No mercado da fotografia, ainda é comum que os profissionais não tenham um site próprio. Mas eu pergunto: o site para fotógrafo é coisa do passado?
Se respondeu que sim, saiba que está completamente errado!
Ter só uma conta no Facebook e Instagram não é suficiente, e eu vou contar por que.
Os seus perfis nessas redes não pertencem a você. Se um dia o Mark Zuckerberg resolver acabar com isso tudo (lembra do Orkut?), todas as curtidas, comentários e seguidores que você tem vão embora juntos. Por isso, é essencial ter um website para chamar de seu.
Quer saber o que não pode faltar na hora de criar um site para divulgar o seu trabalho, montar estratégias de marketing e captar mais clientes? Então, vem comigo!
O que não pode faltar em um site para fotógrafo?
Conteúdo atrativo e de qualidade
As imagens são a base, a estrutura do seu negócio. Então, a primeira coisa que não pode faltar no seu site são boas fotos. E não significa apenas fotos bonitas, mas também com boa qualidade!
Imagine um possível cliente clicando no seu domínio, mas a primeira coisa que aparece para ele é uma foto toda pixelada, com pouca resolução. A sua credibilidade acaba ali! Por isso, escolha as fotos que mais representem o seu estilo, a sua estética e o sentimento que você gosta de passar, e publique-as com boa resolução.
Por outro lado, existe aqui um detalhe: sabemos que essas fotos serão pesadas, o que pode deixar o seu site mais lento. Então, tenha o cuidado de otimizar essas imagens antes de subi-las. Existem hoje diversas formas e ferramentas para fazer isso, é só escolher a que mais lhe agrada!
Chamadas para ação e formas de contato facilitadas
As fotografias não são, e nem devem ser, a única maneira de despertar a curiosidade e prender a atenção dentro do seu site. Palavras têm um poder enorme de conquistar os visitantes, fazendo com que eles fiquem mais tempo navegando por ali. Então, pense cada texto com atenção.
Use gatilhos mentais, coloque frases de efeito e incentive o público a curtir suas páginas nas redes, ou a se inscrever no blog. Faça formulários de contato simples e deixe-os bem evidentes, para que não haja empecilhos para falar com você.
Além disso, tenha atenção ao português! Nada mata tanto a credibilidade de um site quanto erros gramaticais, por isso, revise tudo antes de postar. Vale até pedir para seus amigos e familiares uma ajuda com isso.
Depoimentos de outros clientes
Até hoje se diz que “não existe marketing melhor do que uma boa indicação”, e não sem motivo. Peça aos seus clientes que deem breves depoimentos sobre os momentos que passaram com você, como foi a experiência de serem fotografados.
Mesmo que a pessoa que está visitando o seu site não conheça os donos dos depoimentos, assim você dispara nelas, instantaneamente, o gatilho mental da prova social. Ou seja, você mostra que outras pessoas já o contrataram e recomendam o seu trabalho, seja pela qualidade, seja pelo atendimento, pelo seu estilo diferenciado etc.
Como fazer um site para fotógrafo?
Essa parte pode assustar alguns, mas fique tranquilo. Não é preciso ser programador para montar um site por conta própria. Hoje, existem muitas plataformas que facilitam, e muito, essa construção.
Você pode construir o seu site no WordPress, por exemplo, um sistema super visual, largamente utilizado e gratuito. Também, pode optar por uma plataforma de sites específica para fotógrafos. Essa opção é paga, mas bem mais robusta, muito útil para aqueles que não entendem muito sobre o assunto.
Resumindo: um site para fotógrafo não custa caro, mas, como vimos, é super importante. Sendo só seu, é onde você vai mostrar o seu trabalho e montar as suas estratégias de marketing. Inclusive, assista a este vídeo do Fotologia Vlog e veja o que os irmãos Vanassi, têm a dizer sobre isso!
Veja também esse post do Fotologia sobre site para fotógrafos.
Então, já tinha parado para pensar na importância de um site para fotógrafo? Compartilhe este post nas redes sociais para discutir com seus colegas e amigos sobre o assunto!