Blog Indimagem

Conteúdo valioso para fotógrafos profissionais

Como fazer um bom álbum de fotografia de formatura? Entenda aqui

Como fazer um bom álbum de fotografia de formatura? Entenda aqui

Chegou o tão esperado dia e o seu cliente deseja nada menos que um álbum de fotografia de formatura inesquecível para eternizar um dos acontecimentos mais importantes da vida dele. Esse tipo de recordação tem imenso valor para grande parte das pessoas e significa muito mais que simples imagens: representa um rito de passagem.

A formatura é sempre um evento emocionante, principalmente para os jovens e também para as pessoas mais próximas, como os pais, namorada ou namorado, avós, amigos de infância…

O momento de conquista e a companhia de pessoas queridas cria ótimas oportunidades para produzir ensaios repletos de autênticos momentos de alegria e muitas emoções à flor da pele.

Mas como produzir um álbum memorável para esse dia tão especial? Acompanhe o post e fique por dentro de algumas sugestões!

Mantenha um portfólio atrativo
O início dessa jornada até o coração do cliente pode e deve começar com um bom portfólio, mostrando o melhor do seu trabalho. Exponha o que você produziu de mais interessante em fotos de formaturas, com a sua identidade como fotógrafo.

Se ainda não tiver feito as fotos de formatura que deseja, considere chamar algum amigo, alugar uma toga e fazer uma sessão de portfólio com ele, sem compromisso, apenas para você clicar do jeito que sempre sonhou e montar um álbum de amostra.

Essa sessão pode gerar um álbum muito rico, que você usará pra mostrar suas ideias e atrair os outros clientes que irão pagar e contratar seus serviços.

Garanta que o futuro cliente possa ter certeza de que o ensaio dele terá a mesma qualidade daquilo que ele está vendo no seu portfólio.

Se quiser ver mais algumas dicas de como montar um portfólio digital, deixo aqui um vídeo meu falando sobre o tema:

Dê ênfase aos benefícios
Para que o cliente entenda o valor da fotografia impressa, você deve apresentar o álbum como uma vantagem, como algo precioso. Demonstre a sensação sem igual de poder ver as fotos impressas e guardar elas pra sempre.

Acredite: o cliente deve enxergar essa possibilidade como algo incomparável, o que de fato é. Porém, eu sei que, em tempos de vida digital, nem sempre as pessoas conseguem ter essa percepção espontaneamente. Então, cabe ao fotógrafo a missão de vender um benefício, e não um produto como outro qualquer.

Então, fale sobre o privilégio de reunir família e amigos para que possam, daqui a algum tempo, abrir o álbum e folhear cada página revivendo todas as emoções daquele dia tão especial. Mostre como um trabalho impresso é mais seguro de guardar (pois não irá sumir com um vírus, formatação ou com uma deleção acidental) e que é mais fácil de encontrar para rever quando a família quiser.

Capte momentos espontâneos
Eventos únicos passam voando. Não importa se a pessoa se graduou em mais de um curso, cada cerimônia acontece em momentos distintos da vida, com pessoas diferentes, outros lugares e perspectivas transformadas. Cada instante é único, por isso, mesmo que seja necessário produzir as fotos protocolares, um trabalho com fotos espontâneas abrilhanta ainda mais o acontecimento e fica lindo no álbum.

É cada vez mais comum retratar a história completa envolvendo a formatura, mostrando a prova de togas, um making of, a cerimônia de colação de grau e o famoso baile, sempre procurando captar as cenas com o máximo de naturalidade, pois assim é possível registrar as emoções mais genuínas e vender páginas extras no álbum depois.

Evite erros previsíveis
Conforme já falei aqui, eventos como formaturas, assim como casamentos, batizados e outros que marcam uma passagem da vida, são cheios de particularidades. Por isso, há certos momentos que não podem ser perdidos e isso exigirá de você, fotógrafo, uma dose extra de atenção na hora de captar cada um.

Não cometa o erro de deixar algo passar por falta de planejamento. É fundamental antecipar-se para saber exatamente quais equipamentos serão necessários para capturar cada momento importante. Da mesma forma, é recomendado estudar o ambiente para verificar como a iluminação do local funciona e providenciar o que for preciso para aproveitar esse recurso tão importante em fotografia da melhor maneira possível.

Busque entender o protocolo completo da formatura, antecipando os momentos, pra garantir todas as fotos esperadas, pois o cliente vai querer ter elas no álbum.

Trabalhe a identidade do cliente
As pessoas têm gostos diferenciados, assim como o fotógrafo pode ter um estilo bem peculiar para fotografar.

Identifique elementos que mostrem a identidade do seu cliente na formatura (cores do curso, elementos de decoração, estilo musical que ele gosta, etc) e busque manter na edição das fotos e na diagramação do álbum a identidade do cliente.

Isso pode ser notado através do tipo de letra (tipografia) que você usar na capa, das cores das fotos e do tipo de tratamento e edição do álbum.

Considerando que se trata de uma lembrança para toda a vida, é muito razoável pensar que o formando terá imenso prazer toda vez que estiver folheando o álbum de fotografia, revivendo os melhores momentos, além de poder apreciar um conjunto de informações visuais que tenham tudo a ver com ele e com todos que o cercam.

Essas dicas podem ajudar você a preparar uma sessão de fotos à altura das expectativas dos seus clientes. Aproveite e pesquise opções que você pode sugerir para eles!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao Topo