Ensaio fotográfico de grávidas: descubra como captar clientes

Tempo de leitura: 3 minutos

Normalmente, o ensaio fotográfico de grávidas é feito por volta do sétimo a oitavo mês da gestação, quando a futura mamãe já está com a barriga bastante evidente. Sem dúvida, esse é um dos ensaios mais gratificantes para os fotógrafos, por ser o registro desse laço de amor que começa entre mãe e bebê mesmo antes de eles se conhecerem!

Se você curte e quer entrar nesse mercado de fotografia de gestantes, confira as 4 dicas que eu separei a seguir e descubra como captar clientes desse nicho!

Saiba quem é o seu público ideal

Mães podem ser “todas iguais” em alguns aspectos, mas quando falamos de marketing e captação de clientes, isso vai por água abaixo. O público que você quer atender vai variar muito de acordo com suas características: idade, onde mora, classe social etc. E é você quem deve definir esses parâmetros, escolhendo o público que vai querer atender. Por isso, antes de qualquer coisa, saiba quem são essas mães que VOCÊ quer como clientes.

Saiba do que elas gostam, o que elas fazem, que lugares frequentam, quais são seus hobbies. Assim, você conseguirá se posicionar e se comunicar muito melhor com as mulheres certas, atraindo o seu interesse e ganhando a sua confiança com mais facilidade!

Monte um portfólio caprichado de ensaio fotográfico de grávidas

Quando falo em montar um portfólio caprichado, isso não significa simplesmente escolher as fotos que você acha que são os seus melhores clicks. Montar um portfólio é como montar um álbum impresso. Ele precisa ser bem amarrado, tendo coerência entre as peças, e mostrar fotos que não são só interessantes para você, mas também para as suas clientes.

Para isso, planeje antes: o tipo de fotos que você quer fazer (por exemplo: estúdio ou externa), o tipo de direção fotográfica que vai oferecer (mais posada ou espontânea), os figurinos, o cenário, etc. Tudo isso vai definir o seu estilo nesse segmento da fotografia e, consequentemente, atrair a atenção de mulheres que compartilham um gosto pela mesma estética.

Esteja presente nas redes sociais

Se você manda super bem nas fotos, tem um portfólio lindo e bem estruturado, mas não está presente e ativo (fazendo anúncios pagos) nas redes sociais… Pode esquecer! Você provavelmente não vai conseguir captar clientes no volume necessário. Hoje, o mundo inteiro está nas mídias, e você precisa estar também.

Tenha um perfil no Instagram e uma página no Facebook, pelo menos. Além disso, use-os diariamente! Pega muito mal quando uma possível cliente entra no seu Instagram e vê que a última foto foi postada há 40 dias — passa uma sensação de que a conta está abandonada. Assim, ela desiste imediatamente de entrar em contato com você, pois perde a confiança.

Aposte também em estratégias estruturadas de marketing digital, criando e pagando anúncios, pois se você quiser depender apenas do alcance orgânico das suas publicações, pode acabar sozinho, sem atingir ninguém relevante nas redes.

Faça parcerias com outros fornecedores

Nem só de internet vive a divulgação dos profissionais da fotografia. As parcerias também são muito importantes, principalmente para quem ainda está começando a construir uma carteira de clientes.

Você pode buscar parcerias com lojas de móveis e decoração para quarto de bebês, de roupas de maternidade e até com médicos e doulas. O importante é ir aonde as suas possíveis clientes estão! Na hora de propor essas parcerias, apresente-as já estruturadas ao seu futuro parceiro comercial e lembre-se de que ela deve ser vantajosa para ambos.

Estude também as fases da gestação para entender a fundo esse momento da vida da mulher. Assim, você poderá conversar e se conectar com suas possíveis clientes para ensaio fotográfico de grávidas com muito mais êxito e naturalidade!

E aí, gostou destas dicas? Agora, só falta tirar as suas ideias no papel, colocá-las em prática e curtir a nossa página do Facebook para não perder nenhum post como esse!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *