Blog Indimagem

Conteúdo valioso para fotógrafos profissionais

5 dicas de cuidados com equipamentos fotográficos

5 dicas de cuidados com equipamentos fotográficos

Trabalhar como fotógrafo é algo muito prazeroso, mas nós sabemos que envolve muito mais do que fazer fotos, certo? Os materiais utilizados são valiosos e, com certeza, você investiu muito para consegui-los. Assim sendo, garantir os cuidados com equipamentos fotográficos é essencial para essa profissão.

Para te auxiliar nessa tarefa, separei 5 dicas que vão te ajudar a proteger e evitar ações prejudiciais ao seu equipamento de trabalho. Confira!

1. Fique atento à poeira e à umidade

É preciso ter cuidado redobrado com a poeira e a umidade na hora de guardar seus equipamentos fotográficos, pois esses elementos são altamente prejudiciais. A poeira, especificamente, é muito difícil de ser retirada, principalmente se entrar no corpo da câmera.

Já a umidade tem que ser controlada — nem muita, nem pouca demais. Em excesso, ela contribui para o crescimento de fungos e danifica as peças da câmera. Porém, se a umidade for abaixo de 20%, pode ressecar as borrachas — por perda de lubrificante.

Usar seus equipamentos constantemente é uma maneira de ajudar a evitar fungos e ressecamentos, além de manter as engrenagens da câmera lubrificadas. Está aí uma ótima desculpa para praticar, não é mesmo?

2. Proteja sua câmera usando acessórios

Acessórios são fundamentais para manter sua câmera em bom estado por mais tempo. Bolsas exclusivas fazem a diferença na hora em que você precisar se deslocar para trabalhar, visto que elas são feitas na medida certa e com o material adequado para guardar seus equipamentos.

Para evitar arranhões na tela, película é uma boa opção, pois protege e não atrapalha sua imagem. Além disso, ter uma alça de ombro é essencial para prevenir quedas da sua câmera.

Na correria que é fotografar um evento, o ideal é estar sempre preparado!

3. Troque as lentes com cuidado

Pode parecer óbvio, mas muitas pessoas não tomam o cuidado necessário na hora de trocar a lente da câmera. É preciso estar atento ao ambiente, para que não seja afetado por ventos fortes, gotas de chuva e sereno. Vale a pena, também, ter o cuidado de não ficar perto de muitas pessoas transitando, para evitar esbarrões e acidentes. 😉

As lentes são sensíveis e a hora da troca é o momento mais propício para derrubá-las.

Outro cuidado bacana é que, assim que terminar de usar uma lente, tampe-a e guarde-a imediatamente, para evitar o contato excessivo com poeira e com as demais adversidades.

4. Fique de olho no tripé

Geralmente, quando você vai fotografar um evento, o lugar tem um grande fluxo de pessoas. Com isso, é preciso redobrar os cuidados com equipamentos fotográficos para evitar acidentes. No caso do tripé, por exemplo, um grande movimento no local se torna perigoso, pois se alguém esbarrar nele, sua câmera ou flash cairá direto no chão.

Nesse caso, além de escolher um lugar menos movimentado, o ideal é que você esteja sempre por perto.

5. Faça limpezas periódicas

Tanto as câmeras, quanto as lentes, costumam acumular poeira, ácaros e até fungos ao longo do tempo. Isso é claramente perceptível quando você faz fotos do céu ou de algum outro elemento claro e de cor sólida com uma abertura bem fechada. Sabe aqueles pontinhos pretos e riscos que aparecem na foto quando você fotografa com f/22? Então… Isso é sujeira meu amigo!

Pra acabar com isso, recomendamos uma limpeza anual em câmeras e lentes, feita por alguma assistência especializada. É um investimento que deve ser previsto em seus custos, pois fará seu equipamento durar mais tempo.

Seguindo essas dicas de cuidados com equipamentos fotográficos, você vai prolongar a vida útil do seu material e evitar manutenções desnecessárias. Não deixe de tomar todos esses cuidados e esteja sempre atento aos perigos. Assim, você ficará mais tranquilo para trabalhar e não terá gastos extras com equipamentos danificados. ?

Conhece alguma dica que não citei aqui? Então deixe um comentário contando outros cuidados importantes com equipamentos fotográficos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao Topo