4 aplicativos para aumentar a produtividade dos fotógrafos

Tempo de leitura: 3 minutos

Já se sentiu perdendo tempo, como se cada dia terminasse e você sempre achasse que dava para ter desperdiçado menos horas em tarefas inúteis e focado nas que dão resultados? Se você se sente assim, não precisa se desesperar, pois esse sentimento não é exclusivo. Mas também não precisa ser permanente.

Conheça agora algumas ferramentas que podem te ajudar a aumentar a produtividade.

1. Send Anywhere

Algo muito rotineiro no mundo da fotografia é ter que transferir grandes arquivos. Quem é fotógrafo sabe o tamanho de uma foto em raw, não é mesmo? Imagine 500 fotos então! É uma quantidade de dados muito grande que, se não for trocada fisicamente, ou seja, pela entrega de um pen drive ou algo do gênero, pode ser bem complicado para transferir.

Este aplicativo resolve esse problema. Por meio do Send Anywhere é possível enviar arquivos de qualquer tamanho de uma maneira muito simples. Outra vantagem desse app é que ele se comunica muito bem com outros apps.

Assim, você pode, por exemplo, adicioná-lo com uma extensão no seu Gmail e enviar arquivos grandes pelo e-mail, sem precisar ficar naquele entra e sai de aplicativo.

2. Trello

Trello é um aplicativo de gerenciamento de projetos muito útil e simples de usar. Para nós fotógrafos, que costumamos estar envolvidos em vários projetos ao mesmo tempo, ele é uma ferramenta muito útil. Isso porque, por meio dele, você pode montar um quadro específico para cada projeto e ir acompanhando o seu andamento.

Quando é o dia do próximo evento? Qual o limite de entrega das fotos do último casamento que você fotografou? Em que estágio você se encontra na edição das fotos daquele pré-wedding? Por meio do Trello, será possível ter todas essas informações de maneira objetiva.

3. Quickbooks

Trabalhar com fotografia é muito bom. É como se a gente vivesse o nosso sonho a cada dia. Porém, o trabalho do fotógrafo autônomo não se resume somente a fazer os ensaios, editá-los e receber todos os elogios do cliente. Quem me dera! Existe também a parte burocrática de gerenciar as suas finanças.

Se você, assim como eu, não é lá tão bom nessa área, precisa conhecer o Quickbooks, um aplicativo de gestão financeira que pode lhe ajudar muito.

4. Ferramentas Google

O Google já é conhecido por oferecer diversas soluções para as pessoas. Confira abaixo quais são as minhas preferidas:

Drive

Google Drive é uma ferramenta excelente e que pode ser um grande aliado do fotógrafo. Ele te oferece bons editores de texto, apresentação e planilhas, todos gratuitos e sincronizados automaticamente com a nuvem. Assim, você não precisa mais pagar nenhum outro pacote de programas e ainda tem todos os seus documentos sempre à mão quando precisar.

Gmail

Gmail já é um grande conhecido de todos e utilizado pela maioria das pessoas. Porém, seu uso é normalmente voltado apenas para fins pessoais. O que muita gente não sabe é que é possível usar a plataforma Gmail como e-mail profissional, até mesmo substituindo o “gmail.com” pelo nome da sua empresa. Contudo, essa utilização é apenas para a versão paga.

Mas, se não quiser gastar esse dinheiro e gosta da interface do Gmail, você pode configurar para receber os seus e-mails da sua conta profissional direto no Gmail e responder as mensagens por lá. Assim, você agrega tudo em um lugar só.

Agenda

Falando em agregar as coisas, se você for utilizar as demais ferramentas do Google, vale muito a pena usar também a Agenda. Assim, tudo já fica sincronizado automaticamente. Recebeu um convite de reunião no seu Gmail? O Google Agenda já marca para você no calendário.

Por meio desse aplicativo é possível acomodar todos os seus compromissos em um só lugar, criando eventos de diferentes cores para poder se organizar e lembretes para nunca esquecer nada.

Curtiu as dicas de aplicativos que te ajudarão a aumentar a produtividade? Então, que tal aprender também sobre o que é Podcast? Essa mídia inovadora pode elevar o seu nível de conhecimento e lhe fazer mais produtivo nos tempos mortos.

1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *