Blog Indimagem

Conteúdo valioso para fotógrafos profissionais

Por que ter uma capa de álbum matadora é importante?

Por que ter uma capa de álbum matadora é importante?

Você já comprou um livro pela capa? Muita gente já, afinal, uma capa bonita atrai e deixa a impressão de que o resto é tão bem feito quanto ela. 😉

Com a capa de um álbum fotográfico não é diferente. Compramos a ideia de que o ensaio está lindo se a capa impressionar logo de cara, até porque, nesse caso, imaginamos que as outras imagens terão o mesmo impacto.

Por isso, a capa deve ser matadora. Mas, se você ainda não está convencido, listamos abaixo quatro objetivos que a capa pode ter, que irão fazer você mudar de ideia. Confira!

1. Agregar valor ao trabalho

Alguns valores são intangíveis: a personalidade e a beleza conferida ao álbum fotográfico através da capa é um deles.

Compare dois álbuns: o primeiro, de capa de papelão, impressa com alguma paisagem ou imagem genérica, dentro dele, fotos impressas arranjadas em lâminas de plástico, com espaços definidos e separados para cada foto.

Agora, imagine essas mesmas fotos em um segundo álbum, com capa revestida em couro e as iniciais do casal gravadas junto a um símbolo importante para eles — ou mesmo com uma foto marcante da sessão, para deixar ainda mais personalizado e único. Dentro, as fotos estarão distribuídas e selecionadas para contar uma história e emocionar.

Consegue ver a diferença? A apresentação faz toda a diferença no resultado final e deve transmitir a mesma dedicação com que você realizou as fotos. Portanto, tire proveito dos atributos que conferem valor ao seu trabalho completo, como:

  • Qualidade;
  • Beleza;
  • Sofisticação;
  • Elegância;
  • Criatividade.

2. Demonstrar profissionalismo

O mercado competitivo faz com que cada detalhe seja uma forma de se destacar. Assim, muitas tarefas são agregadas ao trabalho do fotógrafo. Apesar disso, muitos “profissionais” querem apenas fotografar, eles não percebem que prestar um serviço completo é importante.

Isso é um ponto positivo para os que buscam ser profissionais melhores, pois essa é uma chance que temos de mostrar o nosso diferencial e nos beneficiarmos disso.

Ao fazer uma capa personalizada e criativa, provamos ao cliente que ele fez a escolha certa, mostrando que temos atenção aos detalhes e zelo pelo nosso trabalho. Afirmo que, ao chegar com um álbum que tira suspiros já pela capa, o cliente se sente gratificado — e nós também!

3. Enfatizar a importância daquele trabalho

Eu sou fã das novas tecnologias e poder ter milhares de fotos e revê-las a qualquer momento através de dispositivos digitais é fantástico, ao mesmo tempo em que quase nunca temos tempo para isso.

Ver fotos do churrasco com os amigos ou aquela viagem à praia não é o mesmo que ver as fotos do casamento, de quando estava gestante ou da infância do seu filho, não é mesmo? São momentos únicos e que merecem ser eternizados com o devido valor.

Esse momento deve ser especial: reunir a família, admirar a elegância do álbum, senti-lo fisicamente, reviver aquele dia e contar suas histórias. Nesses momentos, a capa deve contextualizar o momento fotografado com magnitude e trazer orgulho e satisfação, cada vez que for vista.

A ideia é que, ao ver o álbum na estante, as pessoas se sintam tentadas a folheá-lo.

4. Terceirizar o serviço é sempre uma opção

Como eu disse anteriormente, cada vez mais tarefas são agregadas ao trabalho do fotógrafo e se você está se perguntando: como eu posso fazer tanta coisa ao mesmo tempo sem perder a qualidade do meu trabalho? Calma, tem solução para tudo.

Você pode terceirizar alguns serviços. As empresas sabem das dificuldades dos fotógrafos e nos oferecem diversas soluções com baixo custo. No caso das capas de álbuns, há uma grande tendência às inovações, com o uso de novos materiais e técnicas.

Você pode ter um trabalho com mais qualidade sem precisar dedicar mais do seu tempo. Coroar seu álbum com uma capa que faça jus ao seu trabalho é merecido, depois de tanta dedicação com as fotos, você não acha?

Aposto que depois de ver todos esses pontos com mais clareza, você entendeu por que é importante ter uma capa de álbum irresistível. E caso sinta que precisa de ajuda, entre em contato conosco.

2 comentários sobre “Por que ter uma capa de álbum matadora é importante?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao Topo