Se você está pensando em como atrair novos clientes e, ao mesmo tempo, garantir a sua satisfação e fidelização, saiba que a regra mais importante para cativar um consumidor é ouvi-lo e tratá-lo bem. E isso não significa apenas ser simpático e prestativo, mas desenvolver estratégias de atendimento ao cliente que resolvam problemas e realmente atinjam as expectativas de cada consumidor. O motivo é simples: para crescer, o profissional precisa ser bem-visto pelo cliente e ser indicado por ele.
Por isso, é essencial oferecer um serviço fotográfico diferente, focado principalmente na resolução de problemas de forma ágil.
Confira a seguir nossas cinco estratégias para te ajudar a fazer isso de forma eficiente! ?
1. Conheça o seu cliente!
É sério, esforce-se para conhecer de verdade as pessoas pra quem você vai vender. Por meio de perguntas simples, você consegue entender melhor as necessidades de cada noiva, formando ou gestante que vier até você. Esse é um dos pontos principais: fazer perguntas!
Essas perguntas podem envolver o que atraiu o cliente no seu trabalho, que tipo de foto ele sonha possuir, que lembrança quer guardar, os lugares que ele gostaria de usar como locação, etc.
Parece bobo, mas importar-se de verdade com o cliente e oferecer ajuda para atender aos anseios dele é uma atitude poderosa de atendimento, que pode gerar muitas vendas.
2. Disponibilize mais canais de contato!
Vá além do atendimento tradicional por telefone, pois atender por telefone é comum, todo mundo faz.
Ofereça, por exemplo, canais de contato eficientes nas redes sociais, e-mail e chat. Responda rápido essas mensagens e seja ágil em se oferecer para executar um trabalho ou iniciar uma conversa sobre um orçamento. Fortaleça ainda mais esses canais com posts sobre fotografia e fotos diárias do seu trabalho.
Lembre-se de que você estará abrindo portas para conhecer cada vez mais sua audiência e seus fãs. Isso é maravilhoso, mas não esqueça que você também pode receber algumas reclamações. Se isso acontecer, seja gentil e dedicado sempre, buscando resolver rápido o problema do consumidor que reclamou.
3. Dê real atenção ao que o cliente diz!
Se você oferece múltiplos canais para que o cliente fale com você, use essas informações a seu favor! Faça o seu negócio de fotografia crescer ouvindo as dicas e desapontamentos que os seus clientes mostram.
Além de deixar claro que está sempre aberto a críticas e elogios, você conseguirá gerar novas ideias e práticas que venham dos comentários das pessoas que contrataram o seu serviço. Prestando atenção nos detalhes, você pode identificar pontos fortes para reforçar e pontos fracos para melhorar.
Mesmo quando um cliente compara você com um concorrente, não se ofenda. Busque entender o que foi visto de melhor no outro e trabalhe para melhorar isso na sua empresa.
As opiniões dos clientes são armas poderosas, que podem indicar caminhos a seguir e estimular a inovação em seus negócios. Use elas com carinho, pois isso pode ser determinante para seu sucesso.
4. Estabeleça métricas como parte das estratégias de atendimento ao cliente!
Sim, estou falando de números. Você precisa acompanhar alguns indicadores para saber se o seu negócio está indo bem ou mal.
Saber de forma rápida e clara quais são as práticas mais bem aplicadas, bem como as piores, garante que os seus serviços evoluam bastante. Isso é mensurado quando você reune as respostas dos clientes e alguns dados internos das suas vendas, separando os principais pontos que merecem mais atenção: Como ele ficou sabendo dos meus serviços de fotografia? Viu em alguma rede social ou recebeu indicação de algum amigo? Que produtos foram comprados? Quanto foi gasto em cada venda? Etc.
Descubra respostas como essas e organize tudo em uma planilha ou caderno. Depois compare os dados pra ver o que aparece mais vezes. Reunir assas informações será importante para que você entenda o que está funcionando para direcionar melhor seus investimentos e ações.
5. Preveja as necessidades para o futuro!
Com as ferramentas e as estratégias de atendimento ao cliente certas durante o contato, saber o que ele precisará no futuro será quase que natural! Você passa a entender melhor quem ele é e pode se antecipar com a sugestão de tipo de serviço fotográfico de que ele precisará.
Que tal já preparar um pacote de newborn personalizado para os gostos da gestante que você fotografou? Ou então oferecer informações sobre cobertura de casamento para o casal que acabou de se formar? É só ligar os pontos e sair na frente.
Viu como a estratégia de atendimento ao cliente é útil para os seus serviços fotográficos? Deixe um comentário e conte as suas experiências! ?
Estou adorando esses posts, as dicas são super práticas e realmente valiosas. Parabéns Indimagem e Gustavo Vanassi!
Valeu Jo! Siga acompanhando, pois ainda vem muita coisa boa por aí. =)
Abração
Lindo, Parabéns!
Sucesso é lindo.
Obrigada
Obrigado =)