Blog Indimagem

Conteúdo valioso para fotógrafos profissionais

Como se profissionalizar na fotografia? Descubra!

Como se profissionalizar na fotografia? Descubra!

Embora muitas pessoas vejam a fotografia como um hobby, alguns decidem transformar esse hobby em profissão. Ainda outros, mesmo nunca tendo fotografado antes, vêem na fotografia uma boa oportunidade de carreira. Quando isso acontece, é comum surgir a dúvida: como se profissionalizar nessa área?

Neste post você vai descobrir quais os primeiros passos que devem ser adotados para se profissionalizar na fotografia. Darei 5 dicas essenciais e práticas para você começar agora a construir seu futuro profissional na fotografia! Vamos lá?

1. Estude

Pode ser que você tenha ouvido dizer por aí que fotografia é algo simples, que não exige muito estudo, pois os equipamentos estão tão modernos que fazem muita coisa sozinhos, mas garanto pra você que não é assim que a banda toca. Embora o ato de fotografar muitas vezes seja beneficiado pelos recursos das novas câmeras e softwares, essas coisas, por si só, não são suficientes se você realmente deseja ser um profissional.

Para se tornar um fotógrafo profissional é muito importante saber, por exemplo, como funciona cada recurso da sua câmera, suas lentes, flashes e demais equipamentos, para que você possa decidir como mesclá-los e quando usá-los, para chegar em um resultado escolhido e planejado por você. Além disso, é extremamente necessário entender a luz, saber dirigir os modelos, saber compor cenas…. Assim, uma das principais dicas que poso dar é: estude, estude e estude mais um pouco.

Você pode fazer um curso ou faculdade, mas você também consegue aprender muita coisa estudando por conta própria. Fizemos um post muito útil sobre 4 formas de aprender mais sobre fotografia, dá uma olhada lá!

2. Pesquise o mercado

O mercado da fotografia é realmente bem amplo. Existem muitas áreas possíveis para atuação, como: fotografia de moda, newborn, casamentos, still, books, etc. Pesquise bastante o mercado e tente descobrir o que mais faz sentido para você. Assim você consegue canalizar melhor seus estudos e investimentos, evitando o desperdício de tempo e dinheiro.

3. Pratique

Como diz o ditado, “a prática leva à perfeição”. De nada vale o conhecimento se ele não é colocado em prática. Então procure praticar o máximo possível, fotografe todo dia, teste técnicas novas, tente diferentes iluminações. E o mais importante: não se acomode! Carregue sua câmera com você e aprenda a ler a luz dos ambientes, clicando e testando.

4. Aprenda sobre edição de imagens

Hoje em dia, a edição de imagens é praticamente uma obrigação para os fotógrafos profissionais. Você pode ser facilmente apontado como amador ou profissional pela edição das suas imagens. Então se um fotógrafo não edita suas imagens, ele acaba ficando muitos passos para trás.

Você não precisa saber fazer manipulações ou reconstruções de imagens. Mas é muito importante saber editar o básico como luz, contraste, cores e um pouco de tratamento de pele. No YouTube mesmo você encontra ótimos vídeos que ensinam técnicas de edição no Lightroom ou Photoshop.

5. Comece desde já a pensar no seu marketing

Quando estamos começando na fotografia profissional ficamos tão preocupados com as imagens em si que acabamos esquecendo de que nossas fotos são produtos/serviços e precisam ser vendidos. Pode acontecer de você fazer ótimas imagens, mas não atrair clientes apenas por não saber promover o seu trabalho. Então comece desde já a estudar sobre marketing e a construir estratégias para o seu serviço.

E aí, gostou das dicas? Agora é só colocar em prática e seguir em frente! Ah, uma outra ótima dica de como se profissionalizar na fotografia é acompanhar blogs de fotografia, como o nosso. 😉 Se inscreve na nossa newsletter, assim você fica por dentro de tudo que acontece por aqui!

4 comentários sobre “Como se profissionalizar na fotografia? Descubra!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao Topo