Blog Indimagem

Conteúdo valioso para fotógrafos profissionais

Como preparar um ensaio fotográfico de casamento inesquecível

Como preparar um ensaio fotográfico de casamento inesquecível

O casamento já está marcado e os noivos estão ansiosos pela chegada do grande dia. Por isso, o resultado do tão esperado ensaio fotográfico de casamento deve ser nada menos que excepcional!

Essa é a oportunidade de eternizar um dos momentos mais marcantes dos casais que estão prontos para começar uma vida juntos. Porém, com todo o turbilhão de emoções que envolvem um casamento, surgem as dúvidas sobre o local do ensaio, o que vestir, como se comportar, e por aí vai.

Então, para te dar uma mãozinha nessa importante missão, reunimos algumas sugestões de como preparar um ensaio inesquecível. Que tal conferi-las? É só continuar lendo!

Como fazer um bom ensaio fotográfico de casamento

Utilize técnicas de direção para o ensaio

Um dos grandes desafios para os fotógrafos nos ensaios de casamento é dirigir os noivos. Essa é uma tarefa que, algumas vezes, fica nas mãos de um produtor profissional, mas nem sempre isso é possível. Então, caro fotógrafo, a missão fica por sua conta.

Nessas horas, é fundamental conhecer as técnicas de direção mais adequadas para criar imagens espontâneas, mantendo o casal à vontade e livre do engessamento — o que estraga qualquer produção, não é mesmo? Lembre-se: o segredo aqui não está nas poses, mas sim na sua habilidade de extrair o melhor do casal nos gestos, nos sorrisos, nos movimentos e nos olhares, criando sinestesia!

Entenda que os ensaios vencedores não são posados, na realidade eles são dirigidos. A ideia é que você parta de uma pose inicial e instigue o casal a interagir, trocar carinhos e demonstrar toda a alegria que envolve essa data ali, na sua frente. Acredite meu amigo, isso não é tarefa fácil. Você já tentou ser modelo de alguém? Isso me ajudou muito no início da carreira para que eu pudesse me colocar no lugar das minhas clientes e desenvolver uma empatia diferenciada por aqueles que não conseguem “destravar” em frente a câmera.

Desenvolva poses de partida interessantes e, partindo delas, dirija o casal com leveza e naturalidade. Procure orientar de forma clara quais as partes do corpo ao qual você se refere, siga uma lógica definida (primeiro os pés, depois o quadril, e assim por diante) e nunca sinalize que o esforço do seu cliente não rendeu uma boa foto! Seja sutil e indique que vocês podem fazer melhor, isso cria uma corrente positiva dentro do ensaio e melhora muito a experiência de quem está sendo fotografado,

Crie uma experiência sinestésica para o casal mantendo um bom relacionamento

experiência sinestésica começa quando você precisa fotografar um ensaio e encontra os noivos tensos, preocupados, com mil providências a tomar — afinal, é lua de mel, festa, viagem, grana para montar apartamento… tudo ao mesmo tempo. Pensando bem, esse não parece mesmo o melhor momento do mundo para fazer um ensaio fotográfico! É aqui, porém, que entra a sinestesia.

A história do limão que vira limonada é a grande sacada para criar uma experiência bacana para o casal. Eles precisam se lembrar dessa tarde que passaram fotografando com você, de uma forma carinhosa. Depois que alguns anos passarem, eles olharão para aquelas fotos que você produziu e dirão: “puxa, você lembra como esse momento foi legal? Como a gente riu, que lugar legal, como o dia estava lindo!”

É nessa hora que o fotógrafo deve se destacar, e não apenas no atendimento. É preciso deixar os noivos à vontade na sua presença. Então, use todo o seu poder de persuasão para fazer com que eles interajam, cheguem mais perto um do outro, demonstrem carinho. Você precisa instigar o casal a se relacionar, se olhar, se tocar — trazer a alma da fotografia para o trabalho!

Que tal dar uma complementada nesse tópico com um vídeo? Dá uma olhadela nesse material, ele vai complementar muito bem o conteúdo.

Ajude na locação do cenário ideal e do figurino

A direção impecável de um ensaio também pede uma atenção especial para o cenário e o figurino correto. Por isso, converse com os clientes com antecedência para entender o que combina com eles e os deixa mais à vontade.

O ideal é que a escolha do local seja feita pelo próprio casal. Assim, é provável que o ambiente tenha algum significado especial e traduza a personalidade dos dois. É bom lembrar, no entanto, que é sua a responsabilidade de produzir ou encontrar o ambiente mais adequado para os noivos; afinal, o profissional nessa história é você.

O mesmo é válido para o figurino. Coloque-se à disposição deles para ajudar essa escolha do que usar, procurando manter o casal em sintonia de estilos com conforto e naturalidade.

Separei para você um e-book com muuuuuito mais material sobre a preparação de ensaios fotográficos de casais, ai agora no link aí abaixo e surpreenda-se com o material: http://materiais.fotologia.net/extra87

Por fim, para que um ensaio fotográfico de casamento seja inesquecível, é preciso ficar de olho nos detalhes. Organização e planejamento são essenciais para registrar uma conexão genuína entre o casal e entregar o melhor para ser lembrado a vida toda. Lembre-se disso!

Então, gostou do post? Com estas dicas, espero ter ajudado você a entender como preparar um ensaio fotográfico encantador nesse momento tão especial que é um casamento. Agora, aproveite para compartilhar este conteúdo com os seus amigos nas redes sociais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao Topo