Descubra como criar o álbum perfeito de casamento dos seus clientes

Tempo de leitura: 5 minutos

Todo fotógrafo precisa ter um portfólio para apresentar aos clientes, certo? Casamentos são eventos perfeitos para criá-los, já que são diversas etapas, e todas elas viram lindos registros de um álbum de fotos para casamento.

Se você quer ter excelentes resultados como fotógrafo, é imprescindível fornecer boas experiências a seus clientes. Afinal, em um álbum impresso ficam eternizados todos os momentos mais especiais da vida de um casal, e o responsável por isso vai ser você. Pense que o material impresso é visto, em média, 5 vezes mais do que os arquivos digitais. Acho que só essa exposição extra já vale a intenção de produzir um belo material não é?

Pesquisas apontam que os clientes gastam 20% mais quando têm um bom atendimento em uma prestação de serviço e por consequência um trabalho bem executado. No caso de um casamento o “trabalho finalizado” se refere a materialização de um álbum impresso, vale lembrar que essa é uma tradição familiar que tem toda uma simbologia envolvida. Então, quer se destacar com fotografias de casamento? Continue a leitura e saiba como fazer um álbum perfeito!

Como fazer um álbum de fotos para casamento perfeito

Faça produções criativas

Com a possibilidade de compartilhar em tempo real todos os momentos, o diferencial de um fotógrafo é apresentar um belo trabalho impresso, onde, a cada momento, o cliente vai poder recordar os instantes vividos. É aqui que o fotógrafo deve usar toda sua criatividade ao criar um álbum de fotos para casamento, surpreendendo seus clientes. Então, ofereça o que os outros fotógrafos não estão fazendo.

Ofereça a cobertura de momentos que o casal nem mesmo pensou em registrar, como um jantar prévio ao casamento com os padrinhos, a prova final do vestido da noiva junto ao estilista, a entrega de convites um ensaio pré ou pós casamento. A cobertura de um casamento não se refere unicamente ao dia da realização do mesmo. Ao registrar outros momentos que estão diretamente ligados com o grande dia você estará oferecendo acesso a novas experiências. Lembre também que esses momentos extras são uma baita possibilidade de realizar vendas extras, afinal você ira cobrar por essas coberturas e álbuns.

Crie uma timeline

Como você se organizou previamente, terá um material completo para apresentar ao final, mas nada impede que antes do casamento você ofereça uma prévia dos seus serviços ao casal. Nesse ponto o planejamento é essencial. Faça uma reunião de briefing com seus clientes e questione todo o processo de casamento, assim, já se mostrará interessado no evento, além de colher informações que vão ser úteis para o seu trabalho. Entenda como será o evento, quem irá participar, se alguma das coberturas extras que você oferece fazem sentido para o casal ou não. Vale aqui oferecer algum serviço com a técnica da inversão do risco, algo como:
“Se você me autorizar eu fotografo o momento e, se você gostar das fotos, posso te oferecer o livro depois.”

Você pode começar criando uma linha do tempo para o álbum de fotos para casamento. Mostrar para os noivos como será feita a disposição das imagens dentro do livro e se pode ser adicionado algum livro extra no próprio pacote de casamento. Livros com as fotos dos convidados, decoração e balada são alguns dos exemplos. Assim, ao ofertar esse primeiro serviço, você já instigará os próximos pacotes que tem a oferecer. Tenho certeza que assim você aumentará o pacote inicial contratado. Lembre quem é o especialista, o cliente não tem obrigação de saber como funciona toda a sua linha de produtos.

Escolha o material

Tenha sempre em mente que o casamento é o momento mais lindo do casal que decidiu comemorar sua união com amigos e parentes. É um evento único, por isso, o fotógrafo deve ter olhares sempre sensíveis nessa etapa, o que vale também na escolha do material do seu álbum.

A experiência que os seus clientes vão ter precisa atingir todos os sentidos, por isso o material precisa ser impecável. Seja encadernado, revista ou premium, com ou sem acessórios, o importante é que seja marcante, como os da Indimagem, que oferece produtos de qualidade.

Entenda a necessidade e gostos do cliente para oferecer o acabamento ideal. Aqui vale conversar e descobrir os detalhes do ambiente onde o álbum ficará exposto, lembre que o papel de orientar sobre os produtos indicados é seu. Quem é mesmo o especialista?

Capriche na diagramação

Use ferramentas adequadas na edição e diagramação de suas imagens.  Além disso, siga uma linha coesa de luz e cores nas suas fotografias, padronizando a edição de todo o seu álbum. Ferramentas como InDesign, Lightroom e Album PhotoPress devem ser familiares a todo fotógrafo que apresenta boas imagens aos seus clientes. Lembre também que a própria Indimagem possui um sistema próprio de diagramação de álbuns dentro do próprio site, uma solução simples fácil e barata para as suas edições.

Recentemente desenvolvemos o mais completo material explicativo sobre o assunto disponível em língua portuguesa! O E-book guia de criação de álbum fotográfico, clique no link e baixe agora mesmo, ele é um presente nosso e serve como complemento essencial para esse artigo.

Fotografias de casamento são oportunidades perfeitas para o fotógrafo mostrar todo seu potencial e sair com portfólio impresso, profissional e pronto para agregar valor ao seu marketing.

Conte boas histórias com o seu álbum de fotos para casamento porque ele ainda é a sua principal ferramenta de divulgação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *