Blog Indimagem

Conteúdo valioso para fotógrafos profissionais

4 formas de aprender mais sobre fotografia

4 formas de aprender mais sobre fotografia

Aprender mais sobre fotografia deve ser um hábito diário do fotógrafo. Todo dia é dia de aprendermos algo novo. Afinal, a tecnologia avança, as técnicas evoluem, as tendências mudam e nós devemos acompanhar essa onda — e de preferência estar surfando nela! ?

Eu sei que muitas vezes é difícil ter tempo disponível para isso dentre tantas atividades que exercemos como fotógrafos. Porém, estudar e se manter atualizado é mais do que uma indicação, é uma obrigação para quem não quer ser deixado para trás.

Sendo assim, confira agora 4 formas de aprender mais sobre fotografia!

1. Livros de artistas consagrados

Você tem algum fotógrafo favorito? Alguém com quem se identifica com o estilo ou que serve de inspiração para o seu próprio trabalho. Não? Então, é uma boa ideia você achar essa pessoa.

Traçarmos padrões mais altos do que aquele em que nos encontramos agora, nos inspirando, por exemplo, em fotógrafos consagrados, é o que nos fará progredir na profissão e ser fotógrafos cada vez melhores.

Sendo assim, uma boa dica para começar é procurar livros desses profissionais. Pode ser um livro de técnicas ou uma biografia. De qualquer forma, perceber como esses artistas pensam a fotografia também lhe fará evoluir como profissional. O fato de ter o livro impresso, também ajuda a consumir e analisar a fotografia de uma jeito diferente de uma tela de computador, com mais atenção e intimidade.

Algumas sugestões de leitura são: “O Imaginário segundo a natureza“, do mestre Henri Cartier-Bresson; a autobiografia de Sebastião Salgado, “Da minha terra à Terra”; e o “O Instante Contínuo — Uma história particular da fotografia”, de Geoff Dyer. Confere aí! ?

2. Documentários sobre fotografia

Convenhamos, nós fotógrafos temos uma mente muito mais para imagens do que para textos, não é mesmo? Sendo assim, assistir a documentários sobre fotografia também é sempre uma ótima forma de aprendizado.

Pode ser sobre algum movimento específico, um artista que fez história ou até sobre a própria história da fotografia em si. São muitos os temas que podem ser abordados e todos valem a pena dar uma checada.

Confira algumas indicações: “Tales by Light”; “O Sal da Terra” e “McCullin” (todos disponíveis na Netflix).

3. Canais do YouTube

Hoje em dia não tem mais desculpa para não estudar fotografia. Se antes os livros eram caros e não haviam cursos e materiais acessíveis, atualmente, pelo YouTube, você já tem disponível um mundo de conteúdos riquíssimos, de maneira gratuita.

São diversos canais, com os mais variados tipos de linguagem e conteúdos — alguns mais focados em reviews de equipamentos, outros em técnicas. Confira alguns canais para você acompanhar: Zona FotografiaCanon BrasilTony and Chelsea Nothrup (não esquece de dar uma olha nos nossos também: Indimagem e FotologiaVlog! ?

4. Cursos para aprender sobre fotografia

As formas descritas até aqui são excelentes para acompanhar as mudanças do mercado, porém, para aprender novas técnicas, sempre existirão os bons e velhos cursos, sejam eles online ou presenciais.

Os cursos presenciais com especialistas têm a vantagem de que você terá um atendimento cara a cara e poderá ver pessoalmente como o professor trabalha.

Por outro lado, os cursos online costumam ser mais acessíveis e completos. Algumas plataformas interessantes e que oferecem esses tipos de cursos são: EduK, Vitamina VPhotosTV e Harvard Oniline.

Agora é hora de você se puxar e começar a usar algumas dessas formas para manter sua fotografia afinada. Vale a pena.

Curtiu as dicas sobre como aprender mais sobre fotografia? Então, compartilhe em suas redes sociais! Assim, você também pode ajudar os seus colegas e amigos!

Um comentário em “4 formas de aprender mais sobre fotografia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao Topo