Blog Indimagem

Conteúdo valioso para fotógrafos profissionais

Como fotografar peças de roupa? Aprenda aqui!

Como fotografar peças de roupa? Aprenda aqui!

Dá para comprar de tudo na internet, né? Em um passado não muito distante, tinha gente que achava que “esse papo de comprar roupa online” não ia para frente. E não só foi, como é um tremendo sucesso! A categoria de moda e acessórios foi uma das que mais vendeu no comércio eletrônico nos últimos anos. Olha a oportunidade aí, fotógrafo! Então, que tal aprender como fotografar peças de roupa?

Depois de um período da mais pura crise econômica, o Brasil dá pistas de que se prepara para deitar, novamente, em berço esplêndido. Pois é, a economia está aquecendo e as empresas começaram a se preparar para vender mais — inclusive as do segmento de moda. Sendo assim, é bom ficar de olho nesse nicho da fotografia como oportunidade de negócio.

Continue a leitura e veja dicas de como fotografar peças de roupa.

Use um manequim

Esse acessório é fundamental para quem vai fotografar peças de roupa. Lembre-se de que alguém vai ser a foto no catálogo ou na loja online e que a roupa precisa ter um formato mais próximo do corpo humano — permitindo que a pessoa se imagine vestindo a peça. O manequim pode ser de corpo inteiro, somente busto ou pernas.

Depois de produzidas, as fotos precisam passar por uma edição. Nesse momento, você pode retirar o manequim para deixar a peça somente com o formato dele.

Chame um(a) modelo

Muita gente compra roupa depois de ver as peças sendo vestidas por alguém. É uma questão de identificação, sabe? Isso é muito importante no comércio eletrônico, onde a gente não tem como pegar no tecido, sentir a textura e testar o caimento. Quando um modelo veste a roupa para a foto, isso torna a imagem mais humana.

Também tem outra vantagem. Em vez de você se preocupar em vestir a peça no manequim, o(a) modelo faz isso com mais rapidez e tranquilidade.

Tenha cuidado com as poses

Quando estiver fotografando peças de roupa com modelos, tome um cuidado extra com as poses. Existem dois extremos que precisam ser evitados: poses sem graça ou mirabolantes demais. Lembre-se de que você está vendendo um produto, que é a roupa. Logo, ela tem que estar em destaque.

As poses devem favorecer o caimento da roupa. Se a peça tiver franjas, por exemplo, você pode capturar o movimento delas na foto.

Não esqueça o fundo infinito

Se as fotos que você estiver fazendo não forem um editorial de moda ambientado fora do estúdio, essa dica é imprescindível: não esqueça o fundo infinito. Depois que as imagens estiverem prontas, você vai precisar tratar cada uma delas para corrigir cores, texturas e, às vezes, até a pele do(a) modelo.

Esse tipo de fundo também ajuda caso você precise recortar a roupa da foto.

O fundo infinito é o mais usado no comércio eletrônico, pois dá o destaque para o produto que está sendo vendido — nesse caso, as peças de roupa.

Capriche na iluminação

Dê bastante atenção à iluminação, pois ela também vai facilitar o seu trabalho de edição. Uma luz ruim pode distorcer cores, texturas e descaracterizar o produto. Se as peças tiverem detalhes que refletem, por exemplo, isso pode prejudicar o resultado do trabalho caso você não consiga controlar o efeito.

Antes da sessão de fotos, revise todo o seu equipamento e verifique se as baterias do flash estão carregadas para que não apareça nenhum imprevisto.

Pense com a cabeça do cliente

Essa dica é de ouro, viu? Quando você for fotografar peças de roupa, pense com a cabeça do cliente. Se a marca é conhecida pelo estilo e descontração, imprima isso nas fotos que for tirar. Selecione modelos que se parecem com o público-alvo do cliente para alcançar uma qualidade ímpar nas imagens.

Agora que você sabe como fotografar peças de roupa, aproveite para pensar nisso como uma boa oportunidade de negócio. Enquanto isso, siga a gente nas redes sociais e confira outros conteúdos para otimizar o seu trabalho como fotógrafo: Facebook e Instagram.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao Topo