Veja aqui 4 dicas para fotografar em alta velocidade sem erros

Tempo de leitura: 4 minutos

Você já tentou fotografar em alta velocidade? Calma que eu não estou falando sobre fazer isso de dentro de um carro de corrida, mas sim sobre um estilo de fotografia ainda não muito explorado pelos amantes da imagem. É quando o artista busca congelar um momento tão rápido e singular, que muitas vezes fica até impossível de ser visto a olho nu.

Muitos fotógrafos acabam fugindo desse estilo tanto, já que ele é mais trabalhoso. Este texto vai mostrar que não é preciso uma infraestrutura de última geração para congelar momentos tão distintos. Então, confira agora algumas dicas para você fotografar em alta velocidade.

Antes de mais nada, você sabe o que é a fotografia de alta velocidade?

Se você já tem alguma experiência com fotografia, certamente já deve ter tido dificuldade com as fotos em movimento. Objetos dinâmicos trazem o desafio para se obter um bom enquadramento e fotos nítidas. Pense, por exemplo, em um casal dançando algum ritmo agitado.

Agora, se isso já é difícil, imagine captar uma ação muito mais rápida que essa? Uma gota pingando na superfície ou o momento exato em que uma bala acerta um alvo. São situações como essa que a fotografia de alta velocidade busca retratar. Agora que você já sabe do que estamos falando, confira algumas dicas para produzir esse tipo de imagem.

Como fotografar em alta velocidade?

1. Configure a câmera corretamente

A primeira solução que talvez venha em sua mente, quando se fala em fotografar algo muito rápido, talvez seja elevar ao máximo a velocidade do obturador da câmera. Isso costuma funcionar, porém para conseguir congelar em uma imagem uma gota pingando, como sugerimos acima, seria necessário uma velocidade em torno de 1/20.000. Essa é uma taxa que a maioria das câmeras não alcança.

A forma alternativa para conseguir o mesmo efeito é realizar essas fotos em uma sala escura e ser auxiliado com flashes externos. Nesse caso, a velocidade do obturador não vai importar tanto, podendo ser algo em torno de 1/10 e 1/250. Como tudo estará escuro, basta abrir o obturador e disparar o flash no momento da ação.

Só não esqueça de utilizá-lo na configuração de energia baixa. Dessa maneira, o flash pode alcançar uma velocidade de até 1/35.000, algo muito mais rápido do que as câmeras mais comuns.

2. Arranje os acessórios necessários

Para fazer essa estratégia dar certo, você precisa de alguns tipos de acessórios, que você pode conferir abaixo.

Tripé

Ter um tripé é essencial conseguir realizar esse tipo de efeito. Somente com o uso de um, você conseguirá posicionar corretamente a sua câmera e deixá-la firme. Isso é importante, pois qualquer  movimento indesejado pode borrar a imagem.

Disparador

Como foi dito acima, movimentos indesejados podem gerar falhas na imagem, por isso quanto menor for o contato com o corpo da câmera no momento do disparo, melhor. Assim, ter um disparador pode facilitar sua vida nesse sentido.

Flash

Ter um flash externo como apoio é essencial. Na verdade, eu diria até mesmo ter dois ou três, para poder dosar as sombras. Esse equipamento fotográfico é o que possibilitará captar essa imagem, sem uma câmera tão potente, por sua velocidade no disparo. Portanto, ele é indispensável.

3. Tenha paciência

Não adianta se estressar. Nesse estilo de fotografia, a paciência é uma das maiores virtudes. Isso porque ele é muito imprevisível. Se você desejar fotografar uma gota d’água, por exemplo, ela nunca cairá da mesma forma duas vezes. Então, pode ser que o processo demore até que você consiga o resultado ideal. Portanto, vale tomar um suco de maracujá durante as fotos, para não perder a cabeça.

4. Arrume um ajudante

Como tudo acontece literalmente muito rápido, pode ser que você precise de um assistente, nem que seja só para apertar o disparador. Dê preferência a alguém que já saiba do ofício. Ter uma ajuda especializada facilitará muito a sua vida.

Gostou das dicas sobre como fotografar em alta velocidade? Agora que você já sabe como fazer as fotos no escuro, que tal aprender a fazer isso na luz do dia? Saiba como tirar foto com luz do sol.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *