Blog Indimagem

Conteúdo valioso para fotógrafos profissionais

5 dicas de ouro para tirar boas fotos de noivos no casamento

5 dicas de ouro para tirar boas fotos de noivos no casamento

Fotografar casamentos é algo sério. Não dá para fazer fotos de noivos se você estiver despreparado. Aquele é um marco na história de duas pessoas, e elas esperam que o fotógrafo reflita toda a carga afetiva daquele momento.

Quer ter certeza de que vai mandar bem e encantar o casal? Então, confira 5 dicas de ouro que preparei para ajudá-lo com o assunto!

1. Não erre o básico

O casamento é o primeiro dos momentos mais importantes da vida de duas pessoas. O valor desse evento para a família que está começando ali é imenso e inestimável! E só acontece uma vez.

Por isso, você não pode se dar ao luxo de perder uma foto porque a exposição estava errada e a luz ficou estourada, ou porque a velocidade estava baixa demais e a imagem saiu toda tremida.

Tenha em você o básico: exposição, foco, composição. Se você ainda erra nisso, comece a estudar e treinar mais para ontem!

2. Conheça o local

Hoje em dia já não se casa somente em igrejas. As cerimônias vão desde praias até montanhas e fazendas! E mesmo entre uma igreja e outra, o cenário pode variar muito, como um casamento em uma catedral e outro em uma capelinha, por exemplo.

As condições de espaço, iluminação e até climáticas de cada um desses locais vai variar e muito. Conheça de antemão o lugar aonde você está indo fotografar para que possa levar o equipamento que seja adequado e que você realmente vá usar.

Sei que essa dica parece genérica não é? Porém é essencial que você conheça como se comporta a iluminação dos locais onde se realizarão os momentos do evento, isso sim é uma dica de ouro. Antes de continuar lendo essa postagem eu te indico que assista ao vídeo abaixo, ele tem várias dicas complementares para esse artigo:

3. Decore a ordem da cerimônia

A cerimonialista deve ser a sua melhor amiga. O fotógrafo tem que conhecer tão bem quanto ela o que vai acontecer em cada instante, para que possa se preparar e não perder nenhum momento importante.

Converse com ela e com os noivos com antecedência. Se puder, compareça ao ensaio! O que você simplesmente não pode fazer, em hipótese alguma, é chegar lá sem estar por dentro do roteiro. Só assim você garante que vai estar preparado para não deixar passar nada.

Outra dica de ouro é programar uma reunião para brifar o casamento, não sabe o que é isso? Então dá só uma sacada no vídeo:

Gostou da ideia do briefing? Então assiste esse outro vídeo, nele eu tenho certeza que te convenço a fazer sempre a reunião. hehehehe

4. Foque, primeiramente, nas fotos dos noivos

casamento foi feito para celebrar a união do casal, certo? Então, é neles que a sua atenção deve estar focada! Já tenha um esquema preestabelecido e combinado com seu segundo fotógrafo para fazer as fotos “obrigatórias”: dos padrinhos, pais etc.

No momento da cerimônia, foque em registrar a união das duas pessoas que estão no altar! Concentre-se em flagrar os olhares um para o outro, a interação deles com os pais e sogros, os gestos sutis e os momentos indispensáveis, como a troca de aliança e o beijo.

Isso, obviamente, não quer dizer que você deve ignorar os acontecimentos paralelos! A dica de ouro aqui é: Garanta primeiro, crie depois.
Tenha ciência de que os momentos chave não podem ser perdidos e que a medida que você for tomando gosto e segurança é natural voltar a atenção para o restante dos convidados.

5. Use sua criatividade e sensibilidade

Se você já tem bastante prática com a parte técnica da fotografia e sabe que não vai errar no básico, já está com meio caminho andado. Mas, se fotografia fosse só técnica, todo mundo seria um Cartier-Bresson, concorda comigo?

Tendo a segurança do domínio técnico, agora você precisa fazer o que mais vai se destacar no seu trabalho: usar a sua criatividade, a sua sensibilidade e seus estudos em composição e storytelling para criar fotografias que ficarão nas prateleiras daquelas famílias por gerações e gerações.

Tenha também a ciência de que nem só de fotos criativas vive o fotógrafo de casamento e procure manter a expectativa baixa ao ir fotografar um casamento. Pode ser frustrante imaginar que você fará fotos lindas de por do sol e, ao chegar na locação do evento, uma longa e pesada chuva começa.

Um vídeo muito bacana para complementar esse tópico está aí abaixo! Dá uma olhadinha e depois comenta aqui na postagem o que achou.

É bastante coisa a se planejar! Mas não precisa ficar preocupado: uma vez que você sabe do que precisa para fotografar um casamento e se prepara para isso, fazer fotos de noivos vai ser algo prazeroso e extremamente recompensador.

Aproveite sua visita no blog e continue a aprimorar sua técnica para ter fotos de casamento incríveis. Confira algumas dicas que elaborei para não errar no grande dia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao Topo