Curso de fotografia online, o que você precisa saber antes de adquirir?

Tempo de leitura: 3 minutos

Os avanços tecnológicos das últimas décadas revolucionaram a comunicação e a maneira como as pessoas se relacionam. Hoje, o conhecimento é muito mais difundido e de fácil acesso: basta procurá-lo — e isso é incrível! Essa infinitude, porém, também pode trazer dúvidas.

Você sabe o que deve considerar ao escolher um curso de fotografia online? Se essa é sua dúvida, este post é para você! A seguir, falamos sobre as vantagens dos cursos online e o que avaliar quando for escolher. Vamos lá!

Quais são as vantagens do curso de fotografia online

Flexibilidade de local

A primeira vantagem do curso online é que ele pode ser feito em casa, no horário em que o aluno quiser. Isso é importante para quem tem pouco tempo livre. Outra vantagem, consequência da primeira, é que não se gasta com transporte, alimentação e hospedagem, nem se perde tempo com o traslado.

Possibilidade de seguir no próprio ritmo

Em um curso presencial, quem dita o ritmo da aula e das práticas é o professor. Na modalidade online, por sua vez, é possível assistir às aulas quantas vezes quiser e no próprio ritmo. Além disso, tem-se a internet à mão para sanar as dúvidas que aparecerem, sem prejudicar o andamento da aula nem perder conteúdo. Quando precisar, é só pausar a apresentação e ir ao Google complementar o aprendizado.

O que considerar ao escolher o curso de fotografia online

Qualidade

Pesquise bastante sobre o curso que pretende fazer. Observe se ele teve muitos alunos, se os estudantes o recomendam, quem são os professores (e se são especialistas renomados). Veja, ainda, se o curso tem alguma certificação de qualidade. Além disso, procure saber se ele tem garantia. Os melhores cursos oferecem um período de reembolso como forma de assegurar a qualidade.

Ementa

Busque um curso completo, que aborde os fundamentos (configurações da câmera e teoria imagética), passe pela pré e pela pós-produção e chegue à administração do negócio, com aspectos como o relacionamento com o cliente e marketing. Para seguir essa carreira, a qualificação em negócios é tão importante quanto a em fotografia.

Suporte

Veja se o curso e os professores oferecem assistência aos alunos, como a possibilidade de trocarem mensagens sobre dúvidas, por exemplo. Às vezes, só o Google não basta e, por isso, é essencial ter o apoio dos instrutores.

Networking

Uma desvantagem de fazer curso online pode ser o fato de não poder trocar experiências ou fazer networking. Se ele permite que os estudantes se relacionem uns com os outros, essa desvantagem desaparece.

Preço e valor

Tenha cuidado ao avaliar os preços. É claro que um curso pode ser bom e barato, mas tenha em mente que um investimento mais alto pode trazer mais retorno e valor para o aluno. Às vezes, entretanto, o barato sai caro. Pode-se, por exemplo, perder tempo e dinheiro em um curso que não acrescenta nada.

Como saber se você está pronto para estudar online

Faça uma autoanálise e avalie se você está disposto a assumir esse compromisso. Se comprar um curso de fotografia online esperando que ele faça milagres pela sua carreira, sem que haja qualquer esforço, esqueça: se não estiver disposto a montar um horário de estudos e a colocar em prática o conhecimento adquirido, não terá resultados.

Um bom curso faz parte dos investimentos iniciais da carreira de fotógrafo. Afinal, fotografar não é só apontar a câmera para uma cena e clicar. Existe uma ciência por trás da arte e da carreira de fotógrafo. Escolha um curso dê importância a isso!

E aí, gostou das dicas para escolher um curso de fotografia online? Então assine nossa newsletter e receba mais conteúdos como este diretamente no seu e-mail!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *