Networking para fotógrafos: saiba por que é importante para sua carreira

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Network, em inglês, significa “rede de trabalho”. A técnica de networking para fotógrafos consiste em criar uma rede de amizades e parcerias com outros profissionais da sua área. Ao fazer isso, vocês começam a trabalhar juntos, criando facilidades entre si e ajudando uns aos outros.

Você sabe como fazer networking? Neste post, separamos algumas dicas para ajudá-lo a começar a aplicar essa estratégia hoje mesmo. Confira!

Como fazer networking para fotógrafos

Use as redes sociais

Uma forma simples de começar o seu networking e mantê-lo sempre forte é usar as redes sociais para curtir, comentar e trocar algumas mensagens com os seus parceiros e colegas. Comente nas fotos, curta, faça elogios, pergunte, interaja. Assim, além de fortalecer essa parceria, você ainda chama a atenção de outros possíveis parceiros por estar sempre aparecendo na timeline.

Ao fazer isso, mesmo quando as pessoas não o conhecem, elas passam a reconhecê-lo, pois você está sempre aparecendo aqui e ali, fazendo comentários legais, elogiando e promovendo conversas.

Seja amigável, cordial e profissional

Seja sempre amigável e cordial. A troca de ofensas ou grosserias com outras pessoas tanto pela internet quanto pessoalmente é algo que pode moldar muito negativamente a forma como as pessoas enxergam você.

Lembre-se: por mais que você esteja em um ambiente de descontração, como uma reunião informal, por exemplo, a sua imagem está em jogo — afinal, você está lidando com parceiros de trabalho. Se você for grosseiro, preconceituoso ou antiprofissional, as pessoas podem começar a enxergá-lo dessa maneira e isso pode prejudicá-lo.

Participe de eventos

Vá a feiras, conferências, palestras, congressos e todos os grandes eventos do segmento em que você está. Existem muitos eventos durante todo o ano no Brasil de fotografia em geral ou de áreas específicas, como a fotografia de casamento e de newborn, por exemplo.

Quando você for a essas reuniões, converse com as pessoas. Faça questão de investir um tempo se apresentando aos outros, trocando ideias ou pedindo dicas, por exemplo. Pode até ser algo rápido, como um elogio ao trabalho daquela pessoa com quem você deseja se conectar. O importante é iniciar o contato, pois a oportunidade de poder fazer isso pessoalmente é muito boa nesse tipo de encontro.

Uma vez que você tenha feitos esses novos contatos, você pode começar a fortalecer e a aumentar seu networking, apresentando propostas e parcerias para esses outros profissionais — o que nos leva a nossa última dica.

Faça parcerias

Por fim, proponha parcerias para essas novas pessoas com quem você começou uma relação de trabalho, envolvendo-as no networking. Fique atento à forma de abordar esses possíveis parceiros.

Ofereça a seu parceiro algo que dê a ele alguma vantagem — e que beneficie as vendas de ambos. Nunca dê trabalho ao seu parceiro: leve a ele a mecânica da parceria já estruturada, para que veja aquilo que você está apresentando como algo de valor, e não como algo que está tomando seu tempo.

A prática da estratégia de networking para fotógrafos gera um benefício incrível, que é o de ter uma rede segura de vendas. Uma vez que você tenha formado parcerias boas e fortes, você vende com menos esforço, por meio dos seus parceiros. Eles ajudarão você e você os ajudará também. Com isso, ambos conseguem trocar clientes e melhorar suas vendas.

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