Blog Indimagem

Conteúdo valioso para fotógrafos profissionais

3 principais lentes para câmeras que todo fotógrafo deve ter

3 principais lentes para câmeras que todo fotógrafo deve ter

A escolha de lentes para câmeras é um assunto que dá pano para manga e costuma ser o terror da maioria dos fotógrafos em início de carreira. Fixa ou zoom? Quais as vantagens e desvantagens de cada uma? Afinal, quais eu devo comprar?

Essas são perguntas que eu escuto todos os dias. Por isso, trouxe este post para apresentar e explicar os principais tipos de lentes e acabar de vez com suas dúvidas. Confira!

Quais são os principais tipos de lentes?

As lentes são classificadas de acordo com a sua distância focal. Ela determina o ângulo de visão e é medida em mm. Quanto menor for esse número, maior será o campo de visão (ângulo de cobertura) do enquadramento. Conheça os principais tipos.

* Aqui é importante deixar claro que estamos levando em conta a montagem dessas lentes em câmeras “full frame” (a explicação do que é isso ainda vai exigir uma nova postagem).

Normal

As lentes normais carregam esse nome porque são aquelas que melhor imitam a percepção do olho humano, ou seja, elas não têm muita distorção. Vão de 35mm a 70mm e estão no “meio termo”: não são nem muito fechadas, nem abertas demais. São usadas principalmente para retratos e ensaios.

Vale sempre lembrar que a lente que tem uma “aparência” mais aproximada ao ângulo de visão dos seres humanos é a 50mm! Isso não quer dizer que ela não apresenta distorções, só indica que ela “enxerga” mais ou menos como nós. =)

Teleobjetiva

As teleobjetivas são as famosas lentes de fotografar leão! Isso porque elas têm ângulos mais fechados. Ou seja, são capazes de se aproximar de objetos bem distantes (quanto maior seu número, mais elas aproximam os motivos). Vão de 70mm a 2000mm. São também usadas para fotografia de esportes e fotojornalismo. Basicamente você faz uso dessas lentes quando não é possível se aproximar do motivo a ser fotografado.

Sobre as teleobjetivas é interessante perceber o efeito peculiar de distorção que elas causam. Chamamos de achatamento de planos o fato de elas “colarem o motivo no fundo” criando uma característica muito específica dessas distâncias focais.

Grande-angular

Já essas lentes abrangem ângulos bem maiores. Vão de 35mm a 8mm. Quanto menor for o número, maior será o ângulo e a distorção da imagem. Essas distorções funcionam bem para paisagens, criando efeitos lúdicos, ou para fotografia de imóveis, pois possibilitam enquadrar um cômodo inteiro, por exemplo. Ideal para fotografar grandes grupos de pessoas (entre 35mm e 21mm para evitar grandes distorções), palcos, paisagens e esportes. Pense que toda a vez que você estiver muito próximo e precisar colocar uma coisa muito grande dentro da sua câmera… Uma grande ângular deverá ser recrutada.

Perceba que a distorção que essas lentes causam, especialmente nas bordas da imagem, pode ser muito incômoda.

Olho de peixe

As lentes olho de peixe são as grande-angulares que têm sua distância focal compreendida entre 8mm e 16mm. Elas transformam completamente o formato da imagem, deixando-a circular. É muito usada para fotografia de esportes e de grandes espaços.

As lentes olho de peixe apresentam distorção extrema e podem ser extremamente enjoativas se você exagerar na pegada, use com moderação.

Fixa ou Zoom?

As lentes podem ainda ser fixas (ter apenas uma distância focal, como a 35mm ou 24mm) ou ter distância focal variável (permite variar entre as distâncias e aproximar dos motivos sem que o fotógrafo se movimente, como a lente do kit, 18-55mm).

Como sempre vai aquele vídeo para complementar o assunto… Dá uma sacada no que eu penso quando me perguntam sobre: Lente fixa ou zoom?

Afinal, quais lentes para câmeras eu devo ter?

Isso vai depender muito do tipo de trabalho que você faz. Mas vou listar aqui algumas que são ótimas opções para o início da carreira. Confira!

1. 18-55mm

Não é à toa que essa é a lente do kit: ela possibilita que o fotógrafo tenha um nível variado de distâncias focais para adequar às suas necessidades. No início, é comum variar entre as modalidades de fotografia até encontrar a área em que você vai atuar.

Essa lente vai possibilitar que você faça praticamente qualquer tipo de trabalho até descobrir qual área vai seguir e poder investir em uma lente mais robusta. Não esqueça porém que se trata de uma lente limitada e que é muito escura (possibilita pouca passagem de luz e acaba propiciando diafragmas muito fechados).

2. 50mm ou 35mm

Uma das lentes mais populares, sem dúvida, é a 50mm. Ela é leve, pequena, bastante acessível e produz fotos lindas. Como tem ângulo mais fechado, ela pode ser bastante limitante. Se você precisar fotografar um grupo grande de pessoas, vai passar certa dificuldade.

Já a 35mm é uma alternativa que confere um pouco mais de liberdade, pois tem ângulo mais aberto que a 50mm. Ambas são lentes fixas e funcionam perfeitamente para ensaios, fotos de gastronomia e fotografia newborn.

Nesse ponto, o fato de se indicar uma lente fixa confere a ela uma passagem de luz muito maior (em função do diminuído número de peças mecânicas). Lembre sempre que quando temos mais luz passando os números F/ (diafragma) podem ser consideravelmente maiores e possibilitarem fotos com efeitos lindos de desfoque.

3. 24mm ou 28mm

Essas duas lentes também são fixas, mas dão mais liberdade aos fotógrafos que precisam alocar muitos elementos dentro do enquadramento. A distorção causada por essas lentes dá um efeito bacana em retratos, se bem utilizadas.

São adequadas perfeitamente para eventos, como festa de debutantes, casamentos e baladas, e também para fotografia de rua.

A influência das lentes no resultado é, na esmagadora maioria das vezes, muito mais significativa do que a influência do corpo da câmera. Mas não existe uma verdade universal. Estude sobre as lentes de câmeras, pegue emprestado, compre, teste: é assim que descobrimos qual é a melhor para a gente.

Pronto para começar um intensivão de estudos sobre lentes para câmeras e equipamentos? Então o primeiro passo é curtir nossa página do Facebook para não perder nenhum conteúdo completo e relevante como este!

Já o segundo passo é ler essa postagem matadora onde eu explico em detalhes qual a minha lente preferida para fotografar gestantes. Quer saber qual é? Acessa agora mesmo o link aí abaixo:
https://blog.indimagem.com.br/fotografia-de-gestantes/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao Topo