Blog Indimagem

Conteúdo valioso para fotógrafos profissionais

O que é street wedding e por que apostar nessa tendência? Entenda!

O que é street wedding e por que apostar nessa tendência? Entenda!

O street wedding é uma tendência de fotografia para casamentos que tem sido muito procurada pelos noivos. Portanto, se você deseja atrair novos clientes ou oferecer mais opções de serviços aos clientes já fidelizados, é fundamental ficar por dentro de mais essa novidade do setor.

Pensando nisso, mostraremos a seguir como surgiu e em que consiste esse tipo de ensaio, além dos motivos para apostar nele. Ficou interessado? Então, continue a leitura e dê um up na sua carreira de fotógrafo!

O que é street wedding?

Como o próprio nome sugere, o street wedding é um “casamento na rua”. Ou seja, um ensaio de fotos para casamento feito ao ar livre. É uma forma bastante delicada de registrar alguns momentos de espontaneidade e cumplicidade do casal: olhares, beijos, abraços, sorrisos e vários outros detalhes que fazem toda a diferença nesse estilo de ensaio.

Com as fotos prontas, é possível observar uma verdadeira declaração de amor eternizada pelas lentes! Mas fique atento: o street wedding é diferente do trash the dress, pois, no primeiro, há o cuidado de preservar o vestido da noiva.

Ensaios no estilo “Trash the Dress” tem como objetivo usar, abusar, sujar e até estragar o vestido da noiva e trajes das pessoas que estiverem participando do ensaio (sejam padrinhos, noivo, pajens, etc.)

Como surgiu?

O conceito de street wedding foi criado pelo fotógrafo gaúcho Everton Rosa, com a intenção de inovar as fotografias de casais, trazendo mais criatividade, intimidade e sentimento às imagens captadas. Assim, um dos principais objetivos desse tipo de ensaio é levar os noivos para ambientes alternativos que não sejam necessariamente a igreja.

O street wedding dá, ainda, a chance de realizar um ensaio para quem não oficializou a união ou para quem já realizou a cerimônia, mas não conseguiu transmitir gestos e carinhos devido à tensão do grande dia.

Alguns casamentos são momentos de extremo nervosismo e acabam por não propiciar o ambiente mais indicado para a realização de uma sessão de fotos nesse formato. Outro ponto interessante a considerar é que, em alguns casos, os noivos podem não estar preparados financeiramente para comprar um desses ensaios. De toda a forma, em abas as situações, se faz necessário que o fotógrafo aja pró-ativamente no sentido de oferecer esse tipo de trabalho aos seus clientes.

Que lugares escolher para um street wedding?

O ambiente deve, preferencialmente, ter relação com o casal e sua história. Desse modo, os noivos é que fazem a primeira sugestão de local para o ensaio e caso eles não tenham ideia de onde ir cabe ao fotógrafo dispor de uma série de locações diferenciadas na manga para auxiliar na decisão. Avenidas famosas, praia, barco, cinema, parques, cafeteria e até estádios de futebol são alguns dos exemplos escolhidos. Se o casal possui algum hobby, pode interessante demonstrar isso nas imagens. A partir daí, é só abusar da sintonia entre os dois e soltar a criatividade para captar instantes incríveis que demonstrem muito amor envolvido.

Quais os tipos de clicks são mais vendáveis nesse ensaio?

Conforme comentado anteriormente, em muitas situações, no dia do casamento pode não haver tempo disponível para a realização de retratos mais elaborados ou para explorar outros ambientes do local. Aqui vão então algumas dicas:

  • Clicar em close o vestido da noiva para conseguir detalhes do desenho do mesmo no corpo;
  • Buscar os detalhes da maquiagem e acessórios na mesma proposta;
  • Aproveitar para realizar fotos mais amplas valorizando os ambientes, uma vez que os mesmos foram escolhidos a dedo;
  • Retratos individuais do casal sempre são uma boa opção, não esqueça do noivo;
  • Testar os esquemas de iluminação mais variados de que você dispõe, a hora é agora e não no dia do casamento.

O fato de ter mais tempo também permite o uso mais apurado e criativo do controle de luz, como iluminação artificial, flashes e afins. Isso deve-se ao fato de que é possível fazer a montagem do “set” de forma mais complexa do que a usada no ambiente do casamento. Sendo assim, abuse do seu equipamento para criar efeitos incríveis.

Por que apostar no street wedding?

Como o street wedding é uma tendência de fotografia para casamentos e também para casais que ainda não oficializaram a união, há muita procura por ele. Por esse motivo, apostar nesse tipo de ensaio fará com que novos trabalhos apareçam. E além de captar novos clientes, você terá ainda mais produtos a oferecer, agregando valor ao seu trabalho.

Com isso, aparece a oportunidade de vender mais um livro para o casal. Além do álbum com as fotos tradicionais na igreja e na festa, o ensaio mais livre, que mostra a sintonia e todo o sentimento entre o casal tornará a celebração inesquecível.

O tipo de encadernação mais indicada é a Prime, pois agrega muito mais valor ao trabalho em virtude do processo inigualável de impressão e o cliente recebe um produto de altíssima qualidade.

Agora que você está por dentro do que é street wedding, já pode oferecer esse produto aos seus clientes e tornar realidade o sonho de muitos casais apaixonados, não é mesmo? Se quiser saber mais sobre fotografia, siga nossas páginas nas redes sociais (FacebookInstagram e Youtube) e acompanhe nossas atualizações!


 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao Topo