Saiba como construir confiança como fotógrafo e ser mais requisitado

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Atualmente, começar a atuar no mundo da fotografia já não é mais tão complicado. Os equipamentos são acessíveis e as informações também. Com um pouquinho de esforço, qualquer apaixonado pela área pode começar a atuar nela profissionalmente. Isso é ótimo, porque democratiza a fotografia, porém também aumenta bastante a competição.

Quando se está começando isso não é um problema, mas conforme a carreira vai se desenvolvendo, surge também a necessidade de se diferenciar para conseguir trabalhos mais rentáveis.

Sendo assim, descubra agora como construir confiança como fotógrafo para ser mais requisitado e ganhar mais.

Produza conteúdo

Ter um site é algo praticamente obrigatório para um fotógrafo. Por meio dele, é possível transmitir seriedade, além de ser um ótimo lugar para agregar o seu portfólio, que pode estar espalhado em diversas redes sociais.

Embora o site seja um ótimo porto seguro para o seu trabalho, onde os clientes poderão conhecer um pouco mais sobre você, ele sozinho não traz resultados. Principalmente, porque sem estar otimizado para os mecanismos de busca — Google! — ele não consegue ganhar escala. Ou seja, sua página online  basicamente só será acessada por pessoas que tiveram um contato com você ou com algum cliente antigo. Indicações são ótimas mas se você quer ser mais requisitado precisará expandir sua presença online.

Uma ótima forma de fazer isso é produzindo conteúdos que sejam de interesse do seu público-alvo. Qual é o seu público? Noivos? Recém-casados? Idosos? Gestantes? Tenha isso bem claro na sua mente e depois descubra quais são as principais dúvidas que esse grupo possui.

Com isso em mãos, comece a produzir blog posts, vídeos, podcasts, e-books, qualquer tipo de formato, desde que respondam a essas perguntas. Não se atenha apenas a materiais sobre a sua área de atuação em específico, mas fale sobre as dúvidas em geral. Por exemplo, se o seu público são noivas, é lógico que você vai escrever sobre dicas para escolher um bom fotógrafo de casamento, mas escreva também sobre a decoração, o vestido, enfim assuntos diversos. Assim, você vai pouco a pouco, ganhando a confiança dessa pessoa até que ela vire sua cliente.

Utilize as redes sociais de maneira profissional

Para escoar o seu portfólio, assim como os conteúdos que você produzir educando o seu público, as redes sociais são excelentes. Contudo, é preciso tomar alguns cuidados na hora de fazer isso, para manter uma imagem profissional.

O primeiro é não utilizar o seu perfil pessoal para isso. Crie perfis específicos para a sua marca, mesmo que ela seja você mesmo e não se esqueça de enquadrá-los como contas comerciais. Todas as redes sociais atualmente possuem uma opção específica de perfis de empresa, que garantem uma série de benefícios, como a capacidade de adicionar mais pessoas e principalmente obter dados sobre o seu público e performance das publicações.

Outro cuidado importante é não criar contas em todas as redes sociais. Eu sei, pode ser tentador, mas não é uma boa ideia. Faça uma pesquisa e descubra 2 ou 3 redes sociais que o seu público esteja presente em peso e crie contas apenas nessas. Não adianta criar perfis que você não conseguirá atualizar de maneira satisfatória. Pela minha experiência, eu indicaria inicialmente criar apenas uma fanpage no Facebook e um perfil comercial no Instagram.

Participe de eventos

Mais uma vez repito, indicações são excelentes, porém você como fotógrafo não pode esperar viver apenas delas. Portanto, é preciso botar a cara no sol. Uma ótima forma de fazer isso é participando de eventos. Feiras de noivas, gestantes, entre outros, reúnem muita gente que já está predisposta a contratar o seu serviço, logo vale a pena você investir uma grana para se tornar um dos expositores. A chance de você sair de lá com alguns contratos fechados é grande.

Outro tipo de eventos que você pode participar são os específicos da área da fotografia. Esses encontros são importantes para você realizar um networking para possíveis parcerias, além de conferir profissionais referência do mercado e descobrir as tendências da sua área.

Faça álbuns

Ter um portfólio online, como já disse, é uma ótima forma de atrair novos clientes. Porém, na hora de uma reunião presencial ou no encontro em um evento, o que vai fazer uma grande diferença são os álbuns físicos. A capacidade de folhear e sentir as imagens ainda faz grande diferença e agrega muito valor ao seu trabalho. Portanto, é uma boa ideia você ter alguns mostruários para exibir aos seus clientes. Consulte o atendimento da Indimagem para saber mais sobre descontos para a confecção de portfólio.

Capriche na entrega final

“Sempre entregue mais do que o esperado”, você já deve ter ouvido essa frase, não é mesmo? Ela é muito verdadeira. Surpreender o seu cliente positivamente é uma ótima estratégia para conquistar a confiança dele e fazer com que ele divulgue o seu trabalho de maneira espontânea.

Porém, talvez você esteja pensando que para isso é necessário investir muito, mas não. Uma lembrancinha, uma flor, uma embalagem caprichada, um cartão escrito à mão, todas essas são coisas simples mas que podem significar muito. Portanto, capriche na sua entrega e ganhe um cliente para a vida. Não deixe de conferir também esse vídeo onde o Eduardo Vanassi mostra o material que entrega para as noivas, pode ser uma boa fonte de inspiração.

Não pare de estudar

É verdade que o seu portfólio conta muito mais para a decisão do público do que certificações oficiais de fotografia. Porém, não menospreze o valor delas. Essas indicações o valorizam como profissional e também transfere mais autoridade no assunto, o que facilita na construção da confiança entre você e um novo cliente.

Porém, o significado de estudar não pode ser entendido apenas de maneira formal. Mais do que escolas e cursos, o fotógrafo aprende muito com a prática da fotografia. Portanto, não deixe de testar. Invista tempo em projetos pessoais e ouse novos estilos.

Como foi possível perceber, saber como construir confiança como fotógrafo faz toda a diferença na hora de conquistar novos clientes. Assim, siga as indicações apresentadas nesse texto que certamente com o tempo a sua agenda vai se tornar cada vez mais cheia.

Gostou das dicas? Precisa de ajuda para produzir materiais fotográficos de alta qualidade? Então, entre em contato com a Indimagem! Somos uma das maiores empresas de impressão fotográfica da América Latina e queremos ajudar você a se desenvolver.

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