Blog Indimagem

Conteúdo valioso para fotógrafos profissionais

Saiba quais cuidados tomar com sua câmera na praia

Saiba quais cuidados tomar com sua câmera na praia

Está pensando em levar a sua câmera pra praia para dar um passeio e fazer umas fotos? Existem poucos lugares tão perfeitos quanto esse para uma bela fotografia. Entretanto, é preciso ter muito cuidado com o seu equipamento nesse ambiente. A areia, a maresia, o vento e calor são alguns dos vilões que podem danificá-lo, se você não ficar atento.

Então, confira agora alguns cuidados que você deve ter quando estiver fotografando na praia.

Evite trocar muito de lentes

Fazer a troca da lente em um ambiente hostil como a praia, em que normalmente há muito vento, pode ser perigoso, já que esse vento traz com ele a sua melhor amiga: a areia salgada. Eles dois podem formar uma dupla incrível e harmoniosa entre si, porém para a sua câmera não há nada pior.

Grãos de areia podem se alojar no corpo da sua câmera, danificando a sua estrutura, além de arranhar a sua lente ao serem friccionados. Sendo assim, tenha muito cuidado se for preciso trocar de lente em uma situação dessas. Se possível, não troque. Use apenas uma.

Proteja o seu equipamento

É muito importante você não dar bobeira com o seu equipamento na praia. Mesmo que você não esteja vendo, a maresia e pequenos grãos de areia estão sempre atuando sobre a sua câmera. Logo, se você não estiver usando, guarde-a.

Leve consigo uma bolsa ou mochila, que seja possível lacrar para impedir a ação do ambiente, e deixe o seu equipamento lá, quando não estiver em uso.

Se você for fazer fotos muito perto do mar, não se esqueça de levar também uma capa para a câmera. Nunca se sabe quando aquela onda vai resolver bater mais forte e jogar água para tudo quanto é lado, não é mesmo?

Leve um kit para limpeza

Uma bombinha de ar, pincel macio, paninhos e álcool isopropílico são alguns dos elementos básicos que devem conter em seu kit. O ideal é que você mantenha esses itens sempre por perto, ainda mais na praia. Afinal, não dá para programar quando eles serão necessários.

Tenha cuidado com as mãos

Um dos grandes perigos do fotógrafo na praia são as suas próprias mãos. O vento constante da praia faz com a areia grude no suor do seu corpo. Desse jeito, o fotógrafo acaba não percebendo que está manipulando a câmera com as mãos sujas, o que pode levar a danos no equipamento e principalmente na lente.

Desse modo, mantenha sempre uma toalha seca por perto, para limpar as mãos periodicamente.

Tenha atenção ao vento

Há dias em que o vento na praia é implacável. Assim, é preciso ter muito cuidado se for usar um tripé como auxiliar no seu trabalho, já que um vento pode derrubá-lo e jogar sua câmera no chão. Ai! Dói só de pensar nessa possibilidade.

Por isso, em dias de muito vento, utilize pesos para manter o tripé estável. Sacos de chumbo e areia dão conta do recado, mas você não possuir esses itens, a sua própria mochila pode servir, em último caso.

Limpe todo o seu equipamento ao terminar

Terminado o ensaio fotográfico e tendo voltado para a sua base, não se esqueça de limpar todo o seu equipamento. Retire tudo da bolsa e verifique se não há areia no corpo da câmera, lentes e acessórios. Se houver, retire cuidadosamente com o pincel ou o borrifador de ar.

Você vai perder alguns minutos nessa brincadeira, mas acredite: fará toda a diferença para aumentar a vida útil da sua câmera.

Curtiu as dicas sobre os cuidados com a câmera na praia? Achou que ficou faltando alguma dica importante? Então, conta para gente, deixe um comentário aqui embaixo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao Topo