Todo fotógrafo — profissional ou iniciante — precisa entender que as mídias sociais são canais de divulgação indispensáveis. Afinal, hoje, trata-se dos meios onde as pessoas passam a maior parte do tempo na internet. Por isso, além de programar postagens regulares, você também precisa começar a investir nos anúncios em redes sociais.
A maior vantagem de investir em anúncios é ter o controle da sua estratégia de marketing e deixar de depender de algoritmos de outras empresas para entregar seu conteúdo ao seu cliente e vender.
Entretanto, antes de criar e veicular seus anúncios, é crucial entender a estratégia e a lógica por trás de tudo isso.
Conheça seu público-alvo
Antes de tudo, você precisa conhecer muito bem o perfil do seu público, o que não se resume a uma “ficha” com idade, sexo e região. É necessário traçar um panorama detalhado de cada um, com dados que informem preferências de compra, interesses sobre o serviço, seus desejos etc., além dos dados básicos de identificação. Uma boa forma de conseguir isso é por meio de feedbacks, enquetes ou questionários.
Elabore uma pesquisa rápida com seus últimos 10 clientes, e descubra características em comum entre eles. Isso será muito importante na hora de criar seus públicos para anunciar.
Veja esse vídeo para entender melhor sobre como definir e montar seu público alvo:
Transforme frios em mornos
Esse é o seu primeiro objetivo. Pegar pessoas que ainda não te conhecem e nunca ouviram falar de você (frios) e transformar em pessoas que conhecem seu trabalho e gostam de você (mornos).
Com os anúncios você consegue fazer isso de diversas formas.
Como por exemplo: Criando um anúncio com objetivo de alcance no facebook e divulgando as suas melhores fotos para um público mais amplo.
Nessas segmentações de público você pode usar públicos baseados em interesses ou até quem sabe públicos segmentados baseado na região onde ele vive.
Transforme mornos em quentes
Já o seu segundo objetivo com os anúncios é transformar os mornos em quentes, pegar pessoas que te conhecem e transformar elas em clientes reais.
Isso você pode fazer através de um anúncio de formulário no facebook, fazendo uma oferta especial ou uma inversão de risco.
Nesse caso, os públicos mais indicados são os públicos personalizados. Públicos de pessoas que visitaram o seu site, ou já se engajou no seu Instagram.
Sim, é possível fazer isso. 😉
Veja um post completo sobre como montar um funil de marketing para fotógrafo, clique aqui.
Monitore suas métricas
Analisar as métricas é um fator importantíssimo na estratégia de anunciar seus serviços fotográficos nas redes. Serão elas que mostrarão como suas campanhas estão repercutindo, destacando se os resultados são positivos ou negativos a partir do número de visualizações, quantidade de cliques, entre outros dados. Portanto, não deixe de acompanhar esses indicadores.
Como?
Crie uma planilha e faça o preenchimento manual dela toda semana.
Alguns campos importantes para serem acompanhados: Total investido, numero de vizualizações, numero de clientes agendados, número de vendas que essa campanha gero, ROI (retorno sobre o Investimento). Entre outros.
Gostou desse artigo?
Isso é uma introdução direta ao ponto sobre o que há de mais moderno no mundo dos anúncios no Facebook para fotógrafos.
Obviamente que é impossível explicar toda a estratégia completa de marketing digital em um post de 500 palavras.
Se você quer aprender mais sobre como fazer anúncios para fotógrafos, assista essa aula completa e gratuita onde eu explico como começar a fazer seu marketing digital.
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