Aprenda já como fotografar crianças em constante movimento!

Tempo de leitura: 3 minutos

Crianças são sempre muito alegres, e adoram brincar e correr. Mas, na hora de captar esses momentos, não é qualquer um que o consegue. Afinal, como fotografar crianças sendo elas assim, tão serelepes? E ainda há a possibilidade de os pequenos se assustarem com a câmera, ou de não gostarem muito de sorrir para desconhecidos…

Por tudo isso, para ser fotógrafo infantil é essencial gostar de crianças, além de gostar de desafios e ter paixão pelo que faz. Lembre-se: é nos detalhes que vão sair as melhores imagens!

Se você conseguir conquistar a confiança dos pequenos, saiba que terá momentos únicos, que não podem ser desperdiçados. Então, quer saber como? Continue a leitura e aprenda a fotografar crianças em movimento!

Como fotografar crianças em movimento

Estabeleça uma relação de confiança com a criança

Como fotografar crianças é sempre imprevisível, a primeira coisa a fazer é conquistar a sua confiança. Ao chegar em sua festa de aniversário, por exemplo, peça ao pequeno que mostre a você tudo sobre a festa. Assim, ele vai perceber o seu interesse em fazer parte daquele universo.

Depois disso, você pode explicar a ele o que vai fazer e pedir para que ele haja naturalmente. Criar brincadeiras com os amigos também pode lhe ajudar a conseguir poses mais espontâneas do evento.

Esteja sempre atento

Ao fotografar uma criança, é importante fazer antes algumas observações de como ela se comporta, para entender melhor os seus movimentos. Afinal, na hora de clicá-la, você vai precisar saber para que lado apontar a câmera antes mesmo de ela se mover! Pescar momentos únicos vai depender dessa sua habilidade, por isso, seja rápido e fique sempre alerta.

Além disso, tente ficar no mesmo ângulo que os pequenos. Pode ser cansativo ficar se abaixando e levantando toda hora para acompanhar o ritmo deles, mas você vai precisar ficar na mesma altura que eles para congelar os melhores momentos.

Ajuste a sua câmera

Para fotografar crianças em movimento, alguns ajustes devem ser prioridade na sua câmera. A velocidade do obturador é o primeiro ponto a que um bom fotógrafo precisa ficar atento: o ideal é usar, no mínimo, 1/250. Menos que isso, a imagem ficará borrada. No geral, faça testes e veja qual velocidade fica melhor em cada momento.

Além disso, contar com a ajuda do disparador contínuo vai lhe proporcionar fazer sequências, para escolher a melhor foto em pouco tempo. Usar o foco automático é outra dica que facilita o seu trabalho. Assim, você pode apenas acompanhar a garotada enquanto ele se ajusta sozinho, e você corre menos risco de perder aquele sorriso ou pose inusitada.

Escolha a lente mais adequada

Sabemos que cada lente tem a sua função, então, é fundamental que você entenda qual delas usar em cada cenário. Grosso modo, quanto maior for a objetiva, menor é a área a ser capturada. Além disso, as lentes podem ser fixas ou não, variando de 50 mm a 400 mm. As maiores geralmente são usadas em esportes — muito vistas em estádios de futebol, onde o fotógrafo precisa focar apenas no jogador e na bola, sem a necessidade de mais objetos à sua volta.

Para fotografar eventos, você pode usar uma 50 mm nas imagens da criança, ou uma até 70 mm para focar bem na decoração e em outros detalhes. Aqui também vale a dica do bom senso: teste as opções e veja qual funciona melhor em cada caso.

Enfim, a sensibilidade precisa estar nos olhos do fotógrafo, ainda mais quando o assunto é como fotografar crianças. Portanto, analise bem o local, faça amizade com a criança e deixe tudo pronto para a hora dos melhores cliques!

Nossas dicas ajudaram você a ficar mais seguro na fotografia? Agora, aproveite para compartilhá-las nas suas redes sociais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *