Blog Indimagem

Conteúdo valioso para fotógrafos profissionais

O que é podcast e como eles podem te ajudar na carreira fotográfica?

O que é podcast e como eles podem te ajudar na carreira fotográfica?

Você sabe o que é podcast? Se sua resposta foi negativa, não tem problema, porque você está prestes a descobrir tudo o que precisa para inserir essa mídia fantástica na sua vida.

Os podcasts são como uma espécie de “programas de rádio” da atualidade, transmitidos na Internet. “Rádio? Mas, isso não é meio ultrapassado? O lance agora não são videos”, você pode estar se perguntando. E a minha resposta é: não! Apesar de os vídeos serem uma ótima forma de transmissão de conteúdo, eles ainda pedem uma atenção exclusiva para serem consumidos. Além disso, eles também não ajudam muito no quesito armazenamento e consumo de dados da internet.

Os podcasts, por outro lado, possuem arquivos leves e fáceis de serem ouvidos em qualquer lugar, seja no deslocamento trabalho-casa ou até mesmo executando alguma atividade (como editar fotos no Lightroom, por exemplo). Sendo assim, continue a leitura e saiba como você pode utilizar essa mídia para dobrar sua produtividade!

O que é podcast?

Podcast é uma mídia de transmissão de informações, que funciona basicamente como um programa de rádio, já que o seu conteúdo é apenas sonoro. A diferença, entretanto, é o fato de não ser ao vivo e estar disponível na Internet, pra você baixar e ouvir quando quiser. Ele é produzido sob demanda em formato de programas e disponibilizado online, na maior parte das vezes de forma gratuita.

O termo podcast surgiu da união das palavras “Ipod”, o antigo player multimídia da Apple, e “broadcast”, que significa “transmissão” em inglês. Foi chamado assim porque, quando ele surgiu, o Ipod era o meio mais utilizado para reproduzi-lo.

Como funciona?

Para ouvir um podcast existem duas maneiras principais: por meio do site oficial do podcast que você quer ouvir ou por meio de programas agregadores de podcasts, que baixam eles automaticamente pra você no seu celular. Na primeira forma, basta você acessar o site oficial do podcast que deseja e ouvir online, no navegador. Lá você também pode baixá-lo para escutar depois, onde quiser.

Para utilizar a segunda forma, você precisa ter instalado algum programa/aplicativo agregador de podcasts no seu celular. Caso você tenha um iPhone, a Apple já disponibiliza automaticamente no seu aparelho o App Podcasts, então é só abrir ele, pesquisar seu podcast favorito e sair escutando (recomendo fortemente que você pesquise por “Fotologia” e já assine esse, kkk). Caso você tenha um celular Android, baixe o App Podcast Addict, que é grátis e funciona muito bem.

A vantagem de usar um agregador é que você tem acesso rápido a vários podcasts, bastando fazer uma busca simples para encontrar algum que fale dos temas que você deseja consumir e aprender. Outro ponto positivo é que o agregador avisa você automaticamente a cada novo episódio do seu podcast favorito, assim que ele estiver disponível.

Por que você deveria ouvir podcasts?

Todo mundo precisa aprender mais sobre algum assunto e os podcasts podem ajudar muito nisso, pois dobram sua produtividade, já que você consegue consumi-los enquanto faz outras atividades (como quando trata fotos, lava a louça, limpa a casa ou se desloca para clicar algum ensaio). Nesses momentos, ao invés de ficar escutando a TV ou ouvindo música, você pode ouvir um podcast sobre fotografia, ou sobre história, ou empreendedorismo, ou culinária, etc, pra ir aprendendo e se divertindo enquanto executa a outra tarefa.

Também existem podcasts de humor, de variedades, de entrevistas, de notícias… Enfim, existem programas sobre o que você quiser.

Essa é uma mídia apaixonante, que tenho certeza que vai te conquistar e te ajudar muito. Basta você dar uma chance pra ela entrar na sua vida.

Curtiu as dicas? Então que tal entrar nesse mundo ouvindo um podcast voltado especificamente para a fotografia? Visite o Fotologia Podcast e confira nossos conteúdos! 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao Topo