Quer realmente ganhar dinheiro com fotografia? Confira o que fazer

Tempo de leitura: 4 minutos

Trabalhar com o que a gente ama é, com toda certeza, um grande sonho. Muitos de nós encontramos na fotografia a oportunidade de fazer com que isso se torne uma realidade.

Mas, as contas não param de chegar, temos os famosos boletos para pagar e equipamentos e treinamentos – nem sempre baratos – em que investir. Por isso, é bem provável que você já tenha se perguntado: como eu posso fazer para ganhar dinheiro com fotografia?

A verdade é que, como em qualquer negócio, não há fórmula mágica. É preciso muito esforço, dedicação, planejamento e investimento para ser bem-sucedido na carreira de fotógrafo.

Não desanime! É possível, sim, fazer da fotografia a sua principal fonte de renda — e uma boa renda! E, para te ajudar nessa empreitada, vamos dar algumas dicas valiosíssimas de como ganhar dinheiro com fotografia!

Estude o máximo que puder

Estudar é um passo essencial para se obter sucesso em qualquer área profissional e com a fotografia não seria diferente. Para conseguir realmente ganhar dinheiro com fotografia, você precisa estudar diferentes áreas e temáticas – não só relacionadas a fotografia, mas também a marketing e empreendedorismo. Além da fotografia em si, alguns temas que merecem ser estudados são:

Pense em valor, não em preço

Um grande – e comum – erro de muitos fotógrafos é não gerar valor no que oferece e, consequentemente, não conseguir vender seus serviços por um preço maior. Quando você gera valor em cima de um produto ou serviço, você mostra por que o seu cliente deve escolher trabalhar com você. E esse cliente, que sabe o seu valor, não se importará de pagar um preço que muitos considerariam alto.

Nunca esqueça: seu preço é proporcional ao seu valor. Quanto maior o valor agregado, mais fácil será ganhar dinheiro com fotografia. Por isso, esteja sempre pensando em soluções criativas para oferecer cada vez mais valor aos seus clientes.

Vamos a um exemplo prático.

Quanto vale uma fotografia?

Vamos supor que você tirou uma selfie no espelho hoje. Quanto vale essa foto pra você? Normalmente esse tipo de foto não tem grande valor, por vários motivos, alguns deles são:

– Essa foto é altamente replicável, ou seja, posso refazer quando eu quiser.

– Essa foto não tem nenhum significado mais profundo.

– Essa foto não faz parte de um projeto completo, não conta uma história.

Entre outros. Então, se eu te pagasse 2 reais para você apagar essa foto agora, e nunca mais ver ela você apagaria? Acredito que a maior parte das pessoas responderia que sim.

Agora, pense no dia mais especial da sua vida.

Vamos supor que você tenha uma fotografia desse dia. E que nessa fotografia, você possa ver tudo aquilo que te fez sentir feliz e que com essa foto, você possa reviver todos esses momentos especiais.

Você me venderia essa foto por dois reais?

Difícil né?

Essa é a diferença entre valor e preço.

Capriche no portfólio

Seu portfólio será, muitas vezes, o primeiro contato do cliente com o seu trabalho. Essa é a sua primeira chance de encantá-lo e atraí-lo ao seu funil de vendas. Tenha um site ou blog para expor suas melhores fotos – sim, apenas as suas melhores fotos, não todas – e esteja sempre com o seu portfólio atualizado. Se possível, tenha também um portfólio físico, como álbuns dos seus melhores ensaios ou eventos.

Elementos que o seu site precisa conter – https://youtu.be/8Ok0m8Ez7-w

Como montar seu primeiro portfólio impresso – https://youtu.be/rrDOw-5tbW0

Invista em networking e parcerias

O networking é essencial para que você consiga crescer no ramo da fotografia. Tenha contatos que o ajudem a crescer como profissional e que possam te indicar para serviços. O networking também é muito importante na hora de fazer parcerias, que serão de grande ajuda para que você consiga ganhar dinheiro com fotografia.

Você pode, por exemplo, fazer parcerias com maquiadores ou cabeleireiros, e oferecer pacotes mais completos nos seus ensaios. Uma opção interessante para quem trabalha com ensaios infantis, é ter parcerias com confeitarias para a realização do famoso Smash the cake. As opções são muitas, basta entender seu público e ser criativo!

Aprenda a atrair clientes

Um dos grande erros que os fotógrafos cometem é ficar esperando os clientes.

Seja ativo na sua venda, desenvolva estratégias para prospecção de clientes. Procure entender quem são os seus possíveis clientes, onde ele está, o que ele consome, e tente se introduzir nesses ambientes de forma sutil, para conhecer melhor essas pessoas e fazer negócios com eles.

Lembre-se que fotografia não é um bem de primeiro consumo, as pessoas dificilmente vão acordar um belo dia e pensar em fazer fotos, por isso, é importante que você desenvolva esse seu lado empreendedor e aprenda a buscar clientes.

 

Viu como é possível ganhar dinheiro com fotografia? Comente aqui embaixo se você ficou com alguma dúvida ou se tem alguma dica para compartilhar com a gente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *