Blog Indimagem

Conteúdo valioso para fotógrafos profissionais

Veja as melhores ideias para álbum de fotos newborn

Veja as melhores ideias para álbum de fotos newborn

Fazer fotos newborn é uma das atividades mais gratificantes para o fotógrafo e um momento todo especial para as mamães e papais que esperaram ansiosos pela chegada do seu bebê.

Mas são necessários alguns cuidados e técnicas para conseguir um bom resultado. Se você quer investir nesse nicho com segurança e criatividade, confira agora as dicas que separei para você!

O que é newborn?

A prática de fotografar recém-nascidos, é conhecida como newborn photography. Os fotógrafos que se especializam nesse estilo frequentemente fotografam bebês dormindo e, quase sempre, de fralda ou sem roupa. São mestres em acalmar bebês (e mantê-los calmos).

O uso de técnicas criativas e uma organização zelosa durante a sessão, resultam em imagens fascinantes que destacam a beleza natural de cada recém-nascido.

Quais são os cuidados necessários?

As primeiras sessões de fotos com recém-nascidos são muito especiais para a família. Os bebês têm características muito singulares durante os primeiros dias de vida e isso transforma a fotografia em algo único, no entanto, a segurança sempre deve prevalecer sobre a estética:

  • não coloque o bebê na borda da cama ou sofá e nem em cestas ou outros materiais sem a segurança adequada;
  • é muito importante que o lugar do ensaio esteja higienizado (assim como os adereços) e aquecido. Use um climatizador para manter o ambiente em torno de 27 °C ou 28 °C;
  • muitas das fotos newborn são pós-produzidas e editadas, isso se faz necessário porque, geralmente, os bebês precisam de suporte, como o apoio das mãos de um ajudante ou dos pais, para se manter em determinadas poses;
  • finalmente, não tenha pressa durante a sessão, saiba que a sua duração dependerá mais do bebê do que de você. Muitas vezes é necessário esperar o bebê dormir para ajeitá-lo nas poses, o que demanda tempo, calma e paciência.

Como fazer um ensaio newborn?

Agora que você já sabe o necessário para começar, quer descobrir como garantir uma sessão newborn adorável? Confira então estas ideias:

Introduza pais e irmãos

Os pais são uma parte fundamental da sessão para tranquilizar o bebê e alimentá-lo, se necessário. Aproveite e incentive os pais e os irmãos do recém-nascido a participarem da sessão e registre o momento de todos os integrantes, dessa forma você contará a história não só do bebê, mas da família.

Fotografe os detalhes

Dentro desse estilo também é importante fazer fotos em primeiro plano dos detalhes: mãos, pés, cabelos, lábios, orelhas etc. Recomendo que você aproveite os momentos em que o bebê está adormecido para capturar essas imagens. Tenha em mente que, para esse tipo de fotos, você precisará de uma lente macro.

Preparar-se para os momentos imprevisíveis

A fotografia newborn é ainda mais imprevisível do que a de crianças, portanto, mesmo nas fotos planejadas, você deve estar sempre com o dedo do click preparado.

Um bocejo, um espreguiçamento, um sorriso, uma expressão de espanto. Um bebê pode passar por todos esses estados em questão de segundos. Por isso, esteja sempre a postos para não perder nenhum momento.

Explore diferentes ângulos

Tire fotos de diferentes posições, procurando perspectivas variadas. Você pode se agachar e fazer um click à altura do bebê ou fotografá-lo desde cima. Ou ainda, você pode se afastar e capturar o quão pequeno ele é na imensidão de uma cama.

Quer uma última dica? Curta muito a sessão! Como eu disse no início, realizar ensaios de recém-nascidos é, provavelmente, um dos momentos mais agradáveis na vida de um fotógrafo. Aproveite e divirta-se!

Espero que você esteja cheio de inspirações para montar um álbum de fotos newborn encantador. Gostou do artigo? Tenha acesso a mais conteúdos como este curtindo nossa página no Facebook!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao Topo