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5 dicas de organização e gestão do trabalho que o fotógrafo pode praticar

5 dicas de organização e gestão do trabalho que o fotógrafo pode praticar

5 dicas de organização para fotógrafos

Ser organizado é um grande desafio para a maioria dos profissionais. Sem dúvidas, agendar os horários, fotografar, controlar o dinheiro e as contas, atender os clientes, editar as imagens, etc, não são tarefas fáceis para um fotógrafo. Por isso, ser eficiente na organização e gestão do trabalho é essencial para ser mais produtivo e conseguir lucrar mais.

Está enganado quem pensa que ter uma agenda abarrotada é sinônimo de organização e sucesso, pelo contrário. Sem planejamento e um pouco de disciplina é impossível desenvolver um bom trabalho, mesmo que você seja um excelente fotógrafo e tenha muitos clientes.

Quer descobrir como manter a organização e a gestão saudável do trabalho no seu dia a dia? Então mantenha o foco nessas dicas que separei e que podem ajudar muito no seu cronograma! ???

1. Não coloque a agenda dos outros na frente da sua

A primeira dica é um jeito novo de pensar, que pode dobrar sua produtividade durante as manhãs: Não responda mensagens e pendências de e-mail, Facebook ou Whatsapp antes do meio-dia!

É sério. Pode parecer algo tolo, mas o o simples fato de você priorizar suas tarefas ao invés de já entrar de cabeça nos pedidos dos outros, pode ajudar você a colocar suas pendências em dia.

O grande lance aqui é que a maioria das mensagens e pedidos que estão em suas redes durante a manhã são coisas que podem esperar o turno da tarde para serem resolvidas. Se tiver alguma urgência, acredite, o envolvido vai te ligar ao invés de apenas aguardar você ler a mensagem no WhatsApp.

Outro ponto importante é que grande parte dos pedidos que outras pessoas vão te fazer nas redes são coisas que elas mesmas não resolveram e estão jogando pra você resolver. São afazeres que, muitas vezes, estão saindo da agenda de urgências delas para serem empurrados para a sua. Isso libera o tempo dos outros e aperta o seu, atrasando seus compromissos.

Não acredita? Então dá uma conferida no vídeo abaixo, que eu fiz lá pro canal do Fotologia no YouTube, explicando melhor como essa dica mudou minha vida.

2. Comece o dia com duas prioridades e resolva

Problemas em priorizar as coisas geralmente são os grandes vilões para quem não sabe lidar bem com a gestão do seu tempo. Por isso, não se apavore. Não é só você que começa o expediente querendo fazer uma tarefa e acaba começando outras dez, chegando no fim do dia com a sensação de que não conseguiu terminar nada.

Pra resolver isso sugiro um método mágico e libertador: Eleja DUAS prioridades antes de começar o expediente e trabalhe com determinação para TERMINAR essas duas antes de iniciar qualquer outra. Sério, precisam ser apenas duas prioridades, pois assim fica mais fácil ir até o fim e você não desiste. Se juntar essa dica com a anterior então… fica perfeito!

Vai por mim, comece com isso amanhã e você vai ver como a pilha de atrasos vai diminuir rapidinho (e suas pendências mais importantes vão agradecer).

3. Separe e-mails por categorias

Hoje em dia, enviar e receber um e-mail pode ser mais conveniente do que fazer um telefonema, né? Isso mostra que acompanhar sua caixa de e-mails é tão importante quanto deixar o seu celular ligado.

Apesar do crescimento de aplicativos de mensagens como o WhatsApp e o Messenger do Facebook, os e-mails permanecem firmes e fortes no dia a dia da maioria dos fotógrafos. Seja pra formalizar negociações com clientes ou pra enviar fotos para parceiros de negócio, o certo é que esse tipo de comunicação segue sendo bastante útil.

No entanto, para que todos os e-mails sejam respondidos é interessante separá-los sempre por categorias, de acordo com o assunto e urgência, por exemplo. Agindo assim, você acompanha com mais eficiência todas as propostas de trabalho e não corre o risco de deixar aquela noiva ou fornecedor sem resposta.

Vários softwares e serviços de e-mail permitem que você crie marcadores ou separe os e-mails por cor ou prioridade, então a dica aqui é usar isso a seu favor, definindo uma cor ou etiqueta específica para e-mails de orçamento, outra para problemas de clientes (urgências), outra para contatos gerais, etc.

No vídeo abaixo você aprende rapidinho, com o pessoal da Safetec, como usar marcadores no Gmail:

4. Tenha uma agenda de compromissos

A agenda é uma excelente ferramenta para qualquer fotógrafo, mas ela não precisa ser usada só pra marcar seus trabalhos. Ter uma agenda de compromissos organizada pode ser uma mão na roda para ajudar sua produtividade.

Nessa dica vale usar qualquer tipo de agenda: de papel, digital, de post-its, enfim, escolha seu tipo favorito e use para os compromissos! Chega de ficar enchendo a sua mesa de papeizinhos soltos.

Pessoalmente, sou um grande fã da Agenda do Google, que permite registrar compromissos rapidamente no computador ou no celular e tem vários tipos de alarmes e avisos configuráveis que ajudam você a nunca mais perder uma reunião ou esquecer de comprar a ração pro bichano.

Abaixo você confere um vídeo que achei no YouTube e ensina direitinho como usar esse aplicativo. É fácil e pode ajudar muito.

https://www.youtube.com/watch?v=9wLoEYa1ihY

5. Planeje os prazos e aprenda a dizer “não”

A rotina de um fotógrafo é bastante agitada, porém, saber dizer “não” para compromissos apertados, caso você já esteja com a agenda carregada, é uma decisão coerente, que pode ajudar bastante.

Lembre-se de que trabalhar sob pressão é natural, mas atender todos os clientes com urgência (por ter sobrecarregado a agenda) pode ser o caminho para o seu fracasso. Quase sempre, fazer um trabalho bem-feito, com foco, é bem melhor do que tentar fazer dois trabalhos ao mesmo tempo. Então planeje sempre os prazos antes de aceitar qualquer tarefa.

No mercado fotográfico, muitos profissionais fracassam por não entregar o prometido e por não conseguir executar o mínimo esperado pelos clientes em relação à prazos e atendimento. Então tome cuidado e aprenda a dizer não para coisas que não conseguirá entregar bem feitas.

Com essa dica vou chegando ao final desse artigo, mas não sem antes pedir para que você teste no seu dia a dia pelo menos duas dessas práticas citadas. Confie em mim, vale a pena tentar e insistir um pouco, pois produtividade é algo que precisa ser praticado com persistência, todos os dias. ✊✊✊

E aí? Está pronto para colocar as nossas dicas sobre organização e gestão do trabalho em prática? Conhece outra estratégia que te ajuda a produzir mais no seu trabalho de fotografia? Então deixe o seu comentário em nosso post e compartilhe suas experiências! Forte abraço.

8 comentários sobre “5 dicas de organização e gestão do trabalho que o fotógrafo pode praticar

  1. Cara, excelente artigo! Já tinha escutado você falar sobre não colocar a agenda dos outros na frente da nossa, e depois que comecei a pensar dessa forma, tenho conseguido gerenciar melhor nossos trabalhos e também ficou mais fácil dizer não a trabalhos/clientes que não seriam benéficos ao negócio.

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