Instagram para fotógrafos: como alcançar os melhores resultados por lá?

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Nós, fotógrafos, temos uma cabeça muito mais voltada para conteúdos visuais. Por isso, nada mais justo do que estarmos presentes na maior rede social voltada unicamente para imagens. Mas como usar Instagram para fotógrafos?

Talvez você já tenha uma conta e a utilize de maneira muito pessoal, sem uma estratégia profissional por trás. Se esse for o seu caso, confira algumas dicas de uso do Instagram e alcance os melhores resultados nessa plataforma.

Organize a casa

Se uma pessoa gostar de uma foto sua e entrar no seu perfil, o que ela vai encontrar?

Muitos fotógrafos não dão a devida atenção ao preenchimento das informações do perfil, porém, ele é essencial. Assim, qualquer novo seguidor poderá entender exatamente quem você é e qual o objetivo do seu trabalho. A dica é acrescentar na bio apenas o fundamental: uma breve descrição pessoal, suas informações de contato e o seu site.

Se você quer tornar o seu perfil ainda mais profissional, crie também uma página no Facebook. Vinculando-o a ela, é possível habilitá-lo para o modo comercial. E isso é muito importante, porque garante acesso a novas funcionalidades, como os dados estatísticos e anúncios.

Use todas as ferramentas disponíveis

Além de postar imagens e poder editá-las com filtros, o Instagram oferece uma série de outras ferramentas que podem fortalecer seu perfil na rede. Confira algumas delas e comece a utilizá-las agora mesmo!

Hashtags

O uso de hashtags pode ajudá-lo bastante na hora de divulgar o seu conteúdo. Entretanto, fuja das hashtags muito genéricas, como #fotografia ou #família, porque elas são sobrecarregadas de imagens a cada minuto. Isso dificulta a divulgação do seu trabalho, logo, procure as mais específicas.

Tente não acrescentar mais de 15 hashtags em uma mesma publicação para não poluir o seu conteúdo, ok?

Prefira colocar hashtags no primeiro comentário e não na descrição da foto, pois assim ela consegue indexar da mesma forma, mas a descrição não fica poluída.

Localização

Não é raro alguém se deparar com uma linda foto de paisagem e querer saber em que local ela deve ter sido tirada. Você pode evitar a pergunta simplesmente acrescentando a localização direto na publicação. Isso também é útil para a sua divulgação, já que o Instagram também considera o lugar na segmentação da pesquisa de conteúdo.

Para fotógrafos é legal, pois facilita para noivas verem fotos suas em localizações de igrejas, por exemplo.

Instagram Stories

O Instagram Stories é uma ferramenta relativamente nova e tem feito um grande sucesso no Brasil. Sem dúvida, ele pode auxiliá-lo na exposição do seu material.

Uma forma simples de usá-lo é indicar nele quando tiver uma nova postagem no seu perfil. Aproveite também para fazer um “making of” dos seus ensaios.

Seja consistente nas publicações

Para construir uma audiência, é importante criar uma familiaridade com os seus conteúdos. Assim, seus seguidores saberão o que esperar do seu perfil. E, claro, não esqueça de manter a frequência das suas postagens e organizar seu feed para ficar bonito e harmônico.

Interaja com as pessoas

A dica parece óbvia, mas, muitas vezes, ela é deixada de lado. Afinal, praticá-la dá bastante trabalho.
No entanto, essa não é só uma excelente maneira de aumentar o número de seguidores, como também de demonstrar a sua educação.

Ignorar as pessoas na vida real não é legal, então, por que seria diferente no mundo virtual? Converse com seus seguidores. Faça perguntas e responda as que forem enviadas para você. Estabeleça uma relação e, certamente, a admiração pelo seu trabalho só aumentará. Lembre-se que essa é uma rede social, então você precisa socializar com as pessoas. =)

Agora que você já aprendeu as melhores dicas do Instagram para fotógrafos, que tal conhecer também um pouco mais sobre o seu irmão mais velho, o Facebook? Uma estratégia conjunta pode garantir ótimos resultados! Confira como um fotógrafo pode começar a ter resultados no Facebook.

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