TOP 5 estratégias de marketing para fotógrafos investirem!

Tempo de leitura: 5 minutos

O fotógrafo, assim como qualquer outro profissional, deve se importar muito com o marketing, pois é através dele que chegaremos nos clientes de maneira sutil e eficiente e, atualmente, o marketing para fotógrafos pode e deve ser feito através das redes sociais, por exemplo.

O marketing digital hoje está presente em quase todas as marcas e, como fotógrafo, você deve ficar atento a isso, pois uma maneira eficiente de conquistar seu público é através das postagens.

Você pode chegar nas pessoas através de um simples convite para curtir seu perfil profissional, por exemplo. Não sabe quais estratégias seguir para isso? Continue a leitura e conheça o TOP 5 estratégias de marketing para fotógrafos e conquiste seus clientes agora mesmo!

O que é marketing?

Uma rápida definição do autor e pesquisador mais conhecidos na área, Philip Kotler, que diz:

Marketing é a ciência e a arte de explorar, criar e entregar valor e satisfazer as necessidades de um mercado-alvo com lucro. Marketing identifica necessidades e desejos não realizados.

Com isso em mente, vamos mostrar agora como entregar valor e ajudar pessoas com suas dores e resolver seus problemas através do seu trabalho, a fotografia.

Em quais estratégias de marketing um fotógrafo deve investir?

1. Criar um site e perfil em redes sociais

Como você pretende ser encontrado pelos seus futuros clientes? Hoje o maior buscador de respostas para a maioria das pessoas é o Google. Você está lá?

O primeiro passo de uma estratégia campeã de marketing para fotógrafos é quando criamos um site e temos a oportunidade de mostrar nossos melhores trabalhos em um portfólio online. O site vai servir, também, para que seu cliente tenha um espaço para solicitar um orçamento e, por meio desse primeiro passo, é gerada a possibilidade de fechar contrato.

Lembre sempre que… “Quem não está no Google não existe”! Um site serve para te posicionar no Google e também para conferir credibilidade para o seu negócio, você compraria de uma empresa que não tem um site? Então passou da hora de ter o seu, não é verdade?

As redes sociais são também parte da sua presença online. Por isso, após estudar o seu público e descobrir onde ele está, crie perfis nas redes sociais nas quais ele se encontra. Uma boa rede social de fotógrafos é o Instagram, já que é uma rede criada com objetivo de postar fotos. Lá é o lugar ideal para mostrar seus melhores conteúdos.

Lembre sempre que o Facebook ainda é a rainha das redes e que a maior parte das pessoas, ainda que não admita, acaba circulando por lá também.

2. Fazer o planejamento de conteúdo

Depois de criar um site e perfil nas redes sociais, precisamos planejar qual e como  serão estruturados os conteúdos postados por lá. Não basta apenas jogar as fotos e esperar que o público chegue até você. É preciso estudar o seu público, como as pessoas se comportam naquela rede, quais conteúdos procuram por lá e como você quer ser visto. Marketing para fotógrafos requer muito planejamento e conteúdo relevante para que cada vez mais pessoas cheguem até sua página e seus serviços.

Uma dica de ouro é procurar pelos profissionais que são referência para você e se basear nas publicações que os mesmos fazem. Entenda que se basear é completamente diferente de copiar. Procure o seu estilo de publicação, sua linguagem nem que para isso você precise copiar um pouquinho de cada um dos grandes profissionais que usa como referência.

3. Criar networking

Acompanhe perfis que você acha interessante, estude sobre o assunto e veja o que fazem de diferente para criar suas ideias a partir disso. Mais uma vez por aqui, sem cópias, é claro. Nesse ponto estou me referindo aos perfis de empresas que são alinhadas ao seu negócio, os famosos parceiros. Lembrando sempre que o foco é divulgar os seus serviços. Participar de eventos relacionados também é uma boa opção para conhecer o trabalho de outros profissionais e, quem sabe, encontrar uma dessas parcerias para o seu negócio.

4. Ter presença nas redes sociais

Com um planejamento bem alinhado, haverá bastante conteúdo para você postar. É assim que você marcará a sua presença, falando com autoridade sobre o assunto que você domina: a fotografia. Além disso, por meio das redes sociais você pode impulsionar uma publicação e investir pequenos valores para que atinjam mais pessoas relevantes para a venda do seu trabalho. Lembre de separar uma cota mensal para utilizar na divulgação do seu trabalho, isso é importantíssimo para reforçar a sua marca na cabeça das pessoas.

5. Produzir de conteúdo relevante

Criar postagens relevantes com comentários adequados e responder dúvidas através das suas postagens são algumas das estratégias de marketing para fotógrafos que você pode usar. Mostre os bastidores do seu trabalho, mostre o quanto sabe sobre fotografia, o quanto essa profissão é a sua paixão. Faça diferente do que outros profissionais já fazem. Se arrisque mais! Se a sua especialidade é fotografar casamentos, mostre como você consegue eternizar esses momentos da melhor maneira. As pessoas também adoram saber como as coisas são feitas, mostre o que você está fazendo e como isso vai impactar na vida delas caso venham a se tornar seus clientes. No caso da fotografia os famosos antes e depois são uma arma interessantíssima e podem ser usadas das mais diversas maneiras.

Marketing para fotógrafos deve fazer parte de todo o seu trabalho, pois através dele você vai poder mostrar a sua autoridade e se destacar nesse meio tão competitivo.

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