Você conhece o conceito de consumidor 2.0? Ele surgiu nessa era digital acelerada em que vivemos. Trata-se do cliente exigente e conectado, que sabe muito bem o que quer e que demanda excelência dos serviços que consome. Ele tem características próprias, que podem ser trabalhadas para atrair mais clientes para o seu negócio.
Esse cara é bem informado, pois pode obter todas as informações sobre o que você oferece com a rapidez do deslizar dos dedos no smartphone. Além disso, é um verdadeiro militante nas redes sociais — ora para promover o seu trabalho, ora para criticá-lo. ?
Nesse cenário, é preciso que você se torne muito mais ativo e procure as melhores maneiras de agradar seus consumidores e mantê-los informados e engajados. As suas estratégias precisam ser direcionadas, atingindo em cheio as expectativas do seu público.
Quer descobrir como fazer isso? Então, nesse post eu te conto 4 dicas práticas para que você atraia essa galera! ✌
1. Busque os clientes, não espere eles virem!
A primeira dica já vai direto na veia: tire o bumbum da cadeira e comece a prospectar clientes! Chega de colocar fotinhos no Instagram e no Facebook e ficar rezando para que o telefone toque. Isso não funciona mais.
Entenda que, na maioria dos casos, o cliente tem várias opções atrativas de serviços fotográficos ao seu redor e por isso ficar esperando que ele caia no seu colo é uma furada. A taxa de sucesso dos profissionais que efetivamente buscam os clientes (com promoções, exposições, e-mail marketing, ofertas diretas, ações em lojas parceiras, etc) é muito maior do que dos fotógrafos que apenas fazem fotos, publicam e esperam.
Vai por mim, prospectar dá trabalho, mas também dá bons resultados. Seja eficiente, ofereça boas soluções e cumpra tudo que prometer. Se você fez uma postagem sobre gestantes e algumas gestantes curtiram, você pode tranquilamente mandar mensagens diretamente pra elas, oferecendo seus serviços. Não tenha medo de falar com as pessoas e oferecer seu trabalho, pois se o cliente estiver precisando dele, vai considerar te contratar se você for ativo e atencioso.
2. Participe dos eventos locais
Essa certamente é uma boa estratégia para que você consolide sua presença entre o público. Sim, é uma ação offline, mas acredite, esses encontros cara a cara são poderosos. Sugiro que participe de eventos locais oferecendo os seus serviços de fotografia. Pode ser cobrindo a festa de São João da comunidade, clicando lances da festa da prefeitura ou participando de eventos empresariais. O importante é marcar presença, mostrar sua cara e fazer contatos, para depois marcá-los nas fotos quando você subir o álbum nas suas redes sociais.
Essa ação pode até render vendas se você criar uma estratégia comercial, mas na maioria das vezes o foco imediato não é esse. A intenção é se tornar conhecido e ser visto como alguém competente e agradável. Assim, você cria uma experiência positiva para as pessoas e certamente as suas atitudes ficarão marcadas na cabeça do possível cliente, que vai acabar vendo as suas fotos depois.
Por que isso é importante? Simples. Você precisa construir, aos poucos, o seu espaço no imaginário da clientela. Quanto mais experiências positivas ajudar a proporcionar, mais associações os clientes farão com o seu trabalho e mais chances eles tem de participar de alguma futura ação de marketing ou captação que você promover.
3. Desenvolva as suas redes sociais
Como o cliente está mais conectado, o seu modo de trabalho precisa se adaptar para entrar nessa nova realidade. Uma das formas para você fazer isso é investindo em conteúdo para as mídias sociais.
E não estou falando só de fotos soltas não, estou falando de conteúdo que resolve problemas das pessoas. Você é um especialista em fotos e ensaios, certo? Então você é o indicado para escrever pequenos artigos sobre “10 ideias lindas para um ensaio de casal”, ou sobre “7 poses que encantam em ensaios de 15 anos”, ou então sobre “cuidados importantes para uma sessão de newborn”. Sacou?
Esse tipo de matéria engaja seu público e ajuda os potenciais consumidores a se informarem e resolverem dúvidas. Invista nisso, pois os clientes tendem a valorizar e fazer mais negócios com quem é especialista e ajuda eles em algo.
4. Bote uma graninha no marketing digital
Quer atrair novos clientes rapidamente? Então provavelmente as estratégias de marketing digital são o que você precisa. A grande vantagem dessa alternativa é que você pode realizar estratégias direcionadas para o seu público-alvo.
O marketing digital é uma opção relativamente barata, mas que pode trazer um retorno surpreendente para o seu negócio. Como exemplos, podemos citar os links patrocinados, as promoções de captação online e o investimento em um bom site, como estratégias indispensáveis para fazer o seu nome se destacar na web e chegar na timeline dos consumidores. Você precisa ser visto, para ser lembrado e valorizado.
Para ir mais fundo nessa dica, recomendo fortemente que você ouça o Episódio #085 do Fotologia Podcast que fala especificamente desse tema. ???
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Realmente ótimas dicas. Muito boas mesmo. Parabéns!
Agora é arregaçar as mangas e praticar o TBC.
Show meu irmão … Quero só ver hein
uma das melhores formas são as divulgações em redes sociais , pois hoje em dia as redes sociais influência muito nos comércios nos dias de hoje.
=) exato
Muito bom,gostei!