Assim como em qualquer negócio, a fidelização de clientes também é muito importante para nós, fotógrafos. Clientes fiéis são, sem dúvidas, os melhores compradores! Eles não se importam tanto com preço e sim com valor. Além disso, não pagam apenas por um produto ou serviço: pagam por uma experiência!
Clientes fiéis também podem ser o foco da sua estratégia de marketing, pois eles costumam fazer recomendações com frequência, atraindo assim novos compradores para o seu negócio. E o melhor disso é que os custos de fidelizar um cliente são bem menores que os de alcançar novos clientes.
Pra começar, é importante lembrar que satisfação é diferente de fidelização. O cliente pode ter ficado satisfeito com seu serviço, pode ter amado suas fotos e seu profissionalismo, mas se ele não for fidelizado, ou seja, se você não fizer nada para mostrar pra ele que ele é especial, pode ser que ele facilmente encontre outro fotógrafo que faça um serviço igualmente bom e satisfatório.
Fidelização inclui encantamento e uma relação pessoal com o cliente. Mas como você, fotógrafo, pode fazer isso? Vou listar aqui 5 estratégias rápidas que podem ajudar. E já aviso que elas podem fazer muita diferença na sua carreira! ?
1. Converse com seu cliente
Parece óbvio, mas é sério, conversar com seu cliente é fundamental. Podemos até dizer que esse é o ponto-chave de qualquer estratégia de fidelização de clientes. Como citei, é necessário haver uma relação pessoal com o cliente, uma conexão. Como você vai fazer isso se não conversar com ele?
Entenda o que seu cliente precisa, como ele espera e quer ser atendido. Não passe apenas informações, converse de verdade! Se quiser saber mais sobre esse assunto é só ler o nosso post sobre estratégias de atendimento ao cliente, você vai achar ótimas dicas lá!
2. Escolha seu cliente ideal e mantenha o foco nele
Não adianta tentar atender mil tipos diferentes de clientes, você não vai conseguir. Aliás, você pode até conseguir atendê-los bem, mas a fidelização será quase impossível. Não existe produto ou serviço que agrade a todos.
Estratégias de fidelização dão trabalho pra colocar em prática. Agora imagine que você precise criar uma estratégia para noivas, uma para mães, uma para agências de modelos, etc. Tudo isso de uma maneira pessoal e encantadora. Um pouco difícil, não acha? Então escolha o seu cliente ou público-alvo ideal e trabalhe apenas nele.
3. Faça da simplicidade um diferencial
Um e-mail de agradecimento após uma reunião; dar um doce de presente; enviar um bilhete escrito à mão na entrega do álbum… Pequenos detalhes como esses fazem seu cliente se sentir querido. Então dê atenção às pequenas coisas, isso vai facilitar muito a fidelização de clientes.
4. Proporcione um atendimento VIP
Ofereça um tratamento diferenciado para seus clientes mais constantes. Pode ser dando vantagens, brindes ou conteúdos exclusivos. O importante é que seu cliente se sinta especial e tenha a percepção de que você o valoriza de verdade.
5. Tenha um programa de fidelidade
Utilize programas de fidelidade para que seu cliente sinta que está sempre ganhando. Existem diversos tipos de programas de fidelidade. Por exemplo, você pode usar cartões com carimbos: cada vez que o cliente te contrata, indica alguém ou compra um certo produto, ele ganha um carimbo. Quanto acumular “x” carimbos ele ganha algo (um mini ensaio, um porta-retratos, etc).
A fidelização de clientes é um trabalho contínuo e que deve ser praticado todos os dias, mas pode ser muito recompensador. Pronto para começar a fidelizar os seus clientes? Comente aqui abaixo com as suas ideias, pra sabermos o que você achou. ?
Um comentário em “Dicas rápidas para fidelização de clientes”