Blog Indimagem

Conteúdo valioso para fotógrafos profissionais

Veja aqui! 5 dicas para editar fotos newborn

Veja aqui! 5 dicas para editar fotos newborn

A fotografia de bebês recém-nascidos é feita até mais ou menos o décimo quinto dia de vida do neném. Neste tipo de ensaio, mesmo nas fotos em que aparecem os pais ou irmãos, o foco é sempre retratar o bebê. Portanto, é preciso ter um cuidado todo especial na hora de editar fotos newborn para evitar alguns erros que tornam essas imagens desinteressantes ou com uma aparência fake. A edição deve ser o menos evidente possível.

Neste post, vamos dar 5 dicas para que você melhore sua edição e entregue um ensaio lindo e supersensível para as mamães e papais! Vamos às dicas!

Dicas de como editar fotos newborn

1. Use a diagonal no enquadramento

Como já foi dito em outros posts aqui no blog, a edição já começa lá na pré-produção. Isso porque se já mentalizamos a edição e nosso resultado final desde o início, além de facilitar nosso trabalho na pós, ainda somos capazes de produzir fotos muito melhores, muito mais bonitas.

Na hora de enquadrar o bebê, tente posicioná-lo criando uma diagonal dentro do quadro. Esse posicionamento dá mais fluidez para a imagem. Quando fotografamos muito na horizontal, a imagem passa uma sensação de achatamento. Se esse for o caso, ajuste a imagem com a ferramenta de crop na edição.

Posicionando o bebê na diagonal no enquadramento, a imagem se torna mais interessante, criando uma linha que direciona o olhar.

2. Usufrua dos recursos de softwares

Os melhores softwares para editar fotos newborn são o Lightroom e o Photoshop. Você pode usar tanto um quanto o outro durante todo o processo de edição, ou usar o Lightroom para fazer ajustes gerais e o Photoshop para fazer ajustes finos.

3. Ajuste a cor da pele

É muito comum que os bebês recém-nascidos tenham o tom da pele mais avermelhado ou amarelado, devido à icterícia ou outros detalhes da gestação e nascimento. Isso é facilmente ajustado no Lightroom.

Use os pincéis para criar máscaras no rosto e corpo do bebê, ou no local onde estiver mais avermelhado. Neste pincel, faça ajustes na saturação e na tonalidade das cores. Normalmente são nas cores mais quentes que você terá que mexer para acertar as cores e suavizar a vermelhidão.

4. Adote a ferramenta Clone Stamp Tool

Uma marca muito comum de aparecer na pele de recém-nascidos são as brotoejas. Para removê-las, você pode usar a ferramenta de clone, disponível tanto no Photoshop quanto no Lightroom. Essa ferramenta clona um pedacinho da pele do bebê em que não haja imperfeições e “cola” por cima de onde está a brotoeja.

Se a pele exigir uma edição mais complexa, use a técnica de Separação de Frequência, que é muito utilizada nas edições de fotos de modelos. Existem muitos tutoriais em vídeo que ensinam a fazer.

5. Configure a claridade

Quando queremos aumentar a nitidez ou suavizar uma foto, uma forma de fazer isso é configurar a claridade da imagem. É preciso ter muito cuidado ao usar esse ajuste! Quando o aumentamos demais, a foto fica bastante contrastada e adquire um tom pesado de cores e linhas, ressaltando as imperfeições da pele. E, quando o diminuímos demais, a foto fica com efeito plástico.

A pele do bebê pode ficar achatada demais, parecendo uma boneca. Portanto ao mexer nesse ajuste, mexa pouco. Ajuste levemente usando a ferramenta de antes e depois para ter certeza de que não está exagerado.

Use uma luz suave ao fotografar os bebês. Ela pode ser tanto natural quanto artificial, mas é importante difundir essa luz de alguma forma. Use rebatedor, softbox, cortinas de tecidos que difundam a luz que vem da janela. Ao usar flash, jamais jogue o flash diretamente no bebê. Além de produzir sombras duras, isso pode irritar o bebê, acordá-lo e dificultar o ensaio.

As sombras são desejadas para criar ressaltar os detalhes do rostinho da criança, mas sombras marcadas demais dão à imagem uma dramaticidade não condizente com esse tipo de ensaio.

Os bebês, principalmente os recém-nascidos, são muito delicados, e é lindo ver essa delicadeza nas fotos. Lembre-se disso ao editar fotos newborn: a edição pode ser complexa, mas o objetivo deve ser fazê-la parecer o mais imperceptível possível.

E aí, gostou das nossas dicas? Então siga-nos nas redes sociais e não perca mais nenhum conteúdo! Estamos no Facebook, Instagram e Youtube.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao Topo