-los. Isso não significa que você tenha que abdicar do seu próprio estilo e forma de fazer suas fotos, mas sim que vai saber como casar as expectativas do seu cliente à sua forma de trabalhar.

Entenda que a ação cura o medo

Mesmo se preparando de todas as formas possíveis, estudando com antecedência e tendo tudo alinhado com seus clientes, você ainda sente medo?

Então vá e faça, mesmo com medo! O medo e a insegurança são sentimentos comuns e podem ser benéficos, pois eles fazem com que você se previna para todas as situações. A insegurança é um sentimento normal quando gostamos daquilo que fazemos e quando trabalhamos com dedicação, pois sempre queremos dar o nosso melhor.

Você sempre vai ter medo de que alguma coisa não aconteça da forma como você planejou. O que você não pode fazer é deixar esse medo paralisá-lo e impedir que você cresça. Adquirir confiança é um processo que requer força e constância durante a trajetória profissional.

Viu só? Com as dicas que eu trouxe neste post, você vai conseguir lidar melhor com a insegurança do fotógrafo e não deixá-la mais atrapalhar seu desempenho e sua trajetória profissional.

Gostou das estratégias para esse problema tão comum? Então, compartilhe este post nas suas redes sociais para ajudar outros amigos e colegas a também superarem a insegurança!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao Topo