Blog Indimagem

Conteúdo valioso para fotógrafos profissionais

Descubra qual lente usar para fotografar a natureza e a cidade

Descubra qual lente usar para fotografar a natureza e a cidade

Você é apaixonado por fotografia e decide aventurar-se: a partir de agora, fotografará a natureza e as cidades que visitar. Mas, afinal, o que é necessário para produzir esse tipo de imagem e qual é o equipamento mais indicado?

Embora, a princípio, possa parecer muito difícil encontrar a lente ideal, tenha em mente que o primeiro – e mais importante — passo já foi dado. Ao definir um estilo e segmento de fotografia para seguir, a escolha é muito mais simples e rápida. Você sabe o resultado que precisa atingir e só precisa definir a melhor forma de chegar lá.

Quer saber mais sobre o assunto? Descubra, de uma vez por todas, qual lente usar para fotografar a natureza e as paisagens urbanas e comece a fazer imagens ainda mais incríveis!

Tipos de lente

As lentes são um equipamento indispensável para produzir boas fotografias, influenciando tanto, ou até mais, do que a câmera que você possui. Cada modelo tem as suas particularidades e pode ser classificado em diferentes aspectos, como distância focal, ângulo de visão, capacidade de zoom, focagem, abertura e, até mesmo, especialidade.

Para que você comece a entender como isso funciona na prática, explicamos, a seguir, um pouco sobre os principais tipos de lente disponíveis no mercado fotográfico. Confira e descubra qual é a mais indicada para o seu estilo!

Lentes fixas

As lentes fixas têm apenas uma distância focal. Ou seja, elas não apresentam variação de zoom, e o fotógrafo precisa movimentar-se para criar ângulos diferentes. A queridinha dessa categoria é a compacta 50mm, muito indicada para capturar retratos.

Esse tipo de equipamento tem uma nitidez e um contraste superiores à lente zoom. Além disso, ela conta com uma abertura máxima entre f/1.4 e f/1.8, o que possibilidade um clique mais claro e com um belo desfoque de fundo.

Lentes zoom

Diferente das lentes fixas, esse tipo de equipamento alcança diferentes distâncias focais graças ao movimento do zoom. Com ele, é possível registrar objetos que estejam longe, sem que o fotógrafo precise aproximar-se ou realizar qualquer tipo de movimentação.

Apesar da enorme versatilidade, as lentes zoom apresentam uma qualidade de imagem inferior aos modelos fixos, com maiores distorções e menor nitidez. Ainda assim, essa é uma excelente opção para quem precisa de mais agilidade em seu trabalho.

Grande-angular

Com um amplo campo de visão, as lentes grande-angulares permitem que você insira diferentes elementos em uma só imagem, sendo muito indicadas para fotografar em espaços muito pequenos ou fechados. Além disso, elas apresentam boas possibilidades de criação na fotografia de arquitetura e paisagem.

Esse tipo de equipamento tem uma distância focal máxima entre 35mm e 50mm, sendo mais leve e compacto do que os demais modelos. Ou seja, é uma ótima opção para registrar suas próximas viagens e aventuras.

Teleobjetivas

Mais indicadas para quem busca registrar objetos e paisagens a longas distâncias, as teleobjetivas têm distância focal acima de 85mm. Geralmente, essas lentes são mais escuras, têm uma estrutura robusta e pesada e, em alguns casos, exigem o suporte de um tripé.

Os modelos de teleobjetivas estão entre os mais caros do mercado e são famosos pelo uso na fotografia de animais selvagens e esportes em geral.

Lentes para fotografar natureza

Agora que você já conhece um pouco a respeito dos principais tipos de lente, já deve ter uma ideia sobre qual é o modelo mais indicado para fotografar natureza, certo? Como já falamos anteriormente, as teleobjetivas estão entre as mais indicadas dos profissionais desse segmento.

Se você está produzindo imagens em áreas de risco, como desertos ou safáris, esse modelo de lente oferece tudo que você precisa para clicar flagras e detalhes incríveis em uma distância segura dos elementos fotografados.

Com grande alcance e distância focal, as lentes teleobjetivas conseguem capturar texturas e contrastes de árvores, vegetações e montanhas, mesmo que eles estejam bem longe. Além disso, as teles oferecem um belo desfoque na profundidade de campo, separando o objeto do fundo.

Uma boa dica é investir sempre em um tripé como equipamento auxiliar. Isso porque as teleobjetivas são, geralmente, mais escuras que os outros modelos de câmera. E, para compensar a sua perda de iluminação, será necessário diminuir a velocidade do obturador, o que, sem o suporte adequado, pode resultar em imagens tremidas.

Se você busca registrar apenas paisagem, captando o máximo de elementos possíveis em seu campo visual, uma boa pedida é investir também em uma lente grande-angular, que oferecerá belas imagens dentro de uma distância limitada, mas versátil.

Lentes para fotografar cidades

Embora as teleobjetivas também entreguem um excelente resultado para quem pretende fotografar monumentos distantes, as lentes grande-angulares são as mais indicadas para realizar cliques mais aproximados e retratos na cidade.

Se você busca registrar a agitação das grandes cidades, capturando todo o seu movimento em imagens de qualidade, as grande-angulares podem oferecer tudo o que você precisa, permitindo que você esteja próximo ao objeto sem que a cena seja cortada.

Além disso, para registrar certos detalhes e estabelecer conexão com as pessoas e os lugares fotografados, o ideal é que o profissional esteja o mais perto possível da cena, o que só é possível com equipamentos com  grande abertura. Invista nesse tipo de lente e valorize ainda mais as suas imagens!

Apesar de as lentes fixas serem mais indicadas para retratos e ensaios fotográficos, elas também podem oferecer bons resultados para a fotografia urbana. Isso porque esse é um modelo menor e mais discreto do que as teleobjetivas ou as grande-angulares zoom, favorecendo a movimentação do profissional de forma mais natural.

Como você pode perceber, no mercado fotográfico, existem diferentes tipos de lentes para variados segmentos. Tudo o que você precisa fazer é identificar o que melhor atende às suas expectativas e necessidades e usufruir de tudo o que ele tem a oferecer!

Agora que você já descobriu qual tipo de lente é o mais indicado para cada situação, chegou a hora de colocar o conhecimento em prática e investir ainda mais no seu trabalho. Ainda tem dúvidas sobre as melhores formas de fotografar natureza? Deixe um comentário no post e conte para a gente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao Topo