Marketing digital para fotógrafos: conheça 4 dicas matadoras!

Tempo de leitura: 3 minutos

Quando a fotografia deixa de ser um hobby e passa a ser profissão, é necessário começar a encará-la como um produto ou serviço a ser vendido. E aí é que entra o temido marketing. Porém, é bom lembrar que vivemos em uma era dominada pela internet então nada mais justo que usá-la a nosso favor, certo? Por isso hoje vou te dar 4 dicas de como utilizar o marketing digital para fotógrafos. Continue a leitura e fique por dentro!

Conheça seu público-alvo

Tá, essa é velha, todo post sobre marketing fala sobre conhecer o público. Mas por que batemos tanto nessa tecla? Simples: qualquer estratégia de marketing criada sem a definição de um público-alvo está fadada ao fracasso. De nada adianta uma estratégia super bem definida se estiver mal direcionada.

Então, antes de qualquer outro passo, conheça bem o seu público-alvo. Escolha ele. É sério, tome uma decisão e escolha que público atender, de acordo com sua realidade. Descubra onde seus possíveis clientes estão, quais são seus gostos e problemas. Daí sim, vá onde eles estão, converse sobre os gostos deles e trabalhe para solucionar os seus contratempos.

Explore bem as redes sociais

Hoje em dia dificilmente encontramos alguém que não utilize ao menos uma rede social. Por isso é praticamente obrigatório que todo fotógrafo use redes sociais como ferramentas de divulgação. Mas é importante salientar que apenas ter uma conta em uma delas não vai lhe trazer resultados.

Se você já aplicou a primeira dica provavelmente já sabe em quais redes sociais seu público está presente. Você já pode ter usado a melhor estratégia possível no Facebook mas ela não vai valer de nada se a rede social que seu público está presente é o Pinterest.

Além disso, é importante dar atenção à frequência das postagens e ao conteúdo. Em vez de criar apenas posts promovendo seus serviços, ofereça conteúdo otimizado para seu público. É fotógrafo de casamento? Faça postagens sobre como escolher o vestido ou buquê ideal. É fotógrafo infantil? Dê dicas direcionadas para as mães. Explore ao máximo o que as redes sociais te oferecem!

Tenha um site

Não ter um site próprio é um dos maiores erros cometidos por fotógrafos. Redes Sociais são ótimas ferramentas de marketing digital para fotógrafos, mas elas não substituem um site. O seu site é o responsável por passar uma imagem mais profissional dos seus serviços, além de ajudar na definição da identidade da sua marca. E o mais importante: ele é indexado pelo Google, então as pessoas conseguem encontrar os conteúdos facilmente. Não tem um site ainda? Corra para criar um ou vai acabar ficando para trás!

Utilize SEO

SEO (Search Engine Optimization) significa, basicamente, otimização para mecanismos de busca. O SEO é a estratégia utilizada para colocar o seu site ou blog na primeira página no Google. Essa técnica tem sido cada vez mais utilizada e não é a toa. Já pensou alguém pesquisar no Google por fotógrafo na sua região e o primeiro site a aparecer ser o seu? Nada mal, não é mesmo? 😉

É importante lembrar que o marketing digital para fotógrafos, assim como qualquer tipo de marketing, exige trabalho e aprendizado constante. É necessário aplicar as técnicas aos poucos e analisar o que dará certo ou não para o seu negócio.

Gostou das nossas dicas? Pronto para começar sua estratégia de marketing digital? Estamos sempre atualizando nossas redes sociais com dicas práticas para fotógrafos, acompanhe a gente para ficar sempre atualizado! Estamos no FacebookInstagramYoutubeiTunes e Android.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *